Muito provavelmente você deve saber que o Carnaval de Recife é uma celebração única e que vai além do mero entretenimento, proporcionando uma verdadeira imersão na cultura da cidade e do estado de Pernambuco.
Pois então imagine que a programação da esperada temporada momesca, regada a maracatu, frevo, coco, samba e ritmos africanos, vai além da famosa abertura oficial do Carnaval. É que no Recife quando “passou Natal, já é Carnaval”!
+ Leia também:
– Carnaval no Rio de Janeiro: explore os mais de 400 blocos de rua que desfilam pelos bairros da cidade
– Carnaval em BH: o que esperar da festa que promete levar milhões de foliões às ruas da Capital Mineira em 2024
A seguir, você entende um pouco mais o porquê de ser difícil acreditar que o Carnaval de Recife inicia com o grandioso desfile do Galo da Madrugada, já que há tantas opções para curtir antes da data oficial!
Navegue pelo conteúdo:
- História do carnaval de Recife
- Patrimônio Cultural
- Dia do Frevo
- Como é o carnaval de Recife
- Galo da Madrugada
- Qual o trajeto do Galo da Madrugada?
- Outros blocos famosos de Recife e Olinda
- Prévias
- Polos multiculturais
- Festas privadas e camarotes
- Expresso Folia
- Bairros onde o Carnaval de Recife acontece
- Recife Antigo
- São José
- Boa Vista
- Casa Amarela
- Boa Viagem
História do carnaval de Recife
O Carnaval de Recife é uma expressão autêntica da cultura pernambucana que remonta às raízes das tradições africanas, indígenas e europeias do final do século XVII, iniciada com os cortejos da Festa de Reis.
E além do frevo e do maracatu, a folia de momo pernambucana oferece algo para todos os gostos e idades, incorporando ao longo dos anos os mais diferentes estilos musicais, desde as batidas afro-brasileiras ao reggae jamaicano e funk carioca.
Tudo sem abrir mão das manifestações culturais que datam do período colonial como o Maracatu Nação, e do século XIX como o Frevo, o Maracatu Rural e os Caboclinhos.
Por essas e outras razões, todos os anos, o Carnaval de Recife atrai milhões de foliões, principalmente para os arredores do Recife Antigo, na capital pernambucana, e na Cidade Alta, em Olinda, com seus tradicionais bonecos gigantes.
Patrimônio Cultural
O Frevo não se limita ao Carnaval de Recife e Olinda, desde sua origem no final do século XIX até os dias de hoje, sendo uma expressão muito bem preservada de ocupação dos espaços públicos.
Além de manifestação cultural única, o Frevo se conecta profundamente com crenças religiosas, refletindo em cores e ornamentos simbólicos que fazem parte da comunidade e das associações dessa tradição.
Transcendendo o tempo da expressão cultural pernambucana, o Frevo foi considerado em 2012 um Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Dia do Frevo
O dia 14 de setembro celebra o Dia do Frevo, ritmo que extrapolou as fronteiras do país, atraindo milhares de turistas anualmente e sendo reconhecido mundialmente por sua originalidade e energia contagiante.
Leia também: Encante-se com o Paço do Frevo: onde a tradição e a cultura pernambucana se encontram
Como é o carnaval de Recife
Além dos blocos tradicionais que revelam a autenticidade das raízes pernambucanas, o Carnaval de Recife se desdobra em diversas facetas para oferecer uma experiência única aos foliões de todas as idades.
Por exemplo, as chamadas prévias são os eventos animados e grandes shows que aquecem os motores para o festejo antes da data oficial.
Os polos espalhados pela cidade oferecem uma variedade de ritmos e estilos musicais durante o feriado, enquanto os badalados camarotes dão um toque de exclusividade em áreas privilegiadas durante todo o período carnavalesco, cada um com suas comodidades.
Já o público infantil pode contar com a programação dos festejos em lugares mais tranquilos, como parques, praças e shoppings da cidade.
Agora, aproveite para ficar sabendo que a programação do Carnaval de Recife para 2024 já está começando a ser divulgada pela prefeitura na internet!
Galo da Madrugada
Prepare as fantasias, o protetor solar, a doleira, o tênis confortável e até mesmo um celular velho para curtir com mais tranquilidade o roteiro de um dos maiores festejos carnavalescos do mundo!
O Galo da Madrugada vai às ruas tradicionalmente no Sábado de Zé Pereira, reunindo milhões de foliões no Carnaval de Recife desde 1978.
Patrimônio Cultural de Pernambuco desde 2009, o espetáculo foi reconhecido em 1994 como o maior bloco de Carnaval do mundo pelo Guinness Book diante da sua enorme adesão popular.
O simbólico galo gigante na Ponte Duarte Coelho marca o início das festividades com um percurso de 6 km pelos bairros centrais, transcendendo as fronteiras do Recife e inspirando outros blocos pelo mundo, como o Galo na Neve, no Canadá.
Agora, imagine estar em meio a multidão da capital pernambucana quando um dos frevos mais populares toca entoando que às 5h da manhã “já é hora de estar de pé”?
Qual o trajeto do Galo da Madrugada?
A festa do Galo da Madrugada começa em frente ao Forte das Cinco Pontas, seguindo o trajeto pela Travessa do Forte desde a Rua Imperial, passando pela Praça Sérgio Loreto, a Rua do Muniz e as avenidas Dantas Barreto e Guararapes.
O ápice do bloco mais queridinho de Recife se dá na movimentada Rua do Sol que, além de ponto de dispersão, é o percurso enraizado na tradição do maior bloco de Carnaval do mundo.
Leia também: Conheça a magia do Carnaval de rua em 8 capitais brasileiras
Outros blocos famosos de Recife e Olinda
- Bloco das Ilusões
- Bloco Chocalho do Neno
- Bloco Não Acredito Que Te Beijei
- Bloco do Rosa
- Bloco do Oiti
- Bloco Lírico da Saudade
- Bloco Amantes de Glória
- Batutas de São José
- Batuques de Pernambuco
- Bloco de Seu Antônio
- Bloco Garoto da Noite (Olinda)
- Bloco Carnavalesco Misto Madeira do Rosarinho
- Maracatu Nação Estrela de Olinda
- Enquanto Isso na Sala da Justiça (Olinda)
- Clube Carnavalesco Misto Elefante de Olinda
Prévias
Tradicionalmente, o Galo da Madrugada marca o início do Carnaval no Recife, certo? Mas é entre quinta e sexta-feira à noite que os shows das prévias acontecem no coração do Recife Antigo, o Marco Zero.
Por lá, desde o Bloco Pega Vareta ao Olinda Beer, passando pelo Amigos da Glória e Bloco do Oiti, sobram opções para curtir a folia pernambucana com os eventos carnavalescos que agitam Fevereiro.
E já que estamos falando das prévias, que tal contar com alguns dos blocos que se despedem da folia e curam a ressaca de carnaval, como o Camburão da Alegria e o Não Acredito Que Te Beijei?
Polos multiculturais
Espalhados por diferentes áreas, os polos multiculturais do Carnaval de Recife podem ser uma opção para cair na folia em uma atmosfera mais tranquila em relação a outras partes da cidade.
Além dos polos da Praça do Arsenal e da Rua da Moeda, os polos descentralizados costumam ser a pedida certa para festejar o Carnaval de Recife.
Esses atrativos reúnem moradores de diversas regiões que podem curtir a festa mais pertinho de casa, contando com facilidade de locomoção, banheiros e opções de comidas e bebidas.
O bacana é que você vai encontrar de tudo um pouco na programação dos polos multiculturais, incluindo muitas opções de bailinho infantil para as crianças não deixarem de brincar no Carnaval de Recife!
Festas privadas e camarotes
O Carnaval de Recife tem sua infinidade de blocos gratuitos, sim, mas também de festas privadas e camarotes que fazem muito sucesso entre o público com mais condições aquisitivas.
No Recife Antigo, por exemplo, existem duas opções de camarotes, sendo que um deles, o Seu Boteco, costuma ficar bem na frente para o palco principal, oferecendo serviço de buffet e open bar.
Embora ele também ofereça algumas atrações regionais, o foco do Seu Boteco são as atrações gratuitas que se apresentam no Palco Principal.
E tem ainda o Parador, que é outro camarote famoso em Recife, no qual o palco principal fica um pouco mais distante e conta com programação exclusiva de artistas nacionais e regionais, além do open bar.
Expresso Folia
As ruas do centro da cidade ganham vida durante o Carnaval de Recife, mas também tendem a ficar um pouco conturbadas devido às mudanças no acesso a transportes e serviços.
Para facilitar a vida dos foliões que chegam aos blocos e atrações carnavalescas, o Expresso Folia pode ser uma opção, com ônibus saindo dos shoppings Plaza, Riomar, Tacaruna e Recife.
As saídas para o Recife Antigo, ou até mesmo Olinda, costumam ser feitas sem paradas extras, facilitando a vida de quem deseja curtir a folia sem tantas preocupações com deslocamento.
Além disso, linhas especiais de ônibus comuns costumam ser adaptadas para a temporada de Carnaval, conectando áreas estratégicas.
Agora, claro, é sempre bom lembrar de consultar os itinerários em aplicativos, como o Moovit, para eventuais dúvidas e monitorar as informações recentes do site do Grande Recife Consórcio de Transporte.
Bairros onde o Carnaval de Recife acontece
E para facilitar o seu roteiro pela folia na cidade, listamos alguns dos bairros onde o Carnaval de Recife acontece. Veja só!
Recife Antigo
Na área do Centro Histórico do Recife Antigo, além das maiores atrações da capital se apresentarem à noite nos palcos espalhados pelo Marco Zero, os blocos tradicionais fazem seus desfiles como o Caboclinho Tupinambá De Recife, em ação desde 1986.
É uma programação variada que costuma contar ainda com grandes festivais, como o Festival Rec-Beat, que em 2023, por exemplo, reuniu um grande público no Cais da Alfândega, com atrações nacionais e internacionais.
Quer uma dica para caso bata fome por lá? Algumas barracas ficam nessa região do Recife vendendo comidas regionais, como a famosa macaxeira com carne de sol, espetinhos, sanduíches e outros lanches.
Já nas áreas mais afastadas dos eventos, você também pode contar com food trucks e suas opções mais elaboradas.
São José
O bairro de São José abrange parte do Centro Histórico e abriga um dos pontos altos do Carnaval, onde a festa celebra a origem autêntica e diversificada de Recife.
Abraçando tradições de longas datas e outras mais atuais, é por lá que o anúncio de “no bairro de São José, o Galo quem vai cantar” é entoado com orgulho!
E enquanto o Bloco Pega Vareta traz uma programação irreverente, os Batutas de São José, fundados em 1932, preservam outras tradições mais antigas do bairro.
Já a ancestralidade na região fica por conta de blocos como Afro Obá Nyje e Obirim Mejeji, que contribuem para a festa mergulhando as ruas em cores e ritmos, acompanhados pela Nação Maracatu Gato Preto, enraizada na cultura afro-brasileira.
- Galo da Madrugada
- Nação Maracatu Gato Preto
- Bloco Pega Vareta
- Batutas de São José
- Bloco Afro Obá Nyje
- Bloco Afro Obirim Mejeji
Boa Vista
O Carnaval ganha vida de maneira extraordinária no bairro Boa Vista, que é, por sinal, um dos melhores bairros para morar no Recife, com diversas comodidades a pouca distância.
Por lá, o Boêmios da Boa Vista e o Mercado da Boa Vista são alguns dos blocos que dão o tom da celebração, transformando o bairro em um ponto de encontro multicolorido cheio de moradores e visitantes.
Já o Maracatu De Baque Solto Cambinda Nova De Nazaré Da Mata traz consigo a tradição ancestral do maracatu pernambucano, enquanto o Bloco do Alpha acrescenta uma dose de diversão à festa.
- Bloco Boêmios da Boa Vista
- Mercado da Boa Vista
- Bloco do Alpha
- Clube Carnavalesco Misto Girassol Da Boa Vista
- Maracatu De Baque Solto Cambinda Nova De Nazaré Da Mata
Casa Amarela
A 6 km do Marco Zero, o bairro Casa Amarela é outra opção entre os melhores bairros de Recife, estando situado na região norte da cidade, ou seja, um pouco mais afastado dos festejos do Centro.
Além de não deixar a desejar no quesito infraestrutura, com um forte comércio na região, o Casa Amarela tem seu próprio carnaval com bloquinhos de rua e polos descentralizados celebrando pela área.
- Bloco da Ressaca
- Bloco Agarra Agarra
Boa Viagem
E que tal curtir o Carnaval de Recife estando pertinho de uma das melhores praias da cidade, em Boa Viagem, vizinha a Jaboatão dos Guararapes?
Essa área, naturalmente mais afastada do epicentro da festa, costuma atrair aqueles que buscam aproveitar a mobilidade na cidade sem abrir mão do agito e de outras facilidades.
Um destaque em Boa Viagem costuma ser a prévia do Carnaval de Recife do Bloco de Seu Antônio, conhecido por reunir um line-up de grandes atrações e um open bar com o famoso drink Caip do Seu Antônio!
Vale saber que a folia momesca em Boa Viagem costuma ser marcada por vários ritmos musicais, como frevo, axé, forró, sertanejo e música eletrônica.
Já para os pequenos, além do Bloco Bailinho Kids, o Parque Dona Lindu costuma receber um dos polos infantis descentralizados, transformando o cenário verde em um colorido vibrante!