Assim que uma pessoa entra em uma casa ou apartamento, ela se depara com o hall de entrada do local. Sendo assim, é importante decorar bem esse espaço para deixá-lo mais bonito e convidativo.
Além disso, também é importante que esse ambiente seja prático e funcional, já que muitas pessoas o usam para deixar itens de fácil acesso para sair e chegar em casa, como sapatos, bolsas, casacos e sombrinhas.
Continue lendo este texto para descobrir como fazer a decoração do hall de entrada de sua casa ou do seu apartamento!
Navegue pelo conteúdo:
- Qual é a função do hall de entrada?
- Como decorar o hall de entrada?
- Já imaginou morar em um imóvel com um belo hall de entrada?
Qual é a função do hall de entrada?
A principal função deste ambiente é receber os moradores e visitantes e apresentar a casa. Contudo, após a pandemia, esse espaço ficou ainda mais importante.
Isso porque, como muitas pessoas passaram a se preocupar mais com a higiene durante esse período, o hall de entrada também virou um espaço no qual os moradores guardam os seus sapatos e higienizam seus objetos pessoais para não levar sujeira da rua para dentro de casa.
Portanto, hoje, além de ter uma função decorativa, o hall de entrada também precisa ser prático e funcional.
Veja como fazer a decoração do hall de entrada para que ele possa atender bem às suas necessidades.
Como decorar o hall de entrada?
Fazer a decoração do hall de entrada não é difícil, e você ainda pode soltar a sua imaginação para deixá-lo mais bonito e personalizado.
Contudo, é preciso ter bom senso para não deixar o espaço carregado e não comprometer a circulação dos moradores e visitantes.
Nem todos os imóveis contam com um espaço delimitado para o hall de entrada. Nesses casos, algumas soluções para criar esse ambiente são pintar algumas paredes do local que vai servir com esse propósito, ou usar tapetes e alguns móveis para marcar a área de entrada da casa.
Confira a seguir algumas dicas práticas de decoração para o hall de entrada:
- Escolha a cor do ambiente
A cor do ambiente faz toda a diferença em qualquer decoração, já que ela é capaz de deixar os espaços mais alegres e personalizados. Sendo assim, vale a pena pensar bem com qual tom você vai pintar o seu hall de entrada.
Como esse local é o cartão de visitas de uma casa, o ideal é pintá-lo com cores alegres e convidativas, como verde, vermelho e azul. Contudo, você não precisa pintar todas as paredes para deixar o seu espaço mais bonito, apenas uma já é o suficiente, principalmente se você tiver um hall de entrada pequeno.
Caso você queira pintar as paredes do hall de entrada da sua casa de uma cor neutra, você pode colocar um pouco de cor nesse espaço escolhendo móveis e objetos de decoração coloridos.
Algumas pessoas gostam de pintar todo o hall e a porta de entrada da mesma cor, o que deixa o ambiente bem destacado, contudo, para fazer isso é preciso escolher bem a tonalidade, para não deixar o espaço pesado e cansativo.
- Escolha os móveis do espaço
Pense com cuidado na disposição da mobília do hall de entrada. O ideal é que esse ambiente tenha poucos móveis e que eles sejam funcionais.
Dessa forma, a circulação das pessoas não será prejudicada e os moradores vão conseguir organizar os objetos que precisam ser guardados no espaço.
Uma boa opção é investir em um aparador, mas lembre-se de conferir o tamanho do local antes de comprá-lo.
O aparador é uma peça funcional que vai muito bem nesse tipo de ambiente, já que você pode deixar nele os objetos que traz da rua e os que precisa levar com você quando sai de casa, como as chaves e a carteira.
Além disso, dependendo do estilo e da cor do aparador, você consegue deixar o seu hall de entrada muito mais bonito e personalizado.
Outro móvel ideal para esse ambiente é a sapateira, principalmente os modelos que permitem que as pessoas se sentem neles para trocar os sapatos.
Se o espaço da sua casa ou apartamento for pequeno, uma opção é investir em cabideiros e prateleiras para guardar os itens pessoais.
- Planeje a iluminação do local
Além das cores e dos móveis, também é importante pensar na iluminação. Como esse ambiente costuma ser pequeno, o ideal é usar lâmpadas amareladas, que geram uma sensação de aconchego.
Você também pode colocar um abajur ou uma luminária, caso prefira uma iluminação mais indireta.
- Coloque um espelho no hall de entrada
O espelho também pode ser um bom elemento, já que exerce duas funções. A primeira delas é ajudar a gerar uma sensação de amplitude no espaço, principalmente se ele for pequeno.
Já a segunda função de um espelho em um hall de entrada é permitir que os moradores confiram se está tudo certo com a aparência deles antes de sair de casa.
- Coloque plantas nesse ambiente
As plantas trazem mais vida e cor para os ambientes. Por isso, vale a pena colocar uma ou mais plantas no hall de entrada da sua residência. Caso você tenha um aparador nesse espaço, pode colocar um belo arranjo de flores em cima dele.
Se o hall de entrada da sua casa ou apartamento for grande, você pode, inclusive, decorá-lo com uma planta maior, o que vai dar um destaque ainda maior para o ambiente.
Já imaginou morar em um imóvel com um belo hall de entrada?
Se na sua casa não há um espaço específico para o hall de entrada ou se você quer mudar para um local que permita você a fazer uma decoração diferenciada nesse ambiente, você pode contar com a ajuda do QuintoAndar.
O QuintoAndar é a maior plataforma de moradia da América Latina. Aqui você encontra várias opções de imóveis para comprar ou alugar em mais de 50 cidades brasileiras.
Além disso, é muito fácil encontrar a sua casa ou apartamento dos sonhos, já que você pode contar com mais de 70 filtros de pesquisa para facilitar a sua busca pelo imóvel ideal!