Aluguel residencial acumula queda de 5,27% em São Paulo e 3,66% no Rio em 12 meses

As informações fazem parte do Índice QuintoAndar de janeiro de 2021, que aponta também que a diferença entre preços de contratos versus o registrado nos anúncios se mantém acima de 10% nas duas capitais

Por Redação - 04/02/2021 às 13:40
Atualizado: 05/11/2024 às 18:27
Índice QuintoAndar de Janeiro

O valor médio do aluguel residencial por metro quadrado em São Paulo aumentou 1,25% entre dezembro de 2020 e o primeiro mês deste ano, conforme aponta o Índice QuintoAndar de janeiro de 2021. Feito mensalmente pelo QuintoAndar, o levantamento mostrou, no entanto, que no acumulado dos últimos 12 meses o aluguel apresenta baixa de 5,27% na Capital Paulista. Já no Rio de Janeiro, as variações mensal e no acumulado continuam em queda: 0,19% e 3,66%, respectivamente.

Índice QuintoAndar de janeiro de 2021

Levando em consideração preços efetivamente usados em contratos fechados, o Índice QuintoAndar de Aluguel mais precisos que os valores de aluguel. O indicador aponta, inclusive, a distância entre as médias de preços dos anúncios e os realmente utilizados nos aluguéis. Em São Paulo, a diferença foi de 11,05% e, no Rio de Janeiro, de 14,18% no primeiro mês do ano.

“A recuperação dos preços entre dezembro e janeiro em São Paulo ainda é pequena para reverter a queda no acumulado do ano. Sendo que, no Rio, o início dessa retomada ainda não aconteceu”, diz Fernando Paiva, Head de Dados do QuintoAndar. “As diferenças entre os preços de anúncio e os de contrato, de mais de 11% em São Paulo e 14% no Rio, indicam que uma recuperação mais forte ainda deve demorar um pouco mais.”

+ Leia também:
Índice QuintoAndar de Aluguel de dezembro de 2020

Dados de São Paulo

Em São Paulo, o bairro que mais se valorizou entre dezembro e janeiro foi o Jardim São Savério, seguido pela Vila Carrão e pelo Portal do Morumbi. Já as maiores quedas nesse intervalo foram na Vila Nova Conceição, Santo Amaro e Centro. Entre os bairros com metro quadrado de aluguel mais caro na cidade estão, Vila Olímpia, Pinheiros e Santo Amaro. Apesar da baixa de preço entre dezembro e janeiro, a Vila Nova Conceição continua entre os 10 bairros mais caros da cidade.

+ Leia mais:
– Índice QuintoAndar: fique por dentro dos valores do aluguel em São Paulo

Em relação ao tamanho, o Índice QuintoAndar de janeiro aponta que o preço do aluguel por metro quadrado dos imóveis de três quartos em São Paulo caiu 0,33% em janeiro, em comparação com dezembro. No mesmo período, houve alta de 0,67% e 1,42% nos preços médios de aluguel dos imóveis de 1 e 2 dormitórios, respectivamente.

Dados do Rio de Janeiro

A maior alta de aluguel por metro quadrado no Rio foi no bairro Taquara, na Zona Oeste, seguido por Leblon e Recreio. Já as maiores retrações vieram de Santa Tereza, Lagoa e Laranjeiras. Na lista de mais caros da cidade, aparecem Ipanema, Leblon e Flamengo.

+ Leia mais:
– Índice QuintoAndar: fique por dentro dos valores no aluguel em Rio de Janeiro

Os imóveis de até um dormitório tiveram baixa de 0,62% no preço médio de aluguel por metro quadrado, enquanto unidades maiores, de 2 e 3 quartos tiveram alta de 0,64% e 0,34% em relação a dezembro.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu