O que fazer e como chegar no Mercado de São José Recife

Desde o tradicional pescado até artesanato podem ser encontrados no Mercado de São José em Recife

Por Redação - 10/01/2023 às 23:54
Atualizado: 13/02/2025 às 16:59
Foto que ilustra matéria sobre mercado de São José mostra o Mercado de São José

Uma imersão na cultura local, bem como consumir produtos regionais e estar de cara com uma preciosidade ímpar: conexão entre todos os elementos que representam a história de uma cidade. Se você está pensando em se mudar ou visitar uma nova cidade no Nordeste e está pesquisando sobre o que fazer em Recife, temos uma dica incrível: o Mercado de São José é uma ótima pedida. 

Além da Praça do Marco Zero, Paço do Frevo e museus, o Mercado de São José Recife também se tornou um polo de atração turística na cidade, além de um espaço que perpetua os costumes e tradições da região.

Então se você está pensando em se mudar para Recife, não deixe de conferir as opções de casas para alugar em Recife e apartamentos para alugar em Recife.

Acrescente na sua leitura: Museus em Recife: conheça os 10 museus famosos da capital

Navegue pelo conteúdo: 

Leia também: Melhores bairros de Recife: onde morar na Capital Pernambucana

História

O Mercado de São José é um mercado público do Recife, capital de Pernambuco. Inaugurado em 1875, é o mais antigo mercado público do Brasil e o primeiro edifício pré-fabricado em ferro no país. É um dos monumentos pernambucanos, reconhecido e tombado pelo Patrimônio Histórico. 

A construção levou mais de dois anos, extrapolando o prazo estipulado para o empreiteiro José Augusto de Araújo. O custo também foi onerado pelas modificações introduzidas por Vauthier, para adequar o empreendimento ao clima tropical. Localizado no bairro de São José, foi inspirado no mercado público de Grenelle, em Paris, tendo a mesma estrutura neoclássica dos mercados europeus do século XIX.

Estrutura do Mercado

O Mercado de São José ocupa uma área coberta de 3.541 metros quadrados com 48,88 m de frente e 75,44 m de fundo. O prédio é formado por dois pavilhões, com 377 compartimentos de diversos produtos; 27 pedras de peixe; 34 barracas internas – para vender comidas – e outras 70 espalhadas pela calçada do pátio. Atualmente, são 545 boxes no total.

Principais lojas e barracas

O principal item do Mercado de São José são os peixes. Semanalmente são vendidos cerca de 1,3 toneladas de peixe e 400 kg de crustáceos. Além disso, você encontra barracas que vendem comidas e o tradicional caldo de cana, artesanatos feitos de barro, corda e palha como bolsas, tapetes, panos, cordões, cestas etc. O Mercado de São José é um polo de atração turística da cidade do Recife e do estado de Pernambuco, também muito frequentado por quem mora na região. 

Como chegar o Mercado de São José

  • Endereço: Praça Dom Vital – Bairro de São José 
  • Funcionamento:Segunda à sábado: 06h às 18h Domingo: 6h às 12h
  • Telefone: 0800 281 0040

Leia também: Custo de vida em Recife: vale a pena morar na capital pernambucana?

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

Gostou de conhecer mais sobre o Mercado de São José em Recife? Então aproveite também para conhecer casas à venda e apartamentos à venda em Recife e encontre seu lar ideal na cidade.

Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu