Além das belezas naturais, praias e parques, Florianópolis também oferece boas opções para quem curte aproveitar o tempo livre próximo à centros de cultura e lazer.
Um dos mais populares destes é o Museu de Florianópolis que você poderá conhecer mais detalhes a seguir!
Navegue pelo conteúdo:
- Museu de Florianópolis: Localização
- Museu de Florianópolis: Estrutura
- Museu de Florianópolis: Acervo
- Museu de Florianópolis: Exposições
- Outros Museus em Florianópolis
- More próximo ao Museu de Florianópolis
Museu de Florianópolis: Localização
Veja a seguir mais informações sobre localização e horário de funcionamento do Museu de Florianópolis:
- Endereço: Praça XV de Novembro, 214 – Centro
- Horário de funcionamento: Segunda a sexta, das 9h às 19h e aos sábados e domingo das 10h às 16h. Às terças-feiras o museu é fechado.
- Entrada: R$10 a inteira e R$5 a meia entrada. Obs: Para visitação, é necessária a aquisição de ingressos previamente no site ou na recepção do Museu (sujeitos à lotação do espaço), inclusive para crianças pequenas
- Telefone: (48) 3222-1333
- Instagram: @museudeflorianopolis
Veja a seguir o mapa de localização do Museu de Florianópolis:
Leia também: Parques em Florianópolis: saiba o que a ilha oferece além das praias
Museu de Florianópolis: Estrutura
O Museu de Florianópolis, também conhecido como Palácio Cruz e Sousa, é um dos mais importantes patrimônios históricos e culturais de Florianópolis.
O edifício, que abriga o museu, é um monumento histórico e um dos mais emblemáticos da cidade, situado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade.
O Palácio Cruz e Sousa foi construído no início do século XX, entre os anos de 1902 e 1922, para ser a sede do governo de Santa Catarina.
Seu estilo arquitetônico é eclético, com influências neoclássicas, art nouveau e art déco, que se misturam harmoniosamente na sua fachada e em seu interior. O palácio foi inaugurado em 1926, e durante décadas foi a sede do governo estadual.
Em 1979, o Palácio foi tombado como patrimônio histórico e cultural do estado de Santa Catarina, e em 1986 foi transformado em museu. Desde então, o Museu de Florianópolis vem cumprindo a importante missão de preservar e divulgar a história e a cultura da cidade e do estado.
Museu de Florianópolis: Acervo
O acervo do museu é bastante diversificado e inclui peças e documentos que ilustram diferentes momentos da história de Florianópolis e de Santa Catarina, desde o período pré-colonial até a atualidade.
Há objetos arqueológicos, como cerâmicas e utensílios de pedra, que remontam a cerca de 4 mil anos; peças de arte sacra, que revelam a religiosidade dos colonizadores portugueses; móveis, objetos de decoração e documentos que contam a história do período imperial brasileiro; fotografias e documentos que registram o período republicano e a evolução da cidade ao longo do século XX.
Além do acervo permanente, o Museu de Florianópolis também realiza exposições temporárias, eventos culturais, palestras e cursos, com o objetivo de disseminar conhecimento e promover a cultura e a arte.
As atividades do museu são abertas ao público em geral, e o espaço é bastante frequentado por turistas, estudantes e pesquisadores.
Leia também: Melhores praias de Florianópolis: Guia completo para morar ou visitar
Museu de Florianópolis: Exposições
As exposições oferecidas no Museu de Florianópolis podem variar bastante, abrangendo diferentes períodos da história da cidade e de Santa Catarina, bem como diferentes aspectos da cultura local.
Algumas exposições permanentes, por exemplo, apresentam objetos e documentos relacionados à história da cidade, como fotografias, documentos, mapas e objetos antigos que ajudam a compreender o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos.
Além das exposições permanentes, o museu também oferece exposições temporárias, que geralmente apresentam temáticas mais específicas e variadas. As temporárias podem ser criadas pelo próprio museu ou em parceria com outras instituições culturais, e costumam ter duração de alguns meses.
As exposições temporárias oferecidas pelo Museu de Florianópolis podem abranger desde a arte contemporânea até a história da imigração na região, passando pela cultura açoriana, que é uma das principais referências da cultura local.
Em todas as exposições, é comum que haja uma equipe de mediadores, que está sempre disponível para fornecer informações adicionais sobre as obras ou objetos expostos, além de responder a dúvidas e questionamentos dos visitantes.
Além disso, o museu costuma oferecer visitas guiadas, que são uma excelente oportunidade para se aprofundar ainda mais nos temas abordados nas exposições.
Outros Museus em Florianópolis
Conheça a seguir outros museus na cidade além do Museu de Florianópolis:
- Masc – Museu de Arte de Santa Catarina
- Museu Sacro da Capela Menino Deus
- Museu O Mundo Ovo de Eli Heil
- Museu do Lixo
- Museu de Arqueologia e Etnologia da UFSC
- Ecomuseu do Ribeirão da Ilha
- MIS – Museu da Imagem e do Som
- Museu do Presépio
- Museu do Homem do Sambaqui
Leia também: O que fazer em Florianópolis: conheça os melhores passeios da capital!
More próximo ao Museu de Florianópolis
Já pensou em morar próximo de um dos principais museus da Ilha da Magia e ter fácil acesso a esse espaço de lazer e cultura? No QuintoAndar, você pode encontrar a localização ideal pelo site, app ou navegando no nosso mapa da cidade. A seguir você encontra algumas opções de imóveis para alugar no Centro de Florianópolis:
Confira os melhores apartamentos e casas disponíveis para alugar ou comprar para você e sua família!