O piso de madeira é, sem dúvidas, um dos queridinhos na hora de escolher o revestimento da casa. Além de seu design único – e que nunca sai de moda –, esse material tem fácil manutenção, traz uma sensação de aconchego e, dependendo do tipo de madeira, oferece conforto térmico e acústico.
Mas, assim como em qualquer outro piso, existem alguns cuidados que você deve ter na hora de fazer a limpeza. Por isso, neste artigo, separamos um passo a passo completo de como limpar piso de madeira e dicas do que evitar nesse processo. Separe seu bloco de notas e continue a leitura. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- Tipos de pisos de madeira
- Piso de madeira maciça
- Piso de madeira de demolição
- Piso taco
- Piso parquet
- Piso vinílico ou laminado
- Veja um passo a passo de como limpar piso de madeira
- 1. Use uma vassoura ou aspirador de pó
- 2. Escolha um pano macio
- 3. Faça uma mistura com água e detergente neutro
- 4. Passe um pano seco
- O que evitar na hora de limpar piso de madeira
- Seu novo lar limpo e cheiroso por mais tempo
Leia também: Tipos de piso: dicas e inspirações para o seu lar
Tipos de pisos de madeira
Os pisos de madeira são extremamente versáteis e você encontra disponíveis em diferentes materiais e formatos. A escolha do modelo ideal vai depender do projeto de decoração, do seu orçamento e até mesmo, de como você pode fazer a manutenção do piso. Confira quais são os principais tipos:
Piso de madeira maciça
O piso de madeira maciça é um dos modelos mais tradicionais. Ele é uma ótima alternativa para criar ambientes mais sofisticados e clássicos, além de proporcionar uma sensação de conforto térmico. Esse tipo de piso de madeira também pode ser lixado e envernizado diversas vezes para deixá-lo sempre brilhante e com aspecto de novo.
Piso de madeira de demolição
Como o nome já sugere, esse tipo de piso é feito a partir de móveis e estruturas antigas de madeira que seriam descartadas, mas são recicladas para diversos tipos de reutilização.
Além do custo ser mais em conta que de uma madeira nova, esse modelo proporciona uma aparência única e, se bem cuidado, tem alta durabilidade. Você também pode investir nesse material para fazer uma mesa de jantar, bancos ou decks, por exemplo.
Leia também: Aprenda como fazer mesa de madeira simples
Piso taco
Os tacos podem ser uma ótima opção se você busca uma decoração retrô para a sua casa ou apartamento. Apesar de ter uma instalação mais demorada e a necessidade de ser feita por um especialista, esse tipo de piso de madeira tem altíssima durabilidade. Você também o encontra em diferentes cores e pode envernizar sempre que achar necessário dar mais brilho e melhor acabamento.
Piso parquet
O parquet é um tipo de piso de madeira bem parecido com o taco, já que é fabricado com as mesmas placas de madeira. Feito por meio de material maciço, além da alta durabilidade você consegue um resultado elegante e cheio de estilo para a sua casa. Tendo alguns cuidados ao longo dos anos e aplicando verniz, o parquet mantém seu brilho e charme único.
Piso vinílico ou laminado
Moderno, prático e de fácil instalação os pisos vinílicos os laminados são ótimas opções para quem busca aliar beleza e praticidade. A diferença entre eles está, basicamente, no material de fabricação de cada um.
Enquanto o piso laminado é composto de materiais derivados da madeira, o piso vinílico é fabricado com cloreto de vinila ou PVC. Além de ter um ótimo custo-benefício, você encontra uma variedade enorme de cores e formatos.
Leia também: Como limpar piso laminado em 5 passos e deixá-lo brilhando
Veja um passo a passo de como limpar piso de madeira
Agora que você já sabe quais são os principais tipos, vamos ao passo a passo de como fazer a limpeza diária dos pisos de madeira. Embora existam mais de um modelo, o processo de limpeza é igual para todos eles. Confira:
1. Use uma vassoura ou aspirador de pó
Assim como ensinamos no passo a passo de como limpar porcelanato, no piso de madeira você também deve começar por uma limpeza superficial. Utilize uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó para remover a poeira antes de passar o pano.
2. Escolha um pano macio
Você pode utilizar um mop (espécie de esfregão com tiras de pano macio na ponta) que absorve as impurezas, sem que você tenha contato direto com os resíduos e os produtos de limpeza. Ou, se preferir, pode usar um rodo com o pano de microfibras úmidos colocado na ponta, que é uma ótima opção também.
As duas sugestões de equipamentos são ideais para a limpeza de piso laminado, já que conseguem limpar bem sem agredir o piso com pouco esforço. Além disso, esses panos não soltam pêlos, nem linhas e têm uma boa durabilidade.
3. Faça uma mistura com água e detergente neutro
O básico sempre funciona, por isso, recomendamos que você utilize uma mistura de detergente neutro e água. Mas, lembre-se: a madeira não é muito amiga da água, então não encharque o pano para não danificar o piso.
Para a solução, adicione dois litros de água em um balde e vá colocando o detergente aos poucos. Depois, agite a mistura com as mãos até formar espuma e mergulhe um pano macio. Por fim, com a ajuda de um rodo, esfregue o pano pelo piso indo sempre no mesmo sentido – não esqueça de antes, torcer bem para tirar o excesso de líquido do pano. Caso tenha alguma mancha mais resistente e difícil de sair, você pode usar água morna para fazer a mistura.
Outra dica é que, se preferir, você também pode recorrer a produtos específicos para fazer a limpeza do piso de madeira. Há modelos em que você pode aplicar o produto diretamente no piso e outros, em que é necessário diluir em água. Porém, sempre antes de aplicar em toda a área, leia as recomendações do fabricante e aplique em um cantinho para conferir o resultado.
4. Passe um pano seco
Para finalizar o processo de limpeza, passe um pano macio e seco por toda área para dar acabamento e secar qualquer resquício de água que possa ter ficado no piso. Prontinho, seu revestimento de madeira estará novinho em folha.
O que evitar na hora de limpar piso de madeira
Não há muitos segredos em como limpar piso de madeira, o processo é simples e fácil. Porém, há algumas práticas que podem estragar o seu revestimento, por isso, separamos algumas dicas. Veja só:
- Nunca jogue água diretamente na madeira, pois em contato com excesso de água o piso pode inchar e danificar;
- Não use produtos que contenham silicone e/ou abrasivos como água sanitária e saponáceos, pois podem manchar o piso;
- Não use lixas e esponja de aço, pois elas podem tirar o brilho e arranhar o piso, além de acelerar o processo de desgaste;
- Bicarbonato de sódio e sódio são ótimos aliados para limpeza em geral, mas no caso do revestimento de madeira evite usá-los, já que pode deixar o piso esbranquiçado e opaco.
Seu novo lar limpo e cheiroso por mais tempo
Agora que você já sabe como limpar piso de madeira, é só colocar as nossas dicas em prática para manter seu lar mais aconchegante e limpo para você e sua família. Se você chegou até aqui porque está pensando em instalar um piso de madeira, saiba que no QuintoAndar você encontra diversos imóveis com esse revestimento.
Aproveite para encontrar a casa dos seus sonhos utilizando nossa ferramenta de pesquisa avançada, além de conferir fotos tiradas por profissionais e fazer um tour virtual pelos cômodos. Dessa forma, você consegue visualizar o piso de madeira e escolher aquele que mais te agrada. Tudo isso de uma forma simples e rápida!