Está procurando o que fazer na Capital Federal para se divertir e passar bons momentos? O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) Brasília é sempre uma boa opção. Isso porque ele é um espaço muito democrático da cidade e tem opções para todos os gostos, de graça ou por valores simbólicos. (Foto de destaque: página oficial do CCBB Brasília)
Assim, o CCBB Brasília não é um daqueles lugares que você vai uma vez e nunca mais volta. Na verdade, ele é dinâmico, o que faz com que seja possível visitá-lo todas as semanas, sempre com novidades para apreciar e se divertir no espaço.
Então, que tal conferir as principais informações sobre esse centro cultural em Brasília?
- O que é o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília?
- O que fazer no CCBB Brasília?
- Quais são as principais exposições e os eventos realizados no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília?
- Casulo, de Darlan Rosa
- Améfrica, de Denise Milan
- Festival Urgente
- A Tensão, de Leandro Erlich
- Exposição do aniversário de Brasília
- Piquenique no CCBB Brasília
- Como chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
- Informações do CCBB Brasília
- Que tal morar perto do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília?
O que é o Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília?
O Centro Cultural Banco do Brasil de Brasília é uma das unidades que integra a rede de espaços culturais mantidos pela instituição financeira de mesmo nome. Seu objetivo é oferecer eventos, exposições e mostras culturais a toda a população.
O ambiente foi inaugurado ainda em 12 de outubro de 2000, no Edifício Tancredo Neves, que passou por uma reforma de adaptação do local.
Atualmente, o centro de cultura do Banco do Brasil Brasília é considerado um espaço totalmente democrático. Isso porque oferece uma programação variada e acessível para toda a população.
Ainda tem espaço ao ar livre, café, livraria, galerias e salas que permitem passar um tempo no local para relaxar, respirar a cultura e até mesmo a história de Brasília. Afinal, o CCBB está localizado em um dos prédios projetados por Oscar Niemeyer.
Leia mais: Conheça a história do espaço da arte moderna, o Museu de Arte de Brasília
O que fazer no CCBB Brasília?
O Centro Cultural Banco do Brasil realiza atividades nas áreas de cinema, música, artes cênicas, além de apresentar exposições e palestras e debates. Também realiza programas educativos e oferece espaços de convivência, restaurante, café, salas multiuso, jardins e praça central na qual ocorrem eventos abertos, como shows e espetáculos.
Isabella Righi
Psicóloga brasiliense
“O CCBB de Brasília é um bom programa para quem quer ir em exposições e fazer um passeio ao ar livre. Indico visitar no final de semana, para um café durante o dia, para ver exposições. Às vezes, há shows e apresentações a noite também”.
Ainda existe o CCBB Educativo. Esse é um programa voltado para o protagonismo da pessoa neurodiversa. Por isso, realiza ações de conscientização para garantir uma sociedade mais inclusiva e menos preconceituosa.
No CCBB Brasília também acontecem visitas guiadas, ateliê aberto, laboratório de artes, encontro com professores e mais. Com isso, crianças de idades variadas podem participar. Inclusive, há o Pequeníssimas Mãos, um projeto em que crianças de 0 a 3 anos experimentam o cinema via estímulos sensoriais e lúdicos.
Todas essas atividades deixam claro que o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília é um espaço que contribui bastante para a qualidade de vida de seus habitantes, além dos parques da cidade e outros atrativos.
Que tal aproveitar tudo isso morando próximo ao CCBB Brasília? Veja abaixo alguns imóveis disponíveis para alugar na região:
Leia mais: Como é viver na capital federal e o custo de vida em Brasília
Quais são as principais exposições e os eventos realizados no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília?
As principais exposições e os eventos realizados no CCBB Brasília são de grandes nomes do segmento artístico. Existem algumas opções permanentes e outras que mudam de acordo com a programação.
Casulo, de Darlan Rosa
A exposição permanente fica no espaço projetado por Darlan Rosa, que também criou o Zé Gotinha. Ele inseriu várias obras sensoriais em um espaço para crianças. Dessa forma, o parquinho de esculturas combina com a arquitetura do edifício do CCBB Brasília e ainda serve como brincadeira.
Améfrica, de Denise Milan
Outra exposição, permanente, que está instalada nos jardins do centro cultural, é a obra da paulista Denise Milan, “Améfrica”. Ela representa as mudanças da vida por meio de pedras, que vão ganhando novos moldes com o passar do tempo e pelo impacto da energia no ambiente.
Festival Urgente
No pré-carnaval, o Festival Urgente é realizado com uma programação multicultural. O evento muda todos os anos, mas é uma boa opção para ouvir samba e também ver outros tipos de apresentações.
A Tensão, de Leandro Erlich
A exposição trouxe várias obras de grandes proporções para causar o sentimento de tensão nos visitantes. Por isso, foram colocados janelas para jardins imaginários, um elevador de fundo infinito, uma piscina em que era possível ficar submerso sem se molhar etc.
Ou seja, o argentino Leandro Erlich utilizou elementos do dia a dia em condições diferenciadas daquilo que é normal. Acostumado a fazer esse movimento, é reconhecido em todo o mundo.
Exposição do aniversário de Brasília
Normalmente, existe uma programação específica para o aniversário da capital federal. Nos 62 anos, comemorados em 2022, foi realizado o projeto “O Jardim de Amílcar de Castro: neoconcreto sob o céu de Brasília”.
Assim, foi celebrado o centenário de Amílcar de Castro, um dos principais nomes da escultura do Brasil, e o aniversário da cidade.
Se você está planejando ver uma exposição itinerante, não deixe de conferir a programação anual no site do CCBB Brasília.
Piquenique no CCBB Brasília
Você, amigos e família também podem fazer piqueniques no jardim do CCBB Brasília. Eles são realizados nos jardins, mas é preciso seguir algumas regras. Por exemplo, é proibido delimitar ou reservar espaços, colocar ornamentos ou materiais decorativos nas árvores, nas instalações, nos postes e nos assentos.
Também é proibido fazer churrasco ou acender fogo e fogueira, e utilizar recreadores ou fazer qualquer atividade que não faça parte da programação do Centro Cultural Brasília.
Ou seja, você pode sentar, conversar e comer nos jardins do local. Também é permitido levar o seu animal de estimação com coleira e guia, se for de pequeno porte. Caso seja maior, também é preciso usar focinheira. Toda a sujeira do animal deve ser retirada pelo visitante.
Leia mais: Qualidade para viver nos bairros de Brasília em áreas planejadas e cheias de infraestrutura
Como chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Você pode chegar ao Centro Cultural Banco do Brasil Brasília usando carro próprio ou transporte coletivo. Inclusive, existem ônibus gratuitos a partir dos principais pontos do centro. Eles levam diretamente para o CCBB.
Os pontos de ônibus no centro saem dos seguintes locais:
- Teatro Nacional;
- SHN – Manhattan Plaza;
- SHS – Hotel Nacional;
- SBS -Galeria dos Estados;
- Biblioteca Nacional;
- UnB – Instituto de Artes;
- UnB – Biblioteca;
- CCBB.
Os horários são diversificados e, de modo geral, iniciam às 11h e terminam somente às 22h45min. Por isso, você pode visitar o Centro Cultural Banco do Brasil Brasília a qualquer momento do dia.
Informações do CCBB Brasília
Confira a seguir informações de funcionamento do CCBB de Brasília e o mapa de localização:
- Entrada: gratuita.
- Horário de funcionamento: das 9h às 21h, de terça a domingo.
- Telefone: (61) 3108-7600.
- Endereço: Asa Sul Trecho 2, Edifício Tancredo Neves – Brasília.
Que tal morar perto do Centro Cultural Banco do Brasil Brasília?
Se você se impressionou com a quantidade de atividades oferecidas no CCBB, que tal encontrar um lugar próximo para morar?
Se você está se mudando para a Capital Federal ou já vive na cidade, pode achar o imóvel ideal com os filtros de pesquisa do QuintoAndar ou usando o mapa interativo da cidade.
Dessa forma você pode encontrar a casa ou o apartamento com as características que você precisa. Acesse o site ou app do QuintoAndar e confira todas as opções de imóveis disponíveis em Brasília!