Experiências
Nesses espaços voltados para o estudo de humanidades, há muitas experiências para quem tem sede de conhecimento
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
Há alguns anos os espaços cultura abriram as portas para pessoas sedentas de conhecimento, mas que não tinham interesse nem disponibilidade para enfrentar a alta carga horária e o comprometimento com cursos de graduação ou pós. De olho nessa demanda, diversos locais em Porto Alegre promovem atividades que incentivam a aprendizagem autodirigida e o compartilhamento de conhecimentos. Entre esses espaços, alguns se destacam: o Instituto Ling, o Centro Cultural Mario Quintana e a Casamundi Cultura, verdadeiros refúgios para aqueles que buscam expandir seus horizontes.
Em grande parte voltadas para temáticas de humanidades, como atividades relacionadas à literatura, filosofia, história e artes visuais, essas instituições buscam aplacar a sede de conhecimento em cursos curtos e com o objetivo de reunir pessoas de diferentes áreas e fomentar a colaboração e o compartilhamento de saberes. Essa atmosfera estimula o aprendizado mútuo e a troca de experiências entre os participantes.
Na agenda, há palestras, seminários, cursos de longa duração e workshops práticos, que vão desde gastronomia, passando por bordados, cerâmica, desenho, aquarela, cultivo de plantas e tingimento natural.
Em sua maioria, as programações dos espaços oferecem atividades sobre literatura, como cursos práticos e teóricos e também clubes de leitura (alguns deles com a participação do próprio autor da obra), história, história da arte, antropologia, arquitetura, geopolítica, espiritualidade e filosofia. Há também a possibilidade de acompanhar audições musicais e sessões de cinema comentadas, que contam com a participação tanto de artistas quanto de críticos e pesquisadores.
Independentemente de idade, nível de instrução e interesse, é possível encontrar em Porto Alegre uma atividade de livre saber. Basta escolher sua programação e local, e saciar a sede de aprender.
Créditos de imagem: Instagram_Instituto Ling