Garantia locatícia: conheça as modalidades e como funcionam

Saber o que é garantia locatícia e quais os tipos mais comuns é fundamental na hora de alugar um imóvel – seja você locador ou locatário.

Por 437349 - 06/06/2024 às 18:54
Atualizado: 04/06/2025 às 18:51
Foto de uma mulher sentada, de frente para um notebook, com folhas de um contrato nas mãos.

Criada para assegurar que ninguém e nem o imóvel seja prejudicado durante a locação, a garantia locatícia é prevista pela Lei do Inquilinato

Mais do que um recurso utilizado por imobiliárias, é, principalmente, um ponto de segurança para quem aluga e para quem é dono de imóvel. Ou seja, é o que, muitas vezes, viabiliza a locação.

Conheça quais são as principais garantias de um contrato de locação e como escolher a melhor opção para você.

Confira o que você vai ler aqui:

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

O que é garantia locatícia?

Garantia locatícia é um acordo financeiro que serve para proteger o proprietário contra possível inadimplência durante o aluguel do seu imóvel. Existem diferentes tipos, sendo que todos apresentam prós e contras. No entanto, a finalidade é assegurar o pagamento mensal, mesmo se acontecer algum imprevisto com o locatário.

Isso é importante, porque o aluguel é uma fonte de renda para o proprietário. Portanto, é necessário assegurar que ele receba os valores mensais sem falha. No entanto, isso nem sempre acontece.

Ao mesmo tempo, essa também é uma proteção para o inquilino. Afinal, se ele não conseguir arcar com o aluguel em determinado mês, pode acionar esse recurso e ter o valor quitado sem se preocupar em ficar devendo ou ter seu CPF inscrito nos órgãos de proteção ao crédito.

Dependendo do formato da garantia locatícia, ela pode incluir apenas o risco de o inquilino não pagar o aluguel ou também pode conter a ameaça de danos ao imóvel por parte de quem o alugou.

Além disso, para o inquilino, a garantia locatícia assegura que não sofrerá grandes despesas ou até mesmo cobranças abusivas.

É possível alugar um imóvel sem garantia locatícia?

Sim, é possível alugar um imóvel sem garantia locatícia. Essa possibilidade é assegurada pelo artigo 42 da Lei do Inquilinato, desde que o vencimento do aluguel e dos encargos ocorra até o 6° dia do mês. No entanto, essa é uma medida que traz mais riscos e que exige uma análise de crédito aprofundada.

Mesmo não sendo recomendável, há quem opte por fazer um contrato de aluguel sem garantia locatícia. Seja porque as pessoas se conhecem e têm alguma relação de confiança, seja porque o proprietário não quer perder possíveis interessados. Há, ainda, casos em que o locatário é um órgão público ou grande empresa, ou seja, possui boa reputação no mercado.

Mesmo que a Lei do Inquilinato estabeleça pontos centrais para uma boa relação, não é recomendável contar apenas com ela por um bem tão precioso como é o seu imóvel.

Para quem é inquilino, ter um acordo de garantia locatícia protege em dois sentidos. O primeiro é evitar cobranças abusivas, uma vez que já está combinado o que será pago em caso de algum dano ou imprevisto. O segundo é no quesito confiança, afinal, locador e locatário estarão tranquilos de que tudo está garantido para ambas as partes.

Quais são as garantias de um contrato de locação?

Fiador

O fiador de aluguel é uma pessoa que se responsabiliza por possíveis não pagamentos dos valores locatícios. Ele pode ser uma pessoa física ou jurídica e assume qualquer despesa descrita em contrato relacionada ao imóvel, quando o inquilino deixar de honrar os compromissos.

Apesar do fiador ser uma das garantias locatícias mais comuns no mercado — 15% a nível de Brasil segundo o Censo de Moradia QuintoAndar —, em geral, é o tipo em que as pessoas têm a pior experiência. 

Isso porque são muitos os requisitos para que alguém possa ser fiador de aluguel. Por exemplo, ela precisa ter imóvel próprio quitado na mesma cidade. Além disso, há a exigência de diferentes documentos comprobatórios — e aqui entra até mesmo o imposto de renda de quem vai ser o fiador para você.

Outro fator que pesa muito é a responsabilidade legal do pagamento do aluguel. Afinal, se o inquilino não pagar, é o fiador que terá que arcar com a dívida. 

Alugar com fiador é uma boa opção para quem tem algum contato de confiança disposto a assumir esse compromisso, pois não precisa pagar nada. Ou seja, é uma garantia locatícia sem custo. Para quem é proprietário, também é uma boa alternativa, porque você continua contando com a segurança de que, caso ocorra algum imprevisto no pagamento ou dano no imóvel, será ressarcido legalmente por outra pessoa.

Recentemente, algumas empresas passaram a fazer o papel de fiador como prestação de serviço, reduzindo a burocracia envolvida e facilitando o acesso de mais pessoas a um novo lar. O QuintoAndar é uma delas, inclusive. Por conta da substituição, essa modalidade recebe o nome de aluguel sem fiador. Vale a pena conhecer.

Caução

A caução é, atualmente, a garantia locatícia mais utilizada no país, chegando a 57% entre as pessoas que pretendem alugar, segundo o Censo de Moradia QuintoAndar. Basicamente, ela é um valor pago pelo inquilino quando inicia o contrato e serve para solucionar eventuais dívidas ao final do contrato — como atrasos no aluguel ou danos ao imóvel. Se não houver nenhum débito em aberto, o valor é devolvido integralmente e corrigido.

Apesar de existir em diferentes modalidades, a mais conhecida é a de depósito em conta, quando o valor fica guardado em uma conta poupança. Nesse caso, a lei determina que o valor seja equivalente a 3 meses de aluguel.

Recentemente, outra modalidade de caução tem crescido, o título de capitalização. A finalidade é a mesma, mas, ao invés de o valor ficar guardado em uma conta poupança, ele fica nesse outro instrumento financeiro, frequentemente comercializado por seguradoras.

Outra diferença do título de capitalização é que o valor em si pode variar entre 3 e 9 vezes o aluguel, de acordo com perfil de crédito do inquilino. Para o proprietário, amplia a segurança financeira. Para o inquilino, aumenta a chance de ter o seu crédito aprovado. 

A caução é uma garantia locatícia que pode ser uma boa opção para quem tem uma reserva de dinheiro e não tem planos de gastá-la por agora, uma vez que o valor retorna para você só no final do contrato. Para quem é proprietário, a caução funciona como uma proteção contra inadimplência e danos. 

Seguro fiança

Neste tipo de garantia locatícia paga-se um valor mensal, que, em geral, é de 8% a 15% do aluguel. Ou seja, uma quantia muito menor do que a caução. A diferença principal é que, no seguro fiança, não há devolução do dinheiro ao final do contrato.

Dessa forma, o seguro fiança é a alternativa mais recomendável para quem não quer ou não pode gastar com a caução de uma vez, mas consegue pagar um pouco a mais no aluguel a cada mês. No caso de quem é dono de imóvel, a opção também é boa por poder acionar o seguro, caso haja algum dano ou inadimplência.

O seguro funciona por meio de uma apólice, que assegura a cobertura de indenização por inadimplência ou outros custos imprevistos pelo prazo máximo de 30 meses. Assim, se algum valor deixar de ser pago, o proprietário aciona a seguradora e o valor é quitado no prazo de 30 dias após a comprovação do débito em aberto.

A partir disso, o inquilino ainda deve pagar a dívida, mas negocia com a seguradora. Se isso não ocorrer, a justiça pode ser acionada e ser executada uma ação de despejo ou de cobrança.

O que é a Fiança Garantida do QuintoAndar?

A Fiança Garantida é uma garantia locatícia acessível e econômica oferecida pelo QuintoAndar, sem a necessidade de procurar um fiador de aluguel, o que permite que mais pessoas aluguem pela plataforma de moradia.

Sua renovação é anual e o pagamento pode ser feito por cartão de crédito, em até 12 vezes sem juros, ou à vista, via PIX ou boleto. A partir do 2º ano, a renovação do pagamento é feita automaticamente e o valor passa a ser cobrado direto no boleto de aluguel mensal.

Vantagens da Fiança Garantida:

  • Cabe no seu bolso: conte com uma garantia locatícia econômica e acessível, do jeito que você merece;
  • Flexibilidade para pagar: valor da garantia no 1º ano pode ser parcelado em até 12x sem juros no cartão de crédito ou pago à vista com PIX;
  • Não precisa procurar um fiador: não deixe a burocracia te atrapalhar! No QuintoAndar, você não precisa buscar nem convencer alguém para ser seu fiador.

Como funciona a Fiança Garantida?

A Fiança Garantida do QuintoAndar funciona como uma proteção para o proprietário. A partir do momento que o inquilino fica inadimplente, a imobiliária parceira que administra o contrato de locação aciona o recurso para garantir o pagamento do valor ao dono do imóvel.

Vale lembrar que é possível acionar o QuintoAndar Fiança em duas situações:

  • Se o inquilino não tiver pagado aluguel, condomínio ou IPTU;
  • O locatário rescindiu o contrato antes do prazo mínimo e não pagou a multa rescisória.

Além disso, o dono do imóvel ainda conta com a Proteção QuintoAndar, que oferece as seguintes vantagens:

  • O QuintoAndar assume o compromisso mensal do seu pagamento. Ou seja, você tem a certeza do aluguel garantido, com recebimento em dia, mesmo se o inquilino não pagar;
  • Compromisso com a integridade do seu imóvel. Proteção contra danos de até R$ 50 mil no total, na devolução, e de até R$ 2 mil para cada item;
  • Administração de eventual ação de despejo;
  • Seguro incêndio é pago pelo inquilino;
  • A Proteção QuintoAndar cobre a multa rescisória em caso de inadimplência do inquilino. Ou se ele solicitar a rescisão antecipada e não a pagar.

O QuintoAndar também oferece uma garantia locatícia para imóveis que são administrados pelo proprietário, eliminando, ainda assim, a necessidade de procurar por um fiador: a Fiança Simples

É uma solução que garante que o proprietário receba os valores de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo e multa rescisória, mesmo em casos de inadimplência do inquilino. O valor da Fiança Simples pode variar de acordo com o perfil de crédito do locatário e das características do imóvel.

Como contratar a Fiança Garantida?

Após o proprietário do imóvel aceitar a sua proposta de aluguel, a etapa seguinte é a avaliação de crédito, que pode ter três resultados:

  1. Avaliação positiva;
  2. Avaliação positiva para locação com Fiança Garantida;
  3. Avaliação de crédito negativa.

A oferta da Fiança Garantida é feita logo após a avaliação do perfil de crédito. Caso você escolha contratar, deve enviar seus documentos em até 5 dias para análise, contados a partir da proposta aceita pelo proprietário.

Uma vez recebidos os documentos, o QuintoAndar tem até 3 dias úteis para analisar a sua documentação e dar um retorno. Com a documentação aprovada, você aceita os termos do contrato e realiza o pagamento do seguro fiança em até 3 dias corridos.

No último passo, você e o proprietário do imóvel assinam o contrato, tudo de forma rápida e 100% digital, e as chaves são entregues.

Alugue um imóvel ou alugue o seu imóvel com segurança

Garantir a segurança em contratos de locação é fundamental para proteger tanto locadores quanto locatários contra riscos e imprevistos.

Para quem busca uma experiência de aluguel mais segura e eficiente, contar com uma plataforma especializada pode fazer toda a diferença. O QuintoAndar oferece soluções inovadoras e descomplicadas para locação de imóveis, com opções de garantias que se adaptam a cada perfil de cliente.Alugue um imóvel ou alugue o seu imóvel com segurança e tranquilidade. Acesse o QuintoAndar e descubra como podemos facilitar sua jornada no mercado imobiliário.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel
Este artigo foi útil?
  Média: 5


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu