Economize água: o planeta e o seu bolso agradecem!

Veja dicas pra você evitar o desperdício e gastar menos

Por Redação - 01/11/2018 às 21:00
Atualizado: 11/06/2024 às 16:36
Economia de água - Homem lava o rosto

O desperdício de água é um dos maiores inimigos da sustentabilidade. Tanto do planeta quanto do seu bolso. E ações do dia a dia, em casa, podem parecer pequenas quando fazemos. Mas quando feitas em cadeia, são capazes de evitar que milhões de litros de água escoam pelos ralos à toa.

Implemente essas dicas na sua rotina diária e preste atenção na diferença que isso vai fazer no seu consumo. Caso você more em prédio, converse com o síndico ou com a administradora do seu condomínio. Uma campanha entre todos os moradores pode fazer a conta de água ter uma queda significante.

Veja as dicas:

Desperdício de água no banheiro:

Numa residência, o banheiro é o lugar onde mais se consome água. Por isso, veja essas dicas pra você gastar menos:

  • Ao escovar os dentes, ensaboar as mãos ou fazer a barba, mantenha a torneira fechada. Só abra a água quando efetivamente precisar. Fazendo isso, você gasta 95% a menos de água;
  • Tome banhos rápidos. No gráfico abaixo, você pode ver a diferença que faz um banho de apenas cinco minutos pra um de 15;

Em apartamentos, esse consumo pode ser ainda maior, por conta da pressão de entrada da água, que normalmente é mais intenso.

  • Mantenha a válvula da descarga do seu vaso sanitário regulada. Procure a ajuda do zelador do seu prédio ou de um profissional do ramo;
  • Pra descobrir se a descarga com válvula está vazando, você pode fazer um teste simples. Pegue um balde, um copo descartável e luvas pra proteger a mão. Com o copo, retire toda água do vaso e despeje no balde, até o fundo ficar vazio. Feche a tampa e espere por meia hora. Passado esse tempo, se o nível da água no vaso tiver subido, é sinal de vazamento.
  • Acione a descarga apenas quando necessário;
  • Evite de jogar lixo no vaso sanitário. Cotonetes, fio dental, cabelos, entre outras coisas, podem causar entupimentos. Além disso, ao jogar o lixo no lixo, você dá uma descarga a menos;

Economia de água - vasos sanitários

  • Tanto nos vasos com válvula quanto nos de caixa acoplada é possível instalar mecanismos de acionamento duplo. Em ambos os casos, o consumo de água por acionamento pode diminuir em mais de 50%.
  • Uma torneira pingando pode desperdiçar entre 1,5 mil e dois mil litros de água em apenas um mês. E na maioria das vezes, o problema está numa simples pecinha de silicone responsável pela vedação. Ela é conhecida como courinho, ou carrapeta e não chega nem a R$ 5 em qualquer loja de material de construção.

Economia de água - meninos brincando na pia

Desperdício de água na cozinha

  • Antes de lavar a louça, use a esponja pra raspar os restos de comida dos pratos e panelas e jogá-los no lixo;
  • Após tirar os excessos, ensaboe tudo o que vai ser lavado. E só então abra a torneira pra fazer o enxágue. Evite de deixar a água aberta por grandes intervalos;
  • Se você tiver uma lavadora de louças, procure usá-la apenas quando estiver cheia. De acordo com informações da Sabesp – companhia de água e esgoto de São Paulo – um aparelho com capacidade para 44 utensílios e 40 talheres gasta 40 litros de água numa lavagem.

Desperdício de água na área de serviço

  • Evite de usar a máquina de lavar roupas pra poucas peças por vez. Junte bastante roupa suja antes de ligar o aparelho;
  • Use água nova apenas no enxágue das roupas. E aproveite esta última água para lavar banheiros, quintal ou a própria área de serviço.

Soluções simples podem te ajudar a economizar muitos litros de água por dia.

Este artigo foi útil?
  Média: 0


© 2025 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.

Carregando comentários...


Leia também

Encontre um lar para
chamar de seu