O papel de parede é uma alternativa incrível quando a ideia é renovar qualquer tipo de cômodo sem muita complicação. Mas, em meio a tantas possibilidades de cores e estampas na hora de escolher o modelo ideal para o projeto, as dúvidas sobre como colocar papel de parede podem atrapalhar todo o processo. Por conta disso, esperamos esclarecer nesse artigo algumas orientações práticas para que seu revestimento fique impecável! Veja como você pode fazer isso a seguir.
Navegue pelo conteúdo:
- Papéis de parede ou tinta?
- Cuidados antes da aplicação
- Materiais para colocar papel de parede
- Passo a passo de como colocar
- Onde colocar?
- Como fazer em imóvel alugado
- Casa nova, papel de parede novo
Papéis de parede ou tinta?
Antes de pensar em como colocar papel de parede em algum cômodo da sua casa, vale a pena você pensar quanto pode gastar e o que quer para o momento.
O papel de parede já foi um produto muito caro e acessível, mas,atualmente, o mercado já oferece opções de boa qualidade e com preços mais acessíveis. Ainda assim, a pintura segue sendo um recurso mais barato para quem deseja apenas trocar a cor de uma parede, enquanto os papéis de parede oferecem estampas variadas.
Há dois grandes diferenciais na comparação do papel de parede em relação à pintura. E são eles que devem pesar na balança na hora da escolha:
Durabilidade
Apesar de ser um pouco mais caro do que pintar um ambiente, aplicar um papel de parede é uma opção que, no longo prazo, pode equilibrar em termos de custos. Quando bem cuidado e com a limpeza feita adequadamente, o papel de parede pode manter as cores do ambiente vivas por mais tempo, enquanto a pintura, com o passar dos meses, acaba precisando de retoques ou, com os anos, até mesmo de uma total renovação.
Praticidade
Aplicar um papel de parede é uma operação muito mais rápida, prática e limpa do que pintar um cômodo inteiro. Na pintura, é preciso cobrir móveis, proteger o chão de respingos, lixar e eventualmente corrigir imperfeições ou cobrir buracos com massa nas paredes. No caso do papel de parede, basta que a superfície esteja limpa. E mesmo nos modelos que não são autocolantes e demandam a aplicação de uma cola específica, a instalação é muito mais fácil de ser feita.
+ Leia também:
– Papel de parede 3D: inspirações incríveis para você valorizar o seu imóvel
Como colocar papel de parede: cuidados antes da aplicação
Antes de aplicar qualquer tipo de papel de parede, é fundamental não apenas conferir se as medidas do material estão proporcionais, mas também se o local que vai receber o revestimento não possui rachaduras, desníveis, manchas de mofo, perfurações, infiltrações e pontos de umidade em geral.
Esse passo pré-aplicação é importante, porque sem a limpeza e a preparação da parede que receberá o papel, qualquer indício de sujeira ou excesso de poeira poderá contribuir para descolar o adesivo mais rapidamente.
Por isso, capriche em um bom acabamento. Uma parede nivelada facilita ainda mais o processo, além de evitar frustrações com pequenas falhas após a colocação do produto.
Não aplique diretamente o papel de parede em gesso ou em massa corrida, que são os materiais comumente usados para correções de imperfeições nas paredes. O ideal, antes da aplicação, é passar pelo menos uma demão de tinta acrílica e esperar por pelo menos sete dias para garantir que a aplicação irá aderir perfeitamente.
Outra dica que pode ajudar na durabilidade das cores, por exemplo, é verificar se o papel de parede ficará em um lugar onde haja exposição à luz do sol constante. Esse excesso de luminosidade influencia muito no desbotamento do papel de parede, a depender da qualidade do material. No entanto, o ideal é colocar em lugares sem muita incidência solar.
Materiais para colocar papel de parede
Agora que você já sabe como preparar a parede para receber a aplicação, veja o que pode ser necessário utilizar, dependendo do material adquirido:
- Broxa
- Cola branca para cantos de papel
- Cola de papel de parede em pó
- Escada
- Espátula
- Esponja
- Estilete
- Lápis para marcação
- Pano seco
- Recipiente para a cola
- Rolo de lã
- Tesoura
- Trena
Passo a passo de como colocar papel de parede
A seguir, listamos um passo a passo que pode te ajudar na etapa da aplicação:
- Calcule a medida da área total que receberá o papel, fazendo as marcações necessárias caso esteja próximo a batentes, janelas, tomadas e interruptores. Lembre-se de deixar uma folga de pelo menos 5 cm entre as partes de cima e debaixo e, caso opte por um modelo estampado, atente-se às pequenas sobras para acertar os encaixes dos desenhos.
- Retire os espelhos das tomadas e interruptores, deixando os buracos aparentes. Quando você passar com o papel de parede por cima deles, será mais fácil cortar com um estilete, para um acabamento mais bonito.
- Se o seu modelo não for do tipo adesivo, passe a cola no papel de parede com um rolo de pintura. Para facilitar, você pode despejar a cola em uma daquelas bandejas usadas para colocar tinta. Dependendo do modelo de papel de parede que você comprou, as instruções podem indicar passar a cola na parede também.
- Utilize a escada para iniciar a aplicação do papel de parede que, preferencialmente, deve ser feita de cima para baixo, de olho nos cantos para que as pontas não soltem. Vá alisando o papel até a parte inferior com uma espátula, para garantir que ele esteja bem fixado. Nesta etapa é comum que algumas bolhas se formem, mas elas costumam sair dentro de alguns dias.
- Sobrou papel? Essa é a hora que você pode utilizar, delicadamente, o estilete para recortar as sobras que estão na parede. Para finalizar e evitar manchas de cola, passe uma esponja umedecida para retirar os resquícios e excessos que ficaram do processo.
- Após 24h da aplicação ter sido feita, seu cantinho estará renovado, com uma nova atmosfera para seguir decorando e dando mais graça ao lar!
Onde colocar papel de parede?
Que um papel de parede dá um toque de cor e textura em paredes vazias você já sabe. Mas já pensou em usar esse material em outras partes da casa?
Quando o papel é instalado em locais inesperados, ele deixa a sua casa cheia de estilo e surpreende suas visitas. Com criatividade, você pode transformar gavetas, armários e até as escadas da sua casa com a ajuda deste item.
- Teto: dependendo do tipo de papel de parede que você escolher, já dá para mudar toda a cara de um cômodo, sem precisar aplicar nas paredes. Mas, vale um alerta: evite tons mais escuros, pois eles podem fazer com que o teto pareça mais baixo,assim como os mais claros dão maior sensação amplitude.
- Banheiro: com a evolução do material, os cômodos “úmidos” de uma casa também se tornaram elegíveis a esse tipo de recurso. Tanto que temos um artigo especial somente sobre papel de parede para banheiro.
- Portas: da mesma forma que pode ser pintada, uma porta também pode receber um papel de parede e ter seu visual totalmente alterado. No entanto, é preciso que seja uma porta completamente lisa, sem entalhes na madeira ou qualquer tipo de relevo.
- Fundos de armários: você pode dar um toque mais alegre a alguns móveis da sua casa, como colocar papel de parede no fundo de armários – especialmente se tiverem portas de vidro – e estantes, por exemplo.
- Cabeceira da cama: o recurso é uma boa forma de você demarcar a parede onde uma cama fica encostada, seja apenas demarcando a extensão da cabeceira ou cobrindo toda a superfície dela.
Como colocar papel de parede em imóvel alugado
Se você tem um imóvel próprio, basta comprar o material e aplicar. Mas se o imóvel não é seu e você está apenas alugando, é preciso levar algumas coisas em consideração.
Neste caso, vale a pena fazer um contato com a pessoa que é dona do imóvel e propor esse tipo de mudança no cômodo que você deseja mudar. Afinal, a aplicação de um papel de parede é algo que dura por muitos anos, mais até do que os três anos de um contrato de aluguel.
No QuintoAndar, o contato entre inquilinos e proprietários é prático e fácil, e não há nada como um bom diálogo. Afinal, esse tipo de intervenção, além de deixar o imóvel mais bonito para quem mora, também pode valorizar a propriedade.
Casa nova, papel de parede novo
Se você estiver de mudança ou pensando em se mudar no futuro, a escolha de um imóvel para morar é muito mais fácil no QuintoAndar. Temos opções de imóveis para alugar ou comprar em mais de 40 cidades brasileiras.
Disponibilizamos, em nossa plataforma, mais de 70 filtros para você refinar a sua pesquisa e buscar imóveis com as características que precisa para um verdadeiro lar.
Pelas fotos em nossos anúncios, todas feitas por fotógrafos profissionais, antes mesmo de visitar um imóvel e de pensar em se mudar você já vai conseguir pensar em como colocar papel de parede na sala, nos quartos e até no banheiro!