Quando chega a hora de fazer a decoração do quarto de bebê, a emoção aflora. Vai ser ali que o pequeno ou a pequena vai se desenvolver, dar os primeiros passos e construir as primeiras memórias.
Então, para que tudo saia do jeitinho que os pais imaginaram, tem que ter um planejamento prévio e levar em consideração o espaço do quarto. O restante pode ser feito com tempo e muita pesquisa para conseguir os melhores preços, não é mesmo?!
Por isso, separamos algumas dicas de decoração e do que não pode faltar no quarto do bebê, para você se inspirar e esperar a chegada do baby!
Navegue pelo conteúdo:
- O que não pode faltar no quarto do bebê?
- Berço
- Cômoda
- Guarda-roupas
- Poltrona de amamentação
- E se o quarto do bebê for junto com o do irmão mais velho?
- Quais os estilos de quarto para bebê?
- Estilo clássico
- Estilo moderno
- Estilo minimalista
- Estilo montessoriano
- Estilo divertido
- Estilo romântico
- Como escolher as cores do quarto do bebê?
- 8 dicas para se inspirar ao montar o quarto de bebê
- 1. Invista em um papel de parede
- 2. Não se esqueça dos nichos
- 3. Adesivos também são uma excelente opção
- 4. Móbiles dão um toque especial
- 5. Quarto planejado é uma boa ideia
- 6. Pintura na parede é uma opção
- 7. Tapete é sempre bem-vindo
- 8. Deixe o quarto aconchegante com uma cortina
- Quer decorar o quarto do seu bebê como sempre sonhou?
O que não pode faltar no quarto do bebê?
O primeiro passo para planejar e decorar o quarto do bebê é comprar os móveis que não podem faltar de jeito nenhum. Esses móveis, além de básicos, serão bastante usados!
São eles:
Berço
Esse não pode faltar de maneira alguma, até porque é onde o bebê terá suas noites de sono. Assim, para não perder o móvel, opte por um berço que ofereça a opção de acompanhar o crescimento da criança.
Desse modo, você não vai precisar de outro tão cedo. Apenas atente-se às certificações de segurança para que não haja acidentes.
Cômoda
Esse será o local para guardar as roupinhas do pequeno e servir também como trocador de fraldas.
Guarda-roupas
Mesmo com uma cômoda, um guarda-roupa é importante para guardar, não só as roupas, como utensílios e produtos que os bebês utilizam regularmente.
Poltrona de amamentação
Importante para o conforto da mãe na hora da amamentação ou de dar a mamadeira, a poltrona é o móvel certo. Entretanto, há mães que preferem a cama ou sofá para amamentar, então vale o teste da poltrona para ver como vocês vão se adaptar melhor.
E se o quarto do bebê for junto com o do irmão mais velho?
Quando se espera o segundo filho, é normal que o bebê ou tenha que dividir o quarto com o irmão(a) mais velho ou fique no quarto dos pais por algum tempo.
Então, se essa for a sua condição, a dica é investir em móveis que sejam versáteis, por causa do espaço e em cores neutras para não “brigar” com a decoração já existente.
Outra opção é conversar com o primogênito e juntos vocês montarem um novo quarto levando em consideração os móveis e decoração para o bebê.
Quais os estilos de quarto para bebê?
Escolher um tema e procurar os móveis e itens de decoração de acordo com o estilo escolhido leva menos tempo para montar o quarto. Além disso, quando se segue um tema os riscos de que algo não se combine são bem menores!
Porém, para fazer essa escolha, leve em consideração o que você quer para o bebê e o espaço disponível. Por isso, para te ajudar, separamos os principais estilos de quarto para bebê!
São eles:
Estilo clássico
A ideia desse tema é que o quarto do bebê inspire cuidado e elegância, como os que as realezas usavam antigamente. Desse modo, os móveis precisam ser bem trabalhados e com acabamento perfeito.
Já a cor fica por conta do branco ou tons pastéis e a decoração é bem delicada com lustres, laços, quadros e papel de parede com estampas sofisticadas.
Estilo moderno
Em contrapartida do clássico, o estilo moderno é alegre e cheio de tecnologia. Assim, os móveis costumam ser básicos, pois a modernidade vem dos objetos de decoração.
Use e abuse de cores, tapetes recreativos, estante de formas diferentes e por aí vai. Lembre-se de investir em itens que sejam simples, porém educativos para fomentar o desenvolvimento do baby.
Estilo minimalista
O minimalismo veio com tudo como tendência, por isso, se você deseja que o quarto da criança seja básico e clean, aposte nesse estilo. Nesse caso, os móveis são apenas os essenciais, as cores devem ser neutras e vale apostar em estampas geométricas que misturam preto e branco. Tudo muito simples e bonito!
Estilo montessoriano
Pensado no desenvolvimento e autonomia da criança, os quartos no estilo montessoriano possibilitam um ambiente onde a criança desde cedo é convidada a explorar.
Os móveis são pensados para o tamanho do pequeno a fim de que eles possam alcançar no futuro. Outro detalhe é a decoração básica, porém que estimula a visão e até mesmo o tato da criança. Por isso, use cores que combinem entre si e aposte nas texturas.
Estilo divertido
Cheio de cores e brinquedos, uma decoração de quarto de bebê divertida leva em consideração o entretenimento da criança. Ou seja, aposte em cores chamativas, estampas coloridas e em brinquedos criativos que chamem a atenção do pequeno.
Vale também escolher um tema como: cacto, safari, fazendinha e afins para manter a essência do quarto.
Estilo romântico
Esse quarto inspira amor, cuidado e carinho. Tudo é pensado para dar conforto e segurança para o bebê. Assim, utilize móveis delicados, poltronas, pufes, tapetes e cortinas de cores claras ou tons suaves.
Aposte também em estampas delicadas, almofadas, quadros, adesivos e vários ursinhos!
Como escolher as cores do quarto do bebê?
Pode aparecer que não, mas a escolha da cor é bem importante na hora de montar o quarto do bebê. Caso seja uma cor forte ou muito chamativa, pode interferir no dia a dia do pequeno e deixá-lo agitado.
Por isso, invista em tons suaves, mais clean ou pastéis. Eles são fáceis de combinar e oferecem tranquilidade, segurança e acolhimento para o baby.
Desse modo, deixe as cores mais quentes para detalhes e para os brinquedos. Contratar um designer de interiores também pode ajudar na hora de escolher a cor do quarto.
8 dicas para se inspirar ao montar o quarto de bebê
Tendo os móveis básicos e uma ideia do estilo de quarto que você quer seguir, use as dicas abaixo para incrementar esse cantinho cheio de amor!
1. Invista em um papel de parede
Usar o papel de parede na decoração do quarto para bebê é uma forma de enriquecer o ambiente. Desse modo, você pode usá-lo em todo o quarto ou apenas em uma parede.
Perfeito para quartos que tem temas como natureza, animais ou fundo do mar, por exemplo, o papel de parede faz toda a diferença. Já para quartos mais neutros, escolha um de forma geométrica, poá, listras, triângulos e outros.
2. Não se esqueça dos nichos
Os nichos são itens essenciais na decoração de um quarto de bebê, pois eles são versáteis, servem para decorar e ainda apoiar objetos.
Além disso, é possível encontrá-los em diferentes formatos, cores e você pode colocá-los em qualquer lugar do quarto!
3. Adesivos também são uma excelente opção
Se a sua casa ou apartamento forem alugados, ou você não quiser gastar com papel de parede para todo o cômodo, uma opção são os adesivos.
Ideais para quartos minimalistas, os adesivos podem deixar o ambiente divertido, sofisticado e tudo isso sem gastar muito. Eles podem ser de desenhos, listras, triângulos, corações ou formas geométricas e combinam também para quartos compartilhados!
Dessa forma, a dica é: sempre dê contraste da cor da parede com a do adesivo. Por exemplo: adesivo preto na parede branca.
4. Móbiles dão um toque especial
O móbile é aquele brinquedo cheio de penduricalhos que fica em cima do berço. E ele, além de reforçar a decoração (existem inúmeros modelos no mercado), ainda diverte o bebê, estimula a visão e o tato.
Caso você não ache um que combine com o estilo do quarto, você pode ou encomendar de artesãos que fazem trabalhos com crochê, por exemplo, ou confeccionar em casa.
5. Quarto planejado é uma boa ideia
Se o quarto do bebê for pequeno, a melhor escolha para deixar tudo otimizado e organizado é fazer o planejamento de cada móvel e item decorativo. Assim, tudo vai ser feito sob medida e você poderá fazer o quarto no estilo que achar melhor.
Além disso, tudo fica no seu lugar e pode-se aproveitar até mesmo espaços compactos que você já tinha descartado.
6. Pintura na parede é uma opção
Uma outra opção sensacional é fazer um desenho na parede. Pode ser uma ilustração ao lado do berço que seja abstrata ou do tema do quarto. Por exemplo: um canteiro de flores, animais, nuvens, o fundo do mar e por aí vai.
7. Tapete é sempre bem-vindo
Além de ser elegante e aquecer o ambiente, o tapete dá um toque especial no quarto. Desse modo, escolha um modelo que combine com a decoração e o tamanho ideal para o cômodo.
Dê atenção ao material de fabricação do tapete também, dando prioridade para os que são antialérgicos e laváveis.
Há também vários locais para se colocar o tapete. Pode ser embaixo do berço, no centro do quarto, abaixo da poltrona de amamentação. Teste os lugares e veja onde ele mais se encaixa.
8. Deixe o quarto aconchegante com uma cortina
Pode parecer um item banal, mas a cortina é importante no quarto do bebê. Além de deixar o ambiente mais aconchegante, ela ajuda no controle de luz do quarto.
Ou seja, como os bebês costumam dormir de dia, é mais interessante investir em uma cortina do que ter que ficar abrindo e fechando a janela toda hora.
Quer decorar o quarto do seu bebê como sempre sonhou?
Com essas dicas e inspirações, fazer a decoração de quarto de bebê do jeito que você sonhou vai ser uma tarefa fácil! E se você estiver procurando um imóvel para receber melhor o novo integrante da família, não deixe de escolher um que tenha o quarto de bebê ideal. No QuintoAndar, a maior imobiliária digital de toda a América Latina, dá para pesquisar casas e apartamentos em que é possível montar e decorar um quarto de bebê como você quiser! Graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a busca por imóveis de todos os tamanhos, podendo visualizar pelas fotos – ou até mesmo fazendo um tour virtual – se é ali que você vai montar o quarto do seu bebê!