Os fãs da série “Sex and the City” devem se lembrar que, após 33 imóveis, o casal protagonista, Carrie Bradshaw e Big, finalmente encontra um apartamento com cobertura no coração da 5ª Avenida, de frente para o MET, em Nova Iorque.
Porém, não é preciso sair do Brasil para viver em um local com vista privilegiada. Viver nas alturas é possível nas principais cidades do país, tanto para compradores quanto para inquilinos.
Navegue pelo conteúdo:
- Tipos de cobertura
- Vantagens de viver na cobertura
- Cuidados ao comprar uma cobertura
- Como comprar uma cobertura?
Tipos de cobertura
Os apartamentos com cobertura reúnem espaço, lazer e privacidade. Porém, há algumas variações que tornam os imóveis ainda mais exclusivos e atrativos.
Vamos conhecê-las?
O que é cobertura linear?
A cobertura linear ocupa um único pavimento no topo do edifício. Para acessar todos os ambientes (sala, quarto, cozinha e banheiro, entre outros), não há necessidade de escadas nem de elevadores privativos.
O que é cobertura duplex e triplex?
A cobertura duplex ocupa os dois últimos andares do edifício, e o triplex, os três últimos. Eles são conectados por escadas ou elevador e têm o pé direito alto.
A distribuição interna varia. Em alguns casos, a área social fica na parte inferior e a área familiar no andar superior, mas também há configurações em que os quartos ficam embaixo e espaços como jacuzzi, área gourmet e piscina ficam na parte superior.
O que é cobertura penthouse?
A penthouse é uma configuração típica de Nova Iorque — similar a do casal do seriado que mencionamos no início.
Apesar de se assemelhar à cobertura linear, para ser considerada uma cobertura penthouse essa habitação obrigatoriamente deve contar com uma ampla área ao ar livre. É o clássico apartamento na cobertura com piscina, jardim, área gourmet, jacuzzi e academia que está no imaginário das pessoas.
Atenção: nem toda penthouse é uma cobertura. Apartamentos com área externa equipada podem estar localizados em qualquer andar, e são chamados da mesma maneira.
Não faltam bons motivos para morar em um apartamento de luxo como é o caso da cobertura, vem conferir nossa lista de vantagens!
Vantagens de viver na cobertura
Existem muitos benefícios para buscar agora mesmo por esse imóvel dos sonhos.
Área útil maior
O apartamento com cobertura costuma ser a maior unidade habitacional do edifício, principalmente quando contabilizada a área externa. A metragem aumenta ainda mais quando há mais de um pavimento.
Clube privativo
A cobertura pode contar com diversas opções para que você tenha, em seu próprio lar, um verdadeiro centro de lazer completo. É possível ter piscina privativa, academia, jardim, estufa, churrasqueira, espaço gourmet, salão de jogos, cinema e jacuzzi na cobertura do apartamento, entre outras opções da preferência do morador.
Valorização
Existem, proporcionalmente, poucas coberturas em relação aos apartamentos padrão. A menor oferta, aliada a maior metragem e ao status do imóvel promete um excelente retorno financeiro aos investidores.
Mais privacidade
A ausência de vizinhos em cima e, muitas vezes, nas laterais, significa que você não tem que lidar com ruídos como passos, descargas, pets e crianças. Além disso, olhares curiosos bisbilhotando o lar se tornam coisa do passado.
Vista panorâmica
Morar no topo do prédio pode proporcionar uma vista privilegiada da cidade. Melhor ainda quando a cobertura está localizada em uma cidade litorânea, que pode contar com vista para o mar.
Luminosidade extra
Estar nas alturas diminui as chances de sofrer com sombras de condomínios vizinhos que dificultam a passagem da luz natural. Nas coberturas, há sempre muita luminosidade entrando pelas janelas, o que também contribui para o aquecimento do local.
Cuidados ao comprar uma cobertura
Antes de tomar essa grande decisão, quem está interessado na compra da cobertura precisa avaliar se a configuração do imóvel atende a sua necessidade. Pessoas idosas, por exemplo, podem ter dificuldade para subir com frequência as escadas de um triplex. Quanto a isso, vale conhecer os tipos de cobertura:
Além disso, assim como na compra de qualquer imóvel, é fundamental observar as questões estruturais, como presença de infiltração, impermeabilização de pisos e incidência solar, para não precisar arcar com custos de reforma no curto prazo.
E não se esqueça de checar a documentação. Os prédios muito antigos permitiam que moradores do último andar usassem o terraço de forma privativa. Confira se a nova metragem está atualizada na matrícula do imóvel para evitar problemas com a prefeitura e com o financiamento imobiliário.
Leia mais: Apartamento reformado: conheça as vantagens e saiba como comprar ou alugar um
Como comprar uma cobertura?
Comprar uma cobertura no QuintoAndar é simples, prático, rápido e o melhor: sem burocracia.
Comece pela busca, usando nossos filtros para selecionar “apartamento cobertura” na cidade em que você deseja morar ou investir.
Quando encontrar as opções ideais, olhe as fotos e as descrições, faça um tour virtual e agende uma visita. Durante a visita, observe todos os detalhes.
Gostou? É hora da preparação financeira, quando você pode negociar o valor do imóvel. Deu certo? Faça a proposta de compra!
Não deixe de incluir a forma de pagamento. Pode ser à vista, com o FGTS ou por meio de financiamento imobiliário. Não se esqueça que ainda será preciso arcar com os custos da documentação, e aí sim o imóvel será seu.
Durante todo o processo de compra da cobertura, o QuintoAndar disponibiliza uma equipe de consultoria, o que torna a experiência mais transparente e segura para que você só precise se preocupar com a bela vista do seu novo lar!
+Leia Também:
– Aprenda a identificar uma infiltração e aprenda de quem é a responsabilidade do conserto