Estação Tamanduateí: como funciona um dos pontos de conexão entre São Paulo e o ABC

Integrada à Linha 2 – Verde do Metrô e à Linha 10 – Turquesa da CPTM, a estação é um dos pontos de mobilidade mais importantes de sua região

Por Redação - 28/04/2025 às 23:05
Atualizado: 29/04/2025 às 00:24
Foto que ilustra matéria sobre a Estação Tamanduateí mostra os trilhos da plataforma vazia em um dia ensolarado (Foto: Wikimedia Commons)

Localizada na Zona Sudeste de São Paulo, a Estação Tamanduateí é um ponto de mobilidade importante para milhares de pessoas diariamente, facilitando o acesso entre o Centro de São Paulo e cidades do ABC Paulista.

Além de sua relevância como um importante hub de transporte público, a estação também dá acesso a opções de comércio, serviços e lazer nas suas imediações, incluindo o Central Plaza Shopping Center.

A seguir, você confere conosco as informações essenciais sobre a Estação Tamanduateí, desde sua funcionalidade e integração entre os sistemas metroferroviários até sua localização estratégica e outras facilidades.

Localização e funcionamento da Estação Tamanduateí

A Estação Tamanduateí, que integra a Linha 2 – Verde do Metrô e a Linha 10 – Turquesa da CPTM, oferece acesso facilitado para pedestres e usuários de transporte público, situando-se no limite entre os distritos do Ipiranga e Vila Prudente, no bairro da Vila Independência, na Zona Leste de São Paulo.

Principais vias de acesso para pedestres:

  • Avenida Presidente Wilson
  • Rua Guamiranga

Para quem utiliza ônibus, a estação oferece integração com diversas linhas municipais e intermunicipais da EMTU que circulam pelas avenidas e ruas adjacentes. Além disso, sua localização permite o acesso a importantes vias, como a Avenida do Estado.

Acessos

  • Acesso 1: Avenida Presidente Wilson, 4.841
  • Acesso 2: Rua Guamiranga, 600

Horários

Assim como as estações do trem e do Metrô de São Paulo, atualmente, o horário de funcionamento das linhas 2 – Verde e 10 – Turquesa é das 4h40 à meia noite, todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados. 

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Bilhetes

Os passageiros podem escolher entre o bilhete avulso, adquirido nas estações, ou o Bilhete Único, um cartão recarregável que é aceito tanto no metrô quanto nos ônibus. 

Atualmente, a passagem custa R$ 5, com descontos para estudantes, R$ 2,50. Após pagar uma vez, é possível fazer transferências entre estações e linhas por até 3 horas sem custo adicional.

A integração entre o transporte municipal e o sobre trilhos é feita com o cartão Onpag, da Radial Transporte.

Desde 2020, também há a possibilidade de utilizar o Bilhete QR Code digital, com o mesmo valor da tarifa comum, mas com a praticidade de poder ser adquirido e utilizado direto pelo celular, aproximando o código do leitor nas catracas.

Você pode adquirir o Bilhete QR Code baixando o aplicativo TOP – Aplicativo de Mobilidade, disponível para download em Android e IOS.

Linha 2 – Verde

A Linha 2 – Verde liga as estações da Vila Madalena, na Zona Oeste, à Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo. 

Para fazer essa conexão, são percorridos quase 15 km em 14 paradas e em estações próximas à Tamanduateí  em que é possível migrar para outras linhas que interligam a cidade por trilhos:

Para visualizar melhor as estações e as integrações possíveis, confira o mapa da Linha 2 – Verde abaixo:

Linha 10 – Turquesa

A Linha 10 – Turquesa começa na Estação Brás, no centro de São Paulo, e vai até a Estação Rio Grande da Serra.

Por ela, é possível acessar a Linha 2 – Verde e a Linha 3 – Vermelha do metrô de São Paulo, além das Linhas 12 – Safira e 11 – Coral da CPTM, além de diversas opções de ônibus intermunicipais.

Para visualizar melhor as estações, integrações e os endereços das estações, confira o mapa da Linha 10 – Turquesa abaixo:

Integrações

Facilitando as integrações entre metrô e trem com linhas de ônibus municipais e intermunicipais, a Estação Tamanduateí conta com opções que circulam entre a capital e o ABC Paulista, como por exemplo:

  • 562TRO: São Caetano do Sul (Jardim São Caetano) – São Paulo (Metrô Tamanduateí)
  • 018TRO: Santo André (Príncipe de Gales) – São Paulo (Metrô Tamanduateí)
  • 047TRO: Santo André (Vl. Palmares) – São Paulo (Metrô Tamanduateí) via São Caetano do Sul (Centro)

O que encontrar perto da Estação Tamanduateí?

A região ao redor da Estação Tamanduateí é um importante pólo urbano da Zona Sudeste de São Paulo, reunindo um mix de comércio popular, shoppings, restaurantes e serviços essenciais.

Com fácil acesso à Avenida do Estado e à Avenida Dr. Francisco Mesquita, a área atrai tanto quem trabalha na região quanto quem busca mobilidade e praticidade no dia a dia.

A seguir, listamos alguns dos pontos e serviços que você encontra nos arredores da Estação Tamanduateí:

Central Plaza Shopping

O Central Plaza Shopping, localizado na Vila Prudente, foi inaugurado em 1999 e é um amplo centro comercial com uma grande variedade de lojas, serviços, opções de lazer como cinema e praça de alimentação, além de um hipermercado.

Com fácil acesso por importantes avenidas e diversas linhas de ônibus, o shopping está integrado à Estação Tamanduateí, facilitando a chegada de visitantes a cerca de 500 metros de distância.

Na região, o Central Plaza oferece diversas lojas, incluindo grandes marcas como Pernambucanas, Riachuelo, Lojas Americanas e salas de cinema Cinemark, além de serviços e comodidades como pet shop, bancos, coworking e Wi-Fi gratuito.

Outros pontos de interesse próximos à estação

  • Mercado do Velhinho
  • Padaria Max
  • Saraiva’s Hamburgueria
  • Restaurante Nisede
  • Shape Fit Academia
  • DMA – Receita Federal
  • Clínica Veterinária e Pet Shop Auriverde
  • Caminito Pizza Bar
  • Unidade de Saúde Joaquim Rosindo
  • Doce Morada
  • Sawafish Pescados
  • Campos Di Verona Pizzaria

Sobre a Estação Tamanduateí

Inaugurada em outubro de 1947 pela Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, a atual Estação Tamanduateí passou por transformações em sua nomenclatura e infraestrutura ao longo dos anos.

Inicialmente, a estação era conhecida como Parada Studebaker e, mais tarde, Parada Vemag, enquanto somente em 1964 adotou o nome definitivo em homenagem ao Rio Tamanduateí.

A estrutura modernizada que serve aos passageiros atualmente foi construída a cerca de cem metros da antiga estação, substituindo-a completamente em 2010.

Além da integração com o Metrô de SP (Linha 2 – Verde) e a CPTM (Linha 10 – Turquesa), a estação também oferece conexão com diversas linhas de ônibus municipais e intermunicipais da EMTU.

Sua localização estratégica, no limite entre os bairros Ipiranga e a Vila Prudente, a torna um ponto de conexão vital não só com o centro e o ABC, mas também com outras áreas da cidade.

More perto do trem em São Paulo e aproveite os principais pontos próximos

Gostou de ficar por dentro de tudo sobre a Estação Tamanduateí e conhecer mais sobre seus arredores? Então, que tal contar com a ajuda do QuintoAndar para encontrar seu lar na região e aproveitar o melhor que São Paulo tem a oferecer? 

Por meio do site ou app, você pesquisa a localização que preferir pelo mapa da cidade e confere as melhores opções de casas e apartamentos.
Além disso, a plataforma oferece mais de 70 filtros de busca para facilitar ainda mais a busca pelo lar dos seus sonhos, perto do metrô e de outras facilidades em São Paulo!

Este artigo foi útil?
  Média: 4


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu