Atualmente as varandas são uma das protagonistas nos apartamentos. Isso porque, além de permitir a ampliação do espaço interno, elas também têm grande versatilidade em seu uso.
Ou seja, o local pode ser adaptado como um cantinho gourmet, uma área social e até mesmo um ambiente para home office. Tornando-se o sonho de muitos comprar uma casa com varanda para desfrutar de bons momentos neste espaço do lar.
As possibilidades são diversas. No entanto, muitas vezes as condições climáticas ou incômodos como ruídos e poeiras são grandes desafios ao aproveitar esse espaço. E é aí que o fechamento de varanda com vidro se torna uma solução versátil, atraente e prática.
Mas para isso, você vai precisar se atentar a algumas regras do condomínio e autorizações de segurança, além de escolher o modelo de vidro ideal para a sua casa.
Confira a seguir dicas para tornar essa decisão mais segura e certeira. Vamos lá?
Navegue pelo conteúdo
- Benefícios do fechamento de varanda com vidro
- Segurança
- Ampliação do espaço
- Conforto
- Estética
- Valorização do imóvel
- Tipos de fechamento de varanda com vidro
- Sistema deslizante
- Sistema de painéis fixos
- Qual vidro escolher?
- Vidro temperado
- Vidro laminado
- Quanto custa o fechamento de varanda com vidro?
- O que considerar antes de fazer o fechamento de varanda com vidro?
- 1. Verifique as normas do seu condomínio
- 2. Contrate uma empresa séria
- 3. Exija os documentos necessários
- Cuidados e manutenção
- Faça um fechamento de varanda com vidro no seu lar
Leia também: Varanda aconchegante: guia com 5 dicas para montar e decorar a sua
Benefícios do fechamento de varanda com vidro
Não é atoa que a varanda se tornou um ambiente indispensável nas plantas dos apartamentos. Graças ao local, é possível criar um cantinho de relaxamento e até reunir amigos para fazer um churrasco sem sair do seu lar, por exemplo.
Por outro lado, surge uma preocupação: como fazer uma decoração de varanda funcional e, ao mesmo tempo, bonita e segura, sem se preocupar com as adversidades da parte externa do ambiente, como a chuva e a poeira, por exemplo?
O fechamento de varanda com vidro é uma alternativa moderna e que pode ser muito útil no dia a dia. Confira alguns benefícios a seguir:
Segurança
O vidro utilizado nesse tipo de fechamento é fabricado com materiais rígidos e de alta qualidade, como o vidro temperado ou laminado, que são projetados para serem mais duráveis e difíceis de serem quebrados.
Nesse sentido, essa é uma opção mais resistente do que as tradicionais varandas de tela ou grades, e é uma ótima alternativa principalmente para quem tem crianças pequenas e pets em casa.
Ampliação do espaço
Ao fechar a varanda com vidro, você pode transformá-la em uma área de convivência a mais no seu lar e aumentar significativamente o espaço do seu apartamento.
Conforto
O fechamento de varanda com vidro oferece proteção contra chuva, vento e poeira.
Além disso, graças ao vidro, é possível reduzir significativamente o ruído externo e aumentar o isolamento acústico do seu lar.
Por fim, o vidro atua como uma barreira térmica, mantendo o espaço mais fresco no verão e retendo o calor no inverno.
Estética
Se você gosta de apostar em designs mais modernos e elegantes, vai amar o fechamento de varanda com vidro.
O material colabora com a preservação da vista panorâmica. Ou seja, ao escolher o vidro transparente ou translúcido, você pode apreciar toda a paisagem ao redor e fazer com que ela seja parte da sua casa.
Valorização do imóvel
Por fim, investir no fechamento de varanda com vidro é uma escolha inteligente para aqueles que desejam valorizar o imóvel, principalmente se ele for feito respeitando as normas e regulamentações adequadas.
Tipos de fechamento de varanda com vidro
Antes de escolher o tipo de fechamento e o modelo do vidro, é importante conhecer as opções mais comuns disponíveis para a instalação:
Sistema deslizante
Nessa opção, as folhas de vidro deslizam sobre trilhos, permitindo a abertura total ou parcial da varanda, conforme desejado.
Sistema de painéis fixos
Esse tipo de sistema mantém as folhas de vidros fixas em uma estrutura de alumínio ou aço. Assim, não é possível abrir como na opção anterior, pois a varanda fica totalmente fechada.
Qual vidro escolher?
As principais opções de vidro para o fechamento da varadas são:
Vidro temperado
Essa alternativa oferece mais resistência e durabilidade.
Nos casos raros de acidentes, por exemplo, quando o vidro é quebrado, ele fica estilhaçado – o que evita cortes ou qualquer outra ocorrência mais grave – sendo o mais recomendado para varandas.
Vidro laminado
Essa é uma alternativa menos resistente quando comparada ao vidro temperado, mas permite um excelente isolamento acústico no ambiente, além de bloquear raios solares.
Quanto custa o fechamento de varanda com vidro?
A cortina de vidro para varanda será cobrada de acordo com a metragem do espaço e empresa especializada que irá instalar.
O preço médio costuma ser de R$ 700 por m², mas é possível encontrar opções mais baratas ou mais caras. Tudo varia de acordo com o tipo de vidro e do sistema de fechamento.
O que considerar antes de fazer o fechamento de varanda com vidro?
1. Verifique as normas do seu condomínio
É preciso verificar o Regime do Condomínio para consultar se é possível fazer o fechamento de varanda com vidro.
Se for permitido, eles também vão especificar qual tipo de vidro, espessura, largura e forma de abertura são permitidas no prédio.
Vale ressaltar que, caso não tenha essas informações no regimento do prédio, é preciso solicitar uma reunião/assembleia geral com o síndico ou com a administradora do condomínio para entender os próximos passos.
2. Contrate uma empresa séria
É indispensável que você contrate uma empresa especializada para fazer a instalação do vidro na sua varanda.
Nesse momento, lembre-se: essa instalação fará parte da segurança do seu lar.
3. Exija os documentos necessários
A prestadora do serviço de instalação da varanda precisa emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) ou o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica).
Esses documentos comprovam que o projeto foi desenvolvido por arquitetos ou engenheiros habilitados e registrados nos conselhos de arquitetura e engenharia.
Cuidados e manutenção
Existem inúmeras formas de higienizar vidraçarias, desde soluções caseiras à limpezas profissionais com produtos apropriados. Contudo, em alguns casos, o básico pode funcionar: água, detergente neutro e uma flanela.
Já para os trilhos, caso tenha, você pode utilizar um pano úmido e aspirador de pó. E o mais importante: tenha cuidado ao limpar a varanda de vidro, não exagere e nem passe dos limites para não causar nenhum acidente.
Leia também: O que é a varanda integrada e com quais cômodos integrá-la?
Faça um fechamento de varanda com vidro no seu lar
Agora que você sabe tudo sobre fechamento de varanda com vidro, ficou fácil criar um ambiente seguro, charmoso e aconchegante para você aproveitar ainda mais o seu lar.
Que tal explorar mais dicas e inspirações para a sua casa? No MeuLugar você encontra uma diversidade de conteúdos sobre organização, limpeza e dicas de decoração para facilitar a rotina de cuidados.
E se estiver em busca de um novo espaço para chamar de seu, o QuintoAndar pode te ajudar! São mais de 70 filtros de pesquisa em um processo rápido e totalmente online para achar o imóvel dos seus sonhos. Aproveite!