Entenda o que é o Registro Imobiliário Patrimonial e como obter o número RIP do seu imóvel

O Registro Imobiliário Patrimonial é um código específico para imóveis foreiros. Ele identifica se existe alguma irregularidade e quem é o atual responsável pelo bem. Saiba mais sobre o RIP.

Por Redação - 11/09/2023 às 18:09
Atualizado: 11/09/2024 às 17:06
Um homem negro, vestido de roupa social, analisa uma documentação com auxílio do notebook.

O imóvel foreiro possui algumas taxas e documentações específicas, diferente das demais . É o caso do Registro Imobiliário Patrimonial (RIP), que identifica o bem na Secretaria de Patrimônio da União (SPU).

Basicamente, esse código é relevante para a compra de imóveis, porque determina o pagamento do foro. Essa é uma cobrança anual. Além disso, implica a incidência da taxa de laudêmio, aplicada sobre a negociação dos bens.

Portanto, consultar o RIP ajuda a garantir a segurança jurídica das transações imobiliárias. Afinal, essa é uma forma de ter certeza de que o bem está regularizado e está em dia com suas obrigações.

Entenda o que é o número RIP, como consultá-lo e a importância de fazer sua verificação antes de comprar um imóvel.

Confira o que você vai ler por aqui:

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui

O que é o Registro Imobiliário Patrimonial RIP do imóvel?

O Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) do imóvel é um número de identificação da propriedade foreira na Secretaria de Patrimônio da União. Ele é válido somente para bens cuja titularidade é de outra parte, como ocorre nos terrenos de Marinha.

Ao adquirir um imóvel com RIP, você pode utilizá-lo e terá sua posse. No entanto, não será o verdadeiro proprietário, que poderá ser a União ou a Igreja Católica, por exemplo.

Além disso, será necessário pagar o tributo federal chamado foro. O laudêmio é outra cobrança existente, mas incide somente na operação de compra e venda.

Apesar desses fatores, a propriedade continua tendo o registro de imóvel no cartório. Também tem a matrícula atualizada, sendo que nela está indicado que o bem é foreiro.

Como funciona o Registro Imobiliário Patrimonial?

O Registro Imobiliário Patrimonial (RIP) funciona como uma indicação de que o imóvel é foreiro. Isso significa que ele está cadastrado na Secretaria de Patrimônio da União, mais especificamente no sistema SPUNet.

Portanto, sempre que você quiser saber se um imóvel é foreiro, basta verificar a situação do bem na SPU. Outra possibilidade é conferir a matrícula atualizada.

De qualquer forma, o imóvel deve estar legalizado para ser passível de transferência de propriedade. A partir do momento que uma negociação é feita, é preciso emitir a Certidão de Autorização para Transferência de Titularidade (CAT).

Esse documento autoriza o processo a partir do pagamento do laudêmio. Para isso, as duas partes envolvidas na negociação devem entrar em contato com a SPU e apresentar o contrato de compra e venda.

Dessa forma, será apurado o valor total a ser pago como taxa de laudêmio e a guia de pagamento será emitida. Com a quitação do valor, a CAT será emitida e o valor arrecadado segue para o Tesouro Nacional.

Vale a pena destacar que o registro e a matrícula no Cartório de Notas devem ser feitos da mesma forma que qualquer outro tipo de imóvel. Assim, é feita a transferência de propriedade antes mesmo de ser alterado o titular do bem no RIP.

Veja, a seguir, as etapas que devem ser cumpridas.

Cálculo do laudêmio

Verifique o valor a recolher, correspondente a 5% do valor atualizado do terreno. Para isso, use o Registro Imobiliário Patrimonial (RIP), o montante declarado e o percentual. Então, a Ficha de Cálculo do Laudêmio (FCL) e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais são gerados. Todo esse procedimento é feito pelo SPUNet.

Pagamento do DARF

Com a guia gerada, faça o pagamento do DARF de laudêmio. Caso precise da segunda via, informe o número da FCL no serviço “DARF de Laudêmio” do SPUNet.

Emissão da CAT

Solicite a CAT emitida em nome do responsável atual do imóvel. Para isso, digite o número do RIP e da FCL. O procedimento é realizado no SPUNet.

Transferência do imóvel no cartório

Com esses dados em mãos, compareça no cartório e faça a transferência do imóvel. Como comprador, você deverá levar:

  • Contrato de compra e venda;
  • Certidão de pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);
  • Cópias autenticadas de RG e CPF;
  • Comprovante de endereço;
  • Profissão;
  • Cópia de certidão de casamento ou nascimento.

Já o vendedor deverá apresentar:

  • Cópia autenticada de CPF e Rg;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Profissão;
  • Comprovante de endereço;
  • Pacto antenupcial registrado, quando for o caso;

Assim, será lavrada a escritura. Para isso, ainda será necessário entregar:

Alteração do responsável do imóvel na SPU

Após finalizar o processo no cartório, chega a hora de alterar o responsável pelo imóvel na SPU. De modo geral, será preciso apresentar o título aquisitivo ou documento de transferência, como escritura pública.

Esse processo deve ser feito preenchendo um requerimento, anexando os documentos e enviando-o. Então, marque a caixa de validação “Não sou robô” e clique em “Iniciar”.

Leia também: Qual é a diferença entre escritura e registro na documentação imobiliária

Resposta da SPU

Aguarde o retorno no e-mail informado no requerimento. Você também pode fazer a consulta do pedido no SPUNet. Nesse caso, utilize o CPF do requerente e o número do atendimento.

Como conseguir o RIP do imóvel?

Para conseguir o RIP do imóvel, você precisa utilizar um dos serviços disponíveis no SPUNet. Para isso, execute o seguinte passo a passo:

  • Acesse o SPUNet;
  • Clique em “Consultar dados cadastrais de imóvel da União”;
  • Escolha se deseja digitar o Registro Imobiliário Patrimonial (RIP), CPF ou CNPJ do responsável, ou o nome completo do responsável;
  • Clique em “Ok”.

Essa informação é importante para que você verifique a possível existência de débitos e créditos. Também serve para controlar a posse dos titulares e de outros registros ao longo do tempo.

Assim, você descobre se está tudo correto ou se é preciso fazer algum tipo de regularização. Como consequência, tem mais segurança na hora de adquirir um imóvel foreiro.

Compre seu imóvel, sem burocracia, com o QuintoAndar!

O RIP é apenas um dos itens para conferir se um imóvel possui, ou não, pendências. Porém, caso você esteja procurando o imóvel ideal, saiba que pode contar com o QuintoAndar para encontrá-lo e resolver toda a burocracia.

Com os filtros de pesquisa disponíveis na nossa plataforma, você acha a casa ou apartamento que sempre quis e, durante todo o processo de compra, conta com o auxílio do nosso time de especialistas.

Acesse agora o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu
Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu