Com o avanço da tecnologia e as mudanças de consumo, principalmente após a pandemia de Covid-19, realizar compras na internet passou a ser não só uma forma mais prática e barata, como também necessária – já que não podíamos sair de casa.
E esse novo hábito veio para ficar, afinal você consegue realizar compras online de uma maneira muito mais simples, encontrar um leque de variedades de produtos e preços, além de conseguir entregas rápidas – às vezes até para o mesmo dia.
A prova disso é o crescimento cada vez mais rápido e expansivo do e-commerce. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google e a Euromonitor, a previsão é de que, até 2025, o comércio eletrônico cresça 42% no Brasil, sendo o varejo responsável por 39% desse crescimento de vendas.
No entanto, ainda muitas pessoas se questionam se comprar pela internet é seguro, já que ouvimos muitos casos de golpes e fraudes no mundo digital. A resposta simples é que sim! Realizar compras na internet é seguro, desde que você esteja atendo há alguns detalhes e siga boas práticas para compras online.
E se você está pensando em mobiliar seu novo lar ou apenas fazer compras para a casa, elaboramos uma lista com 10 cuidados que você deve ter na hora de adquirir seus produtos pela internet. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Compre em sites de marcas conhecidas e confiáveis
- 2. Verifique se o site é seguro
- 3. Pesquisa a reputação da loja
- 4. Procure por informações da empresa no site
- 5. Evite usar redes públicas de WI-FI
- 6. Use dispositivos seguros
- 7. Crie senhas fortes
- 8. Prefira usar um cartão virtual
- 9. Compartilhe somente dados necessários
- 10. Registre os passos das compras na internet
- Faça suas compras na internet com tranquilidade e segurança
1. Compre em sites de marcas conhecidas e confiáveis
Prefira realizar compras em sites de marcas que você já conhece – ou que são nacionalmente conhecidas e de renome – e que já seja cliente das lojas físicas.
Assim, você minimiza as chances de cair em um golpe, afinal, os sites e aplicativos dessas empresas costumam estar com tudo em ordem e prometem uma boa experiência de compra.
No entanto, fique atento se o endereço no site está digitado corretamente na barra de navegação. Isso porque, atualmente, há muitos casos de falsas ofertas e clonagem de páginas da internet no qual reproduzem sites praticamente iguais aos oficiais, porém a ideia é conseguir senhas e acesso às informações do seu cartão de crédito.
Uma forma de evitar cair nisso, é sempre digitar manualmente o site ao invés de clicar em publicidades que recebe via redes sociais, e-mails etc.
2. Verifique se o site é seguro
Ao realizar compras na internet, é importante que você se certifique que o site está usando uma conexão segura que conta com o protocolo “https:/” ou o ícone de um cadeado.
Esse protocolo funciona como um selo de segurança que garante que seus dados estão seguros, já que o site não pode ser interceptado por terceiros. Se você encontrar essas informações na barra de endereço, significa que está seguro.
3. Pesquisa a reputação da loja
Sempre procure avaliações sobre a marca e investigar quais tipos de reclamações ou problemas os consumidores já tiveram com aquela empresa. Para isso, você pode usar sites de avaliações como o próprio Reclame Aqui ou Consumidor.gov.
Além disso, pode visitar as redes sociais da empresa e nota no Google para garantir que vai fazer uma compra confiável e sem surpresas.
Além disso, todos os anos, as entidades de proteção aos direitos do consumidor fazem uma blitz na internet. O objetivo é montar uma lista de sites fraudulentos. Uma boa fonte de consulta antes de clicar em algum link suspeito é a lista de reputação do Procon-SP.
A Ebit, entidade que mede constantemente a confiabilidade dos e-commerces, inclusive dando selos com níveis de certificação, tem sua lista de reputação das lojas, que vale a pena ser conferida.
4. Procure por informações da empresa no site
Busque por informações da empresa como CNPJ, endereço, telefone, central de atendimento ao cliente (SAC) e redes sociais. Isso demonstra que, pelo menos, a empresa existe e que caso você venha a ter algum problema com a sua compra online, vai saber onde recorrer para falar com a loja.
Além disso, já se informe sobre política de trocas e cancelamentos bem como se utilizam formas de pagamentos seguras e que você tenha disponível para usar.
5. Evite usar redes públicas de WI-FI
Não use redes de WI-FI públicas para realizar suas compras pela internet como de aeroportos, transportes públicos, restaurantes, shoppings etc. Isso porque elas podem conter vírus que roubam seus dados pessoais.
6. Use dispositivos seguros
Mantenha o sistema operacional do seu computador, tablet e celular sempre atualizado, bem como aplicativos e navegadores. Além disso, faça varreduras, periodicamente, com o antivírus para garantir que seus equipamentos estão seguros.
7. Crie senhas fortes
Essa não é novidade para ninguém, não é mesmo? Mas, vale reforçar que utilizar senhas fortes é muito importante para diminuir a chance de invasões. Por isso, nada de colocar data de nascimento, nome de filho, número de celular etc.
Outro ponto é que o ideal é não repetir senhas em plataformas diferentes, pois se caso acontecer algum vazamento de dados, você garante que não se estenda para várias contas.
Sabemos que nem sempre dá para lembrar de tudo e que pode ser um pouco chato precisar anotar senhas, fora que muitas vezes nem lembramos onde guardamos. Por esse motivo, nossa dica é utilizar gerenciadores de senhas ou aplicativos de cofres.
8. Prefira usar um cartão virtual
Se você for fazer compras online com o cartão de crédito, prefira sempre gerar um cartão virtual pelo aplicativo do seu banco que seja temporário e com o limite exato que você precisa. Outra boa prática é não escolher a opção de “guardar cartão” para as próximas compras, ou seja, deixar seus dados salvos na plataforma.
9. Compartilhe somente dados necessários
Na hora de realizar o pagamento da sua compra pela internet fique atento nos dados que está compartilhando com a plataforma de vendas. Normalmente, além dos dados do cartão, são solicitados endereço, CPF e nome do titular.
Em hipótese alguma informe a sua senha de transação do cartão. Além disso, nos campos de cadastro da conta, há muitos que são opcionais e você não precisa preencher.
10. Registre os passos das compras na internet
Por fim, lembre-se de registrar todos os passos transacionais da sua compra pela internet. Ou seja, guarde todos os e-mails e tire prints do processo, pois tudo isso pode servir como prova caso você tenha algum problema com a loja.
Faça suas compras na internet com tranquilidade e segurança
Esperamos que após a leitura deste conteúdo, você coloque em prática as nossas dicas e consiga realizar compras online sem medo de uma forma mais segura e tranquila. Se você gosta desse tipo de conteúdo, continue navegando pelo Meu Lugar, o portal de conteúdo do QuintoAndar – a maior imobiliária digital da América Latina. E se precisar de ajudinha para encontrar seu lar já sabe, não é? Pode contar com a gente!