Você sabia que não é necessário ir para o exterior para morar em um local com temperaturas mais baixas? É que por mais que o país seja predominantemente tropical, algumas das cidades mais frias do Brasil resolvem esse problema aqui mesmo, em território nacional!
Então, quem ama o inverno ou quer morar bem longe do calor, pode gostar de conhecer alguns municípios do Sul e Sudeste do país que proporcionam clima gelado e, às vezes, até mesmo a incidência de neve e geadas.
Continue a leitura deste artigo e veja quais são algumas das 10 cidades mais frias do Brasil!
Navegue pelo conteúdo
- Quais são as cidades mais frias do Brasil?
- 1. Urupema (SC)
- 2. Bom Jardim da Serra (SC)
- 3. São José dos Ausentes (RS)
- O Sul do Brasil espera por você
- 4. São Joaquim (SC)
- 5. Campos do Jordão (SP)
- 6. Gramado (RS)
- 7. São Bento do Sul (SC)
- 8. Nova Friburgo (RJ)
- 9. Canela (RS)
- 10. Monte Verde (MG)
- Seu novo lar pode estar em Minas Gerais
- Escolha uma das cidades mais frias do Brasil para chamar de lar
Leia também: Conheça as 8 melhores cidades de Santa Catarina e saiba onde morar com qualidade e infraestrutura no Sul do Brasil
Quais são as cidades mais frias do Brasil?
Se você está procurando um lugar para morar que ofereça qualidade de vida e bem-estar, uma das cidades mais frias do Brasil pode ser uma boa opção. Afinal, essas regiões costumam oferecer uma série de vantagens, como redução do estresse e melhor qualidade do sono, por exemplo.
Nesse sentido, existem alguns municípios brasileiros que se destacam por temperaturas mais baixas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Elas estão nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e, acredite se quiser, no Rio de Janeiro!
Essas são algumas das 10 cidades mais frias do Brasil:
- Urupema – Santa Catarina
- Bom Jardim da Serra – Santa Catarina
- São José dos Ausentes – Rio Grande do Sul
- São Joaquim – Santa Catarina
- Campos do Jordão – São Paulo
- Gramado – Rio Grande do Sul
- São Bento do Sul – Santa Catarina
- Nova Friburgo – Rio de Janeiro
- Canela – Rio Grande do Sul
- Monte Verde – Minas Gerais
Confira abaixo as principais características de cada uma delas!
1. Urupema (SC)
Urupema, em Santa Catarina, é considerada a cidade mais fria do Brasil. Localizada a uma altitude de 1.335, a temperatura média anual da região costuma ser de 14° C. Nos meses mais quentes, o termômetro não passa dos 18° C.
Aliás, com pouco mais de 2.600 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse é um dos poucos municípios brasileiros com incidência de neve e geadas em alguns momentos do ano.
2. Bom Jardim da Serra (SC)
Localizada na Serra Catarinense, a 1.450m de altitude, Bom Jardim da Serra tem uma temperatura média anual de 15° C. Ou seja, se tem uma coisa que a região entende, é de frio!
São apenas 4.026 habitantes na cidade, de acordo com o IBGE, o que torna o local perfeito para quem quer aproveitar temperaturas mais baixas e qualidade de vida ao lado de uma arquitetura colonial preservada que torna o dia a dia dos moradores ainda mais agradável.
3. São José dos Ausentes (RS)
Em seguida, diretamente da Serra Gaúcha e a 1.200m de altitude, São José dos Ausentes tem uma temperatura média anual de 14° C.
A pequena cidade com cerca de 4 mil pessoas também costuma ter incidência de neve e geadas, tornando o local excelente para quem gosta de aproveitar momentos de lazer praticando esportes de inverno, por exemplo.
O Sul do Brasil espera por você
Que tal aproveitar todas as vantagens do Sul do Brasil para começar uma nova história? Clique aqui para verificar os imóveis disponíveis para alugar na região ou veja algumas opções selecionadas abaixo.
4. São Joaquim (SC)
Também na Serra Catarinense, São Joaquim tem quase 26 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e está localizada a 1.360m de altitude. Por isso, a temperatura média anual é de 10° C.
Quem gosta de se aventurar em atividades como trekking, escalada e rafting pode gostar de morar na cidade para explorar esses atrativos aos finais de semana. Outra vantagem da Capital Nacional da Maçã, como a região também é conhecida, são as paisagens naturais exuberantes, com cachoeiras, lagos e florestas.
5. Campos do Jordão (SP)
Campos do Jordão tem 46.794 habitantes, de acordo com o IBGE, e está localizada na Serra da Mantiqueira, no estado de São Paulo.
O local é conhecido como a “Suíça brasileira” por proporcionar uma vista natural exuberante, arquitetura europeia e, é claro, clima frio. A temperatura média anual é de 15° C.
Além disso, entre os meses de julho e agosto, é possível aproveitar momentos com neve e geadas na cidade.
6. Gramado (RS)
Achou que Gramado ia ficar de fora? Essa que é uma das cidades mais desejadas do Brasil está localizada na Serra Gaúcha, a 850m de altitude, e tem uma população de pouco mais de 40 mil habitantes, conforme informações do IBGE.
Por mais que seja um destino popular para o turismo de lazer, morar em Gramado pode ser uma excelente ideia para quem gosta do clima mais ameno no dia a dia. Afinal, a temperatura média anual varia de 20° C a 25° C. No inverno, a variação registrada costuma ser de 8° C a 17° C.
Leia também: Melhores cidades do Rio Grande do Sul: conheça algumas opções para morar com qualidade de vida
7. São Bento do Sul (SC)
Também na Serra Catarinense, São Bento do Sul tem uma população de 83.77 pessoas e está a 838m de altitude. Com uma temperatura média anual de 16° C, a economia da região é baseada na indústria e no turismo.
A arquitetura do local remete às influências europeias e é ideal para quem procura alguma das cidades mais frias do Brasil para morar!
8. Nova Friburgo (RJ)
Por mais que o estado do Rio de Janeiro seja conhecido pelas altas temperaturas, especialmente durante o verão, Nova Friburgo aparece como uma das opções entre as cidades mais frias do Brasil, com uma temperatura média anual de 18° C.
De acordo com o IBGE, moram cerca de 189 mil pessoas na região da Serra Fluminense. A cidade está localizada a uma altitude de 846m e é rodeada por uma vista natural exuberante e um clima ameno durante todo o ano.
9. Canela (RS)
Outra representante do Rio Grande do Sul entre as cidades mais frias do Brasil é Canela, uma cidade localizada a 837m de altitude e com pouco mais de 48 mil habitantes, conforme dados do IBGE.
A temperatura média anual costuma girar em torno dos 16° C. Então, se você está pensando em morar pertinho do frio em uma região com diversos encantos para aproveitar no dia a dia, Canela pode ser um excelente novo endereço!
10. Monte Verde (MG)
Por fim, também é possível encontrar uma das cidades mais frias do Brasil para morar em Minas Gerais! Localizada a 1.555m de altitude, Monte Verde – um distrito do município de Camanducaia – registra uma temperatura média anual de 16° C.
Além do clima agradável durante todo o ano, o local é conhecido por ser muito romântico. Ou seja: é um local perfeito para começar uma nova família!
Seu novo lar pode estar em Minas Gerais
Se você ainda não decidiu onde morar, fique sabendo que Minas Gerais se destaca entre as melhores regiões do Brasil para morar bem. Então, que tal explorar os imóveis disponíveis para alugar na região? Se preferir, confira algumas opções disponíveis abaixo.
Escolha uma das cidades mais frias do Brasil para chamar de lar
Agora que você conhece algumas das cidades mais frias do Brasil, conte com o QuintoAndar para facilitar a escolha do seu próximo lar! Aproveite os mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o imóvel que você sempre sonhou em uma região com temperaturas mais baixas durante o ano todo.
E que tal continuar navegando aqui no MeuLugar para saber mais sobre as regiões brasileiras? No nosso portal, você encontra tudo sobre as localidades de destaque do país e tira todas as suas dúvidas para dar o próximo passo com a garantia de fazer uma escolha assertiva para morar bem!