A cerca de 30 km da capital São Paulo, na Região Metropolitana, o Centro Histórico de Embu das Artes é um convite para mergulhar em uma mistura de história, fé e criatividade. Fundada pelos jesuítas, a cidade cresceu em torno de igrejas e casarões coloniais que hoje convivem com galerias, restaurantes, feiras e ateliês.
Por entre ruas de paralelepípedo e praças sombreadas, essa estância turística é um dos destinos culturais de São Paulo que atrai por arte, gastronomia e um clima acolhedor para moradores e visitantes.
Navegue pelo conteúdo abaixo e conheça mais sobre o Centro Histórico de Embu das Artes:
- História da Região Central de Embu das Artes
- 18 lugares para conhecer o Centro Histórico de Embu das Artes
- Feiras, praças e ruas
- 1. Feira de Artesanato e Feira do Verde
- 2. Praça das Artes
- 3. Viela das Lavadeiras
- 4. Largo dos Jesuítas
- 5. Largo 21 de Abril
- Arquitetura e cultura
- 6. Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ)
- 7. Capela de São Lázaro
- 8. Paróquia Nossa Senhora do Rosário
- 9. Centro Cultural Mestre Assis
- 10. Casa do Artesão
- Galerias de arte
- 11. Galeria Fênix
- 12. Galeria Célio Cota
- 13. Galeria Madona de Cedro
- 14. Loja Yanomami
- Onde comer no Centro Histórico de Embu das Artes
- 15. Praça de Alimentação
- 16. Restaurante O Garimpo
- 17. Mamute Restaurante
- 18. Divinno Chopperia
- More perto de lugares históricos e culturais de Embu das Artes com o QuintoAndar
História da Região Central de Embu das Artes
Reconhecido por sua fusão entre história, cultura e artesanato, o Centro Histórico de Embu das Artes é um dos destinos mais tradicionais da sub-região sudoeste da Grande São Paulo. Como um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo estado, a cidade tem suas origens no século XVII, fundada como um aldeamento jesuíta por padres, junto a figuras como o bandeirante Fernão Dias Pais.
Esse legado é preservado até hoje em marcos arquitetônicos, entre casarões coloniais e ruas de paralelepípedo que compõem o cenário.
A partir dos anos de 1960, Embu se transformou em um polo criativo, atraindo uma nova geração de artistas plásticos e artesãos – muitos deles influenciados por movimentos como a Semana de Arte Moderna de 1922.
Nomes como Cássio M’Boy e Mestre Assis foram pioneiros na consolidação do local como um centro de arte, tendo este idealizado a famosa Feira de Artes e Artesanato.
Por isso, andar pelo Centro Histórico liga séculos de história à uma produção artística contemporânea, com restaurantes, ateliês, galerias e lojas de artesanato proporcionando uma experiência única.
18 lugares para conhecer o Centro Histórico de Embu das Artes
A seguir, exploramos juntos 18 atrativos dessa região, conhecendo um pouco mais sobre eles e como movimentam a cidade no dia a dia:
Feiras, praças e ruas
1. Feira de Artesanato e Feira do Verde
Criada em 1969, a tradicional Feira de Arte e Artesanato de Embu das Artes transforma os finais de semana e feriados em uma celebração da cultura popular brasileira.
Realizada no Largo 21 de Abril e nas ruas históricas ao redor, como a Rua Nossa Senhora do Rosário e a Travessa Marechal Isidoro Lopes, a feira se espalha como um grande mercado a céu aberto, reunindo mais de 800 expositores.
Entre esculturas, pinturas, móveis rústicos, bijuterias e peças em madeira, o visitante encontra também comidas típicas, música ao vivo e aquele clima acolhedor que só Embu sabe oferecer. Mas a experiência não para por aí!
Simultaneamente, na Rua Siqueira Campos, acontece a Feira do Verde, dedicada às plantas ornamentais, mudas, ervas e flores. Juntas, ambas as feiras criam um circuito próprio.
- Endereço: Largo 21 de Abril – Centro
- Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriados, das 10h às 16h
2. Praça das Artes
A Praça das Artes é um dos pontos de encontro de Embu, cercada por ateliês, cafés e lojas. Reunindo moradores e visitantes, ela funciona como extensão da famosa feira da cidade e é palco para eventos culturais que acontecem ao longo do ano.
Caminhar por ali é se deparar com performances espontâneas e artesãos mostrando seu processo de criação, um retrato da vocação artística da cidade.
- Endereço: R. da Matriz, 16A – Centro
Confira a localização exata no mapa abaixo:
3. Viela das Lavadeiras
Antigo caminho usado por lavadeiras, a viela histórica é um espaço cheio de vida que hoje abriga uma série de comércios interessantes da cidade.
Entre paredes cobertas de grafite, antiquários e lojas de design, há também opções gastronômicas que atraem quem busca comida boa em um ambiente intimista.
- Endereço: R. Siqueira Campos, 2-122 – Centro
Confira a localização exata no mapa abaixo:
4. Largo dos Jesuítas
Considerado o epicentro do Centro Histórico, o Largo dos Jesuítas reúne alguns dos casarões mais antigos da cidade, entre eles, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas – que falaremos mais adiante.
É um lugar que combina beleza arquitetônica e espiritualidade, sendo o ponto de partida perfeito para explorar as demais atrações em seus arredores.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
5. Largo 21 de Abril
O Largo 21 de Abril é outra área central do roteiro de Embu das Artes, famoso por sua atmosfera festiva, concentrando diversas barracas da feira. Aos sábados e domingos, o largo fica repleto de cores, aromas e sons, oferecendo desde artesanato até pratos regionais e opções de lanches rápidos.
Para muitos, é nele que se sente de forma mais intensa o clima boêmio da cidade.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
Arquitetura e cultura
6. Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ)
Instalado no antigo convento jesuíta, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ) guarda um acervo precioso de imagens sacras, oratórios e peças coloniais dos séculos XVII a XIX.
Ele é uma das joias históricas da cidade que integra o complexo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), junto a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Residência Anexa dos Jesuítas.
- Endereço: Largo dos Jesuítas, 67 – Centro
- Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h (fechado das 12h às 13h).
- Telefone: (11) 4704-2654
- Ingressos: R$20 (inteira) e R$10 (meia), com gratuidade para crianças até 7 anos.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
7. Capela de São Lázaro
Pequena e charmosa, a Capela de São Lázaro é dedicada ao santo protetor dos doentes.
Construída em 1934, ela abriga uma histórica imagem esculpida em madeira por Cássio M’Boy, artista que marca a história da cidade.
Para visitá-la, é recomendado ir à Secretaria de Turismo, no número 139 do Largo 21 de Abril, das 8h30 às 17h30, durante a semana, e das 9h às 18h, aos sábados e domingos.
- Endereço: R. da Matriz, 111 – Centro
- Horário de funcionamento: Missa – Domingo, às 18h.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
8. Paróquia Nossa Senhora do Rosário
Construída em 1624, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário é uma das mais antigas da região.
Ela teve sua construção renovada ao longo dos anos, chegando a receber um imponente altar-mor que reaproveita partes de seus retábulos antigos.
- Endereço: R. da Matriz, 11 – Centro
- Horário de funcionamento: Missas – Domingo, 8h, 12h e 18h. Segunda, 19h30. Quarta, 15h. Adoração ao Santíssimo Sacramento – Quartas, das 13h às 16h, e 1ª segunda do mês às 19h30.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
9. Centro Cultural Mestre Assis
Ocupando a antiga sede da prefeitura, inaugurada em 1970, o Centro Cultural Mestre de Assis Abreu é um espaço de criatividade em Embu das Artes, batizado em homenagem ao célebre artista local.
Tendo sido reinaugurado em Junho de 2025, o centro cultural conta com auditório com capacidade para 150 pessoas e três salas para exposições de artes plásticas.
Agora, após diversas melhorias, ele mantém sua programação diversificada incluindo exposições sazonais, oficinas interativas e apresentações artísticas.
- Endereço: Largo 21 de Abril, 29 – Centro
- Horário de funcionamento: Diariamente, das 8h às 17h
- Telefone: (11) 4781-4462
- Ingressos: Podem variar de acordo com a programação
Confira a localização exata no mapa abaixo:
10. Casa do Artesão
Ocupando uma área construída de 150 m² no Centro Histórico, a Casa do Artesão é vitrine da diversidade criativa de Embu das Artes.
Organizada em prateleiras que revelam o talento local, a loja reúne peças feitas em papel jornal, mosaico, cerâmica, madeira, tecido e vidro — incluindo brinquedos artesanais, móveis em bambu, bijuterias em macramê e colchas de retalho.
Além da possibilidade de adquirir diversos itens, o espaço oferece o reaproveitamento de materiais e a arte popular, conectando visitantes, artistas e suas histórias.
- Endereço: R. Siqueira Campos, 100 – Centro
- Horário de funcionamento: Quarta a sexta, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 9 às 18h.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
Galerias de arte
11. Galeria Fênix
A Galeria Fênix reúne, há 40 anos, artistas locais e nacionais em um acervo que vai do abstrato ao impressionismo. Localizada na praça principal de Embu das Artes, é uma das paradas obrigatórias para quem está em busca de obras originais e contato direto com criadores.
- Endereço: Tv. Mal. Isidóro Lopes, 24 – Centro
- Horário de funcionamento: Sábado, domingo e feriados, das 10h30 às 17h30. Durante a semana, apenas horários agendados.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
12. Galeria Célio Cota
A Galeria Célio Cota mantém viva a tradição da arte sacra e popular no Centro Histórico de Embu das Artes. Reunindo uma variedade de obras, o espaço aconchegante proporciona uma experiência a mais para quem deseja apreciar as artes da cidade.
- Endereço: R. Boa Vista, 30 – Centro
- Horário de funcionamento: Sábado e domingo, das 10h às 18h, com horários agendados durante a semana.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
13. Galeria Madona de Cedro
Especializada em arte sacra barroca, a Galeria Madona de Cedro apresenta oratórios, presépios e telas, além de esculturas em madeira de cedro produzidas no próprio ateliê e assinadas por Luiz Paulino Cunha.
O espaço conecta a tradição à criação local, reforçando a referência cultural de Embu das Artes. Por lá, também são aceitas encomendas personalizadas.
- Endereço: Rua Belo Horizonte, 14 – Centro
Confira a localização exata no mapa abaixo:
14. Loja Yanomami
Dedicada exclusivamente ao artesanato indígena e brasileiro, a loja Yanomami pode ser considerada uma galeria, embora não seja oficialmente uma.
Nela, você encontra cestarias, instrumentos musicais e uma infinidade de peças em madeira que fazem parte da diversa produção artística dos povos originários.
- Endereço: R. Nossa Sra. do Rosário, 13 – Centro
- Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 17h30. Sábado e domingo, das 9h às 18h.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
Onde comer no Centro Histórico de Embu das Artes
Que tal uma pausa no passeio pelo Centro Histórico para apreciar uma boa refeição?
Entre cafés, pratos específicos e aqueles doces que tornam o trajeto mais descontraído, a região abriga uma boa diversidade de opções gastronômicas. Veja só:
15. Praça de Alimentação
A Praça de Alimentação é o ponto de encontro gastronômico da Feira de Embu das Artes, reunindo sabores típicos em um espaço todo estruturado.
Com quiosques de alvenaria, você encontra opções de lanches, doces, pratos regionais e bebidas, além de contar com mesas, atrativos para os pequenos, palco para eventos e sanitários.
É uma parada ideal para quem deseja saborear a cultura embuense entre uma descoberta artística e outra.
- Endereço: Av. Elias Yazbek, 2087 – Centro
- Horário de funcionamento: Segunda a sábado, das 10h30 às 17h30. Domingo, das 10h30 às 16h30.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
16. Restaurante O Garimpo
Um dos mais tradicionais de Embu das Artes, o Garimpo combina gastronomia brasileira e alemã em pratos como eisbein, chucrute, moqueca baiana e feijoada.
O espaço é pet friendly e abriga restaurante, deck, varanda, salão, espaço kids e bar com shows de rock semanais, tornando a experiência completa em meio a jardins e atmosfera artística.
A visita vale a pena para quem busca sabor e cultura em um só lugar.
- Endereço: R. da Matriz, 136 – Centro
- Horário de funcionamento: Segunda a quarta, das 11h30 às 16h. Quinta a sábado, das 11h30 às 23h. Domingo, das 11h30 às 18h.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
17. Mamute Restaurante
Localizado no Centro Histórico, o Mamute é destino certo para os amantes de frutos do mar e da boa comida brasileira.
O cardápio vai de pratos executivos bem servidos a receitas elaboradas como paella, baião de dois com carne de sol e feijoada, além de sobremesas saborosas.
Com ambiente casual e acolhedor, é ideal para um almoço tranquilo ou jantar com sabor marcante e qualidade.
- Endereço: Tv. Mal. Isidóro Lopes, 21 – Centro Histórico
- Horário de funcionamento: Segunda das 11h às 17h. Terça a quinta, das 11h às 22h. Sexta e sábado das 11h às 23h. Domingo, das 11h às 19h.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
18. Divinno Chopperia
Apelidada de “bar mais rock and roll da região”, a Divinno Chopperia é o ponto de encontro no Centro Histórico para quem busca música ao vivo, chopes gelados e pratos à la carte.
O ambiente animado, com bandas locais e porções generosas para compartilhar, garante noites agitadas e happy hours perfeitos para curtir com amigos em clima descontraído.
- Endereço: R. Joaquim Santana, 109 – Centro
- Horário de funcionamento: Sexta das 17h à 1h. Sábado das 12h às 2h. Domingo das 12h à 00h.
Confira a localização exata no mapa abaixo:
More perto de lugares históricos e culturais de Embu das Artes com o QuintoAndar
Já imaginou viver a poucos quilômetros de espaços históricos, feiras e galerias de arte? O Centro Histórico de Embu das Artes é uma rota cultural esperando para ser explorada. E com o QuintoAndar, você pode encontrar um novo lar para morar perto de todas essas atrações.
Nossa plataforma te ajuda a visualizar essa possibilidade, apresentando imóveis para compra e aluguel com localização privilegiada próxima à região. Você ainda pode usar nossos mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca e encontrar um novo imóvel de onde estiver, tudo de forma online!
Carregando comentários...