Conhecido por sua cor vibrante e cheia de energia, o Girassol é significa felicidade e o amarelo de suas pétalas pode simbolizar calor, lealdade, entusiasmo e vitalidade. Com uma beleza ímpar, apesar de resistente, essa espécie de flor também precisa de cuidados para florescer e se manter saudável. 

Neste conteúdo, vamos ensinar algumas dicas de como cuidar de Girassol, quais os principais cuidados que você deve ter e até mesmo algumas características dessa flor. Continue a leitura e anote tudo para não errar na hora do cultivo. Vamos lá? 

Navegue pelo conteúdo:

Leia também: Como cuidar de orquídeas em apartamento 

O Girassol

Nativa da América do Norte, o Girassol se reproduz por meio de suas sementes e tem como nome científico Helianthus annus, cujo significado é “flor do sol”. Ela é uma espécie bastante resistente e costuma florescer entre a primavera e o verão, mas você pode cultivá-la o ano todo – desde que em temperaturas entre 18 e 30°C.

Além de deixar qualquer ambiente mais iluminado, a flor de girassol tem um fruto seco, onde as sementes podem ser apreciadas cruas ou assadas em diversas receitas saudáveis e ainda pode ser usada para a produção de óleo vegetal.

Como já falamos no começo deste artigo, o Girassol simboliza muitas coisas boas, por isso, é uma ótima flor para se ter em casa e atrair energias mais positivas e alegrias para o seu lar. 

Leia também: Flores para jardim: 8 espécies para ter em casa

Como cuidar de girassol?

Confira algumas dicas para cuidar de Girassóis para mantê-los mais lindos e saudáveis: 

Imagem de vários girassóis em um jardim.
Leve um pouco mais de alegria, boas energias e vitalidade para o seu lar com lindos Girassóis.

Iluminação e temperatura

Como o próprio nome já sugere, os Girassóis gostam de luz solar e se desenvolvem em ambientes mais quentes. Se você está cultivando no  jardim, lembre-se de que o espaço deve bater sol durante o dia,  agora se você está cuidando das flores dentro de casa, garanta que recebam luz solar direta pelo menos  seis horas por dia.

Já em relação a temperatura a ideia é a mesma, essa espécie prefere os climas mais quentes e  capazes de suportar calor muito próximo dos 40 graus. Ou seja, se você pode em regiões mais geladas, fique de olho para que não fiquem expostas ao frio. 

Irrigação

O Girassol não gosta de solo muito seco ou extremamente encharcado. Sendo assim, a dica aqui é observar o solo e mantê-lo sempre úmido – e tome cuidado, o excesso de regas irá matar os girassóis.  Se a flor estiver no seu jardim e houver períodos de muita chuva, talvez não seja nem necessário regar manualmente. 

Pragas

Esse ponto de atenção é mais para as flores que são plantadas em jardins. Apesar de ser resistente em relação às pragas, os girassóis costumam ser vítimas de mariposas que depositam seus ovos no meio da flor. Se isso acontecer será necessário remover os ovos um a um. Além disso, caso aconteça uma invasão de pragas pode ser necessário contratar um serviço de dedetização especializado. 

Poda

Essa espécie de flor costuma florescer apenas uma vez ao novo, por isso, na maioria das vezes não é necessário podar, se o seu objetivo não for colhê-los. A poda é recomendada em casos em que há muitas flores plantadas juntas para evitar que um girassol derrube o outro. 

Outra dica interessante é retirar aqueles que ficaram menores e mais fracos. Dessa forma, você aumenta o espaço entre os girassóis e garante que apenas aqueles que ficarão fortes e bonitos permaneçam plantados. 

Fertilização

Os Girassóis sobrevivem bem a diferentes tipos de solo (desde que seja macio, solto e leve para facilitar o plantio) e variações de pH. No entanto, o ideal é plantá-los em solo de pH neutro e com vários nutrientes. Vale salientar que, inclusive, a fertilização do solo não é recomendada, a não ser que a ideia seja obter flores mais altas. 

Seu lar ainda mais bonito com flores saudáveis

Esperamos que com as nossas dicas fique ainda mais fácil cuidar de Girassol. E se você estiver procurando um novo cantinho para chamar de seu, não deixe de escolher um que comporte esse projeto. No QuintoAndar, você aproveita mais de 70 filtros de busca para te ajudar e achar os imóveis com jardim do jeito que você sempre sonhou. Tudo isso de uma forma muito simples e rápida.

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.