Na sua casa, existe chuveiro a gás ou elétrico? Afinal, ambas são utilizadas nos lares brasileiros, principalmente nas regiões sul e sudeste. No entanto, as alternativas apresentam prós e contras — e é preciso conhecê-las para definir qual é o melhor modelo para você.
O chuveiro mais econômico e eficiente vai mudar de acordo com o uso. Além disso, é importante considerar as suas preferências e necessidades. Afinal, é fundamental ter conforto para tomar um banho quentinho e gostoso sempre que você quiser, concorda?
Entenda como funcionam os dois modelos, como é a instalação no banheiro e saiba qual é o mais adequado para você.
Confira o que você vai ler por aqui:
- Chuveiro a gás: vantagens, funcionamento e considerações
- Qual a vantagem do chuveiro a gás?
- Chuveiro elétrico: vantagens, funcionamento e considerações
- Qual a vantagem do chuveiro elétrico?
- Comparação entre chuveiro a gás e chuveiro elétrico
- Fatores a considerar na escolha do sistema de aquecimento de água
- Com o QuintoAndar você encontra seu imóvel do jeito que quiser!
Chuveiro a gás: vantagens, funcionamento e considerações
O chuveiro a gás é um modelo com aquecimento de água feita um aquecedor específico, normalmente instalado na área de serviço. Seu funcionamento é semelhante ao do fogão convencional com gás encanado. Ou seja, o chamado Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) acende a chama e distribui para a ducha.
Por esse motivo, existem algumas questões relevantes a considerar no processo de implementação desse sistema. O principal é o ponto de fornecimento do combustível, que requer uma tubulação adequada.
Em condomínios, ela já está prevista na planta, geralmente. Caso você queira instalá-la, é preciso conversar com o síndico para verificar o que é necessário e se existe essa possibilidade.
Já em casas, é possível fazer a implementação com mais facilidade, caso você deseje. Ainda assim, os custos são mais elevados do que o chuveiro elétrico. Inclusive, porque o procedimento precisa ser feito por profissionais especializados para evitar problemas.
Entre as dificuldades que podem surgir estão o vazamento de gás, se o sistema de instalação do aquecedor e da tubulação for mal feito. Nesse caso, é preciso inutilizar o sistema e consertá-lo imediatamente.
Devido ao tipo de funcionamento, a água no chuveiro a gás já chega aquecida. Isso tende a trazer mais conforto, porque o momento de ir ao banheiro e tomar uma ducha tende a se tornar mais relaxante.
Qual a vantagem do chuveiro a gás?
A vantagem do chuveiro a gás é proporcionar mais conforto e um aquecimento de água mais eficiente. Isso porque ela esquenta antes de chegar ao chuveiro, o que proporciona banhos mais quentes. Ainda tem uma vazão maior do que o outro modelo.
Ainda existem outros benefícios. Eles são:
- Sem chance de picos de consumo, o que costuma acontecer com a eletricidade nos horários mais solicitados do dia;
- Funcionamento mesmo sem energia elétrica;
- Diversidade de capacidade e tamanhos;
- Chuveiro com tecnologia, já que existem até modelos digitais;
- Segurança e eficiência, quando o sistema é bem instalado;
- Espaço pequeno para o aquecedor. Ele costuma ficar na área de serviço, instalado na parede;
- Possibilidade de distribuir água quente para todas as torneiras da sua casa;
- Alta durabilidade, já que o chuveiro não exige trocas nem manutenção, apenas o aquecedor;
Chuveiro elétrico: vantagens, funcionamento e considerações
O chuveiro elétrico é o modelo mais tradicional nas casas brasileiras. Ele conta com uma resistência interna para fazer o aquecimento da água. Portanto, tem as opções “verão/morna”, “inverno/quente” ou “desligado/ligado”. A partir desses padrões, é possível controlar a temperatura, que pode chegar a superquente em aparelhos mais modernos.
A instalação de chuveiro elétrico é um processo mais simples, que exige somente um ponto para conexão com a energia elétrica. Por outro lado, ele apresenta um consumo alto.
Tanto é que uma estimativa feita pela Enel, em São Paulo, em 2021, destacava que o uso desse equipamento por 10 minutos na potência máxima por dia chega a custar R$ 28,93 no mês.
Outro problema é que o sistema pode ser perigoso. Afinal, ele combina água e eletricidade. Por isso, é indicado fazer a troca do chuveiro com profissionais, para que os fios sejam isolados da maneira correta.
Ainda considere a necessidade de manutenções mais frequentes, porque a resistência tende a queimar. Sem contar que um aparelho muito grande para a capacidade de vazão do imóvel também levará ao não funcionamento adequado.
Aqui, vale a pena destacar que também existe o chamado chuveiro eletrônico. Ele é um modelo moderno e com regulagem de temperatura por meio de uma haste suspensa. Com isso, há mais opções para controlar o aquecimento de água.
A única diferença para o sistema elétrico é essa. O restante do funcionamento é igual, sendo que esse modelo é muito aceito no Brasil.
Qual a vantagem do chuveiro elétrico?
A vantagem do chuveiro elétrico é, especialmente, a facilidade de instalação. Com isso, o custo é mais baixo, ainda que exija a manutenção com mais frequência. Isso porque você pode trocar somente a resistência, em vez de todo o aparelho. Ainda fica mais fácil controlar a temperatura exata que deseja e o sistema eletrônico é seguro por permitir a mudança de quente para frio com o aparelho ligado.
Veja mais benefícios do chuveiro elétrico:
- Economia, tanto na instalação quanto na manutenção e na compra dos aparelhos;
- Sem necessidade de espaço específico, pois não se usa aquecedor;
- Menor consumo de água para seu funcionamento;
- Sem oscilações de temperatura;
- Mais opções de regulagem de temperatura, quando o modelo é eletrônico;
- Menor chance de queima da resistência, se o modelo for eletrônico.
Leia também: 6 dicas para evitar o desperdício e economizar na conta de luz
Comparação entre chuveiro a gás e chuveiro elétrico
Na comparação entre chuveiro a gás e chuveiro elétrico, é preciso considerar vários aspectos. Um deles é o aquecimento de água, que leva à mais conforto no banheiro.
No modelo com resistência, esse processo ocorre em poucos segundos, pois é feita diretamente no equipamento. Já no sistema com GLP, a temperatura aumenta no aquecedor e só depois passa pela tubulação e chega ao aparelho.
Também é importante pensar na vazão para decidir entre chuveiro a gás ou elétrico. Nesse caso, o sistema aquecido por GLP é melhor, porque tem um fluxo maior. Por sua vez, isso pode levar a um gasto de água maior.
Com relação aos preços, essa comparação pode variar muito de acordo com as tarifas vigentes. No entanto, com a alta tanto do gás quanto da energia elétrica, uma pesquisa identificou que o uso do GLP pode ficar mais caro.
O mesmo levantamento percebeu que o botijão é mais econômico do que o gás encanado. Como o aquecimento de água em chuveiro é feito pelo aquecedor ligado à tubulação, o gasto tende a ser mais alto.
Outra boa economia, segundo a mesma análise, é no uso do chuveiro eletrônico. Nesse caso, a redução de gastos é bastante significativa, sendo que o custo chega a ser ⅓ do aquecimento a gás.
Leia também: Aprenda como tirar ar do chuveiro em poucos passos
Fatores a considerar na escolha do sistema de aquecimento de água
Os fatores a considerar na escolha do sistema de aquecimento de água são:
- Consumo de energia, considerando o custo do GLP e da eletricidade na sua cidade;
- Manutenção, seja do aquecedor, seja pela troca de resistência ou do aparelho de chuveiro;
- Perfil do consumidor, isto é, quais são suas preferências e prioridades;
- Desvantagens dos dois sistemas de aquecimento de água.
Em relação a esse último ponto, é preciso destacar que o chuveiro a gás deixa a água mais quente, o que aumenta o conforto. No entanto, ela demora mais para esquentar e o gasto pode ser maior, como vimos na pesquisa realizada.
Por sua vez, o chuveiro elétrico tem menos vazão e nem sempre permite controlar bem a temperatura — exceto no modelo eletrônico. Além disso, se a energia elétrica aumentar em uma proporção maior do que o gás, o custo será mais elevado, e a necessidade de manutenção é maior.
Com o QuintoAndar você encontra seu imóvel do jeito que quiser!
Agora que você sabe como funciona chuveiro a gás ou elétrico, está na hora de tomar a sua decisão. Afinal, a partir dessa escolha, você pode achar o imóvel ideal para evitar reformas e garantir o máximo de conforto.
Conte com o QuintoAndar nesse processo! Com os nossos filtros de pesquisa, você seleciona tudo o que deseja e encontra seu novo lar!
Acesse o site ou app do QuintoAndar e ache o melhor imóvel para você!