Montar uma bela mesa de jantar para comemorar ocasiões especiais ou simplesmente para aproveitar a noite em família ou com amigos, faz toda a diferença. Para tornar o momento mais especial e aconchegante, o ideal é saber como posicionar os pratos, copos, talheres e guardanapos de uma forma mais harmônica.
Porém, não se preocupe. Existem diversas formas para você aprender como montar uma mesa de jantar, das mais simples até as mais formais e sofisticadas. Neste artigo, separamos dicas fáceis de fazer no dia a dia, combinando enfeites e louças que possivelmente você já tenha em casa. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Utensílios para montar uma mesa de jantar
- Como montar uma mesa de jantar: regras de etiqueta
- Que tal montar uma mesa de jantar para receber os amigos na sua casa nova?
Leia também: O que é a mesa posta e como montar uma?
Utensílios para montar uma mesa de jantar
Para montar uma mesa de jantar simples, porém completa e harmônica, você irá utilizar itens que são essenciais para qualquer refeição como pratos, talheres, copos, taças e guardanapos.
O que vai dar um toque especial à decoração da sua mesa será o modelo do jogo de jantar escolhido e os enfeites decorativos que você definir e como, juntos, vão formar uma composição.
Pratos
Para montar uma mesa de jantar bonita e funcional, escolha pratos iguais e com o formato correto para o cardápio da noite. Veja alguns exemplos de receitas que combinam com cada prato:
- O prato fundo é utilizado para alimentos com molhos como risotos, sopas, estrogonofes etc.;
- O prato raso pode ser usado em diversas situações e pode acomodar arroz, feijão, grelhados, saladas etc.;
- Já o prato de sobremesa é ideal para um pedaço de torta, pudim ou pavê. Se a sobremesa tiver calda ou gelada, como o sorvete, por exemplo, opte por utilizar taças.
Outra dica importante é se atentar à posição das louças. O prato maior e mais raso, deve ficar embaixo. Em cima, você pode colocar um prato menor – que pode ser o de sobremesa – para uma entrada ou então um bowl. Monte o conjunto centralizado, bem em frente ao assento.
Talheres
Depois de posicionar os pratos, chegou a hora de organizar os talheres. O garfo deve ficar no lado esquerdo do prato e a faca e a colher, no lado direito. A ordem dos talheres vai depender da sequência em que as refeições serão servidas. Dessa forma, se a entrada for uma sopa, por exemplo, a colher deve ficar na extremidade de fora, mais distante do prato. Lembre-se sempre de usar os talheres de fora para dentro, assim, não tem erro.
Copos e taças
Os copos são versáteis e podem servir água, refrigerantes e sucos. Além disso, existem diversos formatos e cores disponíveis para você escolher aquele que mais combina com a composição de toda a mesa. Mas, se quiser dar um up, as taças são peças fundamentais. Principalmente para vinhos e espumantes, elas são perfeitas para proporcionar uma degustação prazerosa e não deixar que as bebidas esquentem.
Guardanapos
O guardanapo é um item que traz um ar de sofisticação à mesa. Ele pode ser dobrado de diferentes maneiras – enrolado e preso com um anel, dobrado ao meio, esticado, entre outras. Você pode colocá-lo no lado esquerdo, junto com o garfo ou então, deixar em cima do prato.
Caso você não tenha um modelo de tecido, existem alguns guardanapos de papel maiores e mais espessos que são uma alternativa mais em conta e podem ser interessantes para criar uma bela mesa de jantar.
Toalha de mesa, jogo americano ou sousplat
Não há regra de qual usar, você pode escolher qual desses três itens combinam melhor com a composição da mesa que está montando. Tanto a toalha de mesa, o jogo americano e o sousplat têm a função de proteger a mesa de manchas de comida.
Enfeites decorativos
Agora que você já arrumou os pratos, talheres, copos e guardanapos, é o momento de colocar alguns detalhes que vão fazer a diferença. Você pode utilizar descansos para panelas onde a comida será servida e posicionar um arranjo de flores no centro.
Se o objetivo for criar uma mesa de jantar mais romântica, aposte em velas e algumas pétalas de rosas pela mesa. Sem dúvidas, vai criar um clima mais íntimo e especial. Só tome cuidado para que os adereços não atrapalhem a mobilidade do jantar.
Leia também: 7 flores para dentro de casas para cultivar e decorar seu lar
Como montar uma mesa de jantar: regras de etiqueta
Agora que você já sabe os itens essenciais para montar uma mesa de jantar, listamos algumas regras básicas de etiqueta que podem ajudar a tornar a refeição ainda mais funcional. Veja:
- Os talheres devem ficar ao lado do prato com as facas no lado direito (corte para dentro) e os garfos no lado esquerdo;
- A colher fica acima do prato, com a ponta virada para a esquerda. E, como já falamos, os talheres devem seguir a ordem do cardápio, sempre de fora para dentro;
- As taças sempre ficam na ordem da maior para a menor;
- O guardanapo pode ir sobre o prato ou ao lado dele, à esquerda;
- Mantenha um espaço de pelo menos 60 cm de distância entre o centro de um prato e outro para que todos fiquem confortáveis na mesa.
Que tal montar uma mesa de jantar na sua casa nova?
Agora que você já sabe como montar uma mesa de jantar, que tal aproveitar para encontrar um novo lugar e convidar os amigos para inaugurar? No QuintoAndar, você encontra fotos tiradas por fotógrafos profissionais dos imóveis e ainda pode fazer um tour virtual para ver cada detalhe dos cômodos antes de agendar uma visita. Tudo isso de uma forma descomplicada e rápida!