Belém do Pará é, sem dúvidas, uma cidade para ser vivenciada. A capital paraense é rica em história, cultura, sabores, belezas naturais e atrativos únicos que encantam todos os tipos de públicos.

Isso acontece porque além de ser porta de entrada para a região do Baixo Amazonas, a mistura de todas essas características torna esse um dos destinos mais surpreendentes do Brasil.

Está procurando o que fazer em Belém do Pará? Se você está pensando em se mudar para a capital paraense ou simplesmente quer saber mais sobre as atividades da cidade, fizemos uma seleção com algumas das atrações mais populares, desde visitas históricas até passeios nas praias.

Continue a leitura e conheça mais sobre as principais opções de lazer em Belém do Pará!

Navegue pelo conteúdo

História da cidade

Cada cantinho de Belém tem algo para contar. Fundada em 1616 por portugueses em torno do Forte do Presépio – que é hoje um dos principais pontos turísticos do local, Belém nem sempre teve esse nome.

De início, a cidade foi batizada como Feliz Lusitânia. Com o tempo, ganhou outros nomes antes de chegar ao que conhecemos hoje: Santa Maria do Grão Pará e Santa Maria de Belém do Grão Pará.

Banhada pelo rio Guamá e pela Baia de Guajará, essa foi a primeira capital do norte do país.

O porto da cidade foi – e continua sendo – um grande centro comercial, especialmente durante o Ciclo da Borracha, uma das principais atividades da Amazônia do final do século XIX e uma das grandes responsáveis pelo crescimento da região.

Imagem de vários barcos na doca do Mercado Ver o Peso, em Belém do Pará. Ao fundo, prédios construídos no estilo colonial e um céu azul
O Complexo Portuário de Belém movimenta o comércio e turismo da cidade

A cidade também tem forte manifestação religiosa e é conhecida pela festa do Círio de Nazaré, uma festividade católica que acontece todos os anos, especificamente no mês de outubro, em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

A celebração acontece há mais de 200 anos e é tão tradicional que a consideram como o ‘Natal paraense’. E não é para menos: essa procissão é a maior festa religiosa do Brasil.

Preparado para se apaixonar pela capital paraense? Então confira abaixo o que fazer em Belém do Pará!

Conheça o Forte do Presépio

Imagem que ilustra matéria sobre o que fazer em Belém do Pará mostra o Forte do Presépio
O Forte do Presépio foi a primeira construção de Belém do Pará

O Forte do Presépio foi erguido em 1616, mesmo ano de fundação da cidade, e recebeu o título de primeira construção do Belém do Pará. Afinal de contas, é lá que começam os mais de 400 anos de história dessa metrópole da Amazônia.

Anteriormente utilizado para fins militares, o Forte foi revitalizado e posteriormente aberto como museu em 2002. Por lá, é possível encontrar itens de guerra, como canhões, em uma vista privilegiada da baía do Guajará.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Atrativos na região

As escavações realizadas na área e no entorno do Forte do Presépio resultaram no resgate de aproximadamente 100 mil objetos e fragmentos arqueológicos que foram incorporados ao acervo do museu. 

São peças de faiança (uma espécie de cerâmica branca menos pura produzida com menos caulino e em temperatura mais baixa que a porcelana) portuguesa e inglesa, garrafas, fragmentos de armas, botões de uniformes e até mesmo moedas.

Todos esses fatos históricos comprovam que a visita ao Forte do Presépio deve estar na lista de quem busca o que fazer em Belém do Pará. 

Além do Forte, essas são outras atrações do Complexo:

  • Praça Dom Frei Caetano Brandão;
  • Casa das Onze Janelas;
  • Museu de Arte Sacra (Igreja de Santo Alexandre);
  • Catedral Metropolitana de Belém;
  • Ladeira do Castelo (Rua Siqueira Mendes).

Em uma localização privilegiada na cidade velha e no centro de Belém do Pará, o Forte tem vista para o Mercado Ver-o-Peso e para a Baía de Guajará, ambos próximos do local, conforme indica o mapa abaixo

Endereço: Praça Dom Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha

Telefone: 4009-8676

Entrada: R$ 4,00 com entrada gratuita às terças

Horários: Terça a domingo das 9h às 17h

Leia também: O que fazer em Manaus: 29 dicas de passeios e destinos pela capital amazonense

Vá até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré

Imagem que ilustra matéria sobre o que fazer em Belém do Pará mostra a fachada da Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
A imagem original de Nossa Senhora de Nazará está no altar mais alto da Basílica

Considerada um patrimônio histórico do Estado do Pará, a centenária Basílica de Nossa Senhora de Nazaré é um dos mais celebrados templos católicos do país. É para lá que segue a procissão do Círio de Nazaré todos os anos, no segundo domingo de outubro.

Construída em 1909, mas só finalizada após a Segunda Guerra Mundial, a igreja fica no local onde Plácido José de Souza encontrou a imagem de Nossa Senhora de Nazaré – história que dá origem à tradição.

Hoje, o Círio de Nazaré é o maior evento religioso do Brasil e uma das maiores manifestações religiosas de todo mundo, juntando no local até 2 milhões de pessoas que seguem a Imagem Peregrina.

Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em procissão do Círio de Nazaré, em Belém do Pará
Durante a procissão, fiéis vão às ruas de Belém em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré

A Basílica de Nazaré é uma das únicas basílicas da Amazônia Brasileira, juntamente com a Catedral Prelatícia Basílica Santo Antônio de Pádua em Borba, no estado do Amazonas. 

Se você gosta e história e cultura e procura o que fazer em Belém do Pará, sem dúvidas vale a pena a visita à Basílica!

Veja no mapa a localização da Basílica de Nazaré:

Endereço: Av. Nª Sra. de Nazaré, 1300 – Nazaré

Telefone: (91) 4009-8400

Horários: Segunda a domingo de 6h às 20h

Faça o tour do Theatro da Paz

Imagem que ilustra matéria sobre o que fazer em Belém do Pará mostra a fachada do Theatro da Paz
O local é símbolo da era de riqueza e prosperidade do Ciclo da Borracha

O Theatro da Paz foi construído no auge do Ciclo da Borracha, assim como o Teatro Amazonas em Manaus. Fundado em 1878 em estilo neoclássico, o local recebeu esse nome por conta do fim da Guerra do Paraguai.

A primeira casa de espetáculos construída no Pará é, hoje, o maior teatro da Região Norte e um dos mais luxuosos do Brasil. Atualmente, o Theatro da Paz é palco não só de peças, mas também de concertos e shows populares em Belém, muitos deles com ingressos gratuitos.

Atualmente, oespaço tem capacidade para 1.100 lugares e conta com acústica, lustres de cristal e piso em mosaico de madeiras nobres. O Theatro da Paz preserva muito dos seus 145 anos com afrescos nas paredes e teto, dezenas de obras de arte, gradis e outros elementos decorativos revestidos com folhas de ouro. 

Além de poder fazer a visita guiada, você pode dar uma olhada na programação no site do teatro.

O tour acontece de terça a domingo, sempre pela manhã, e o ingresso custa R$ 6,00. Às quartas, o passeio é gratuito.

Coloque o Theatro da Paz como ponto alto da sua lista de o que fazer em Belém do Pará e aproveite o passeio pela cultura da capital.

Confira a localização do Theatro da Paz no mapa:

Endereço: Rua da Paz, s/n – Centro

Telefone: (91) 4009-8750

Explore a Estação das Docas

Imagem que ilustra matéria sobre o que fazer em Belém do Pará mostra a Estação das Docas
A Estação das Docas é uma atração imperdível em Belém

Antigo porto da cidade construído no século XIX, a Estação das Docas foi restaurada e atualmente funciona como um grande complexo turístico e gastronômico de Belém.

À beira da Baía do Guajará, a Estação das Docas foi erguida no local onde o Forte de São Pedro Nolasco foi construído no ano de 1665. A fortificação foi destruída durante a revolta da Cabanagem, no período do Brasil Colônia, e suas ruínas ainda podem ser vistas até os dias de hoje.

Referência nacional, o espaço oferece opções variadas de gastronomia, cultura, moda e eventos nos 500 metros de orla fluvial do antigo porto de Belém, que conta com uma bela vista do pôr do sol.

Explore o espaço

Ao todo, são 32 mil metros quadrados divididos em três armazéns de ferro e um terminal de passageiros. O armazém 1 foi batizado de Boulevard das Artes, o armazém 2 passou a ser o Boulevard da Gastronomia e o Armazém 3 é conhecido como Boulevard das Feiras e Exposições.

O complexo possui, ainda, o Teatro Maria Sylvia Nunes e o anfiteatro do Forte de São Pedro Nolasco. O local recebe em média um milhão e meio de visitantes por ano e é um dos cartões postais mais visitados quando se busca o que fazer em Belém do Pará. 

Por lá, você vai experimentar a tradicional gastronomia paraense e, de quebra, ainda pode se deliciar com um clássico da região: os sorvetes de frutas típicas da Sorveteria Cairu, eleita a melhor sorveteria do Brasil em 2014.

Outra dica de atrativo disponível é o passeio de barco que parte da Estação das Docas. O roteiro inclui música, apresentação de dança ao vivo e um lindo pôr do sol.

Veja no mapa abaixo a localização da Estação das Docas e aproveite um fim de semana com a família e os amigos pela orla de Belém:

Endereço: Av. Boulevard Castilhos França – Belém

Telefone: (91) 33440100

Horários: Segunda e terça das 10h à 0h, quarta das 10h à 1h, quinta, sexta e sábado das 10h às 02h e aos domingos 09h à 0h

Leia também: O que fazer em Salvador: conheça as melhores opções de lazer da cidade

Não se esqueça do Mangal das Garças

No centro histórico de Belém do Pará, o Mangal das Garças é um ponto turístico para toda a família. Com uma bela vegetação nativa, o parque zoobotânico acolhe mais de 35 espécies de aves locais, com destaque para as garças. 

Inaugurado em 12 de janeiro de 2005, o Mangal está localizado às margens do rio Guamá, no entorno do Arsenal da Marinha. Com uma área de 40.000 m² revitalizada, o parque ecológico é uma junção do ambiente amazônico no coração da capital paraense

Confira abaixo os locais de integração e convivência: 

  • Memorial Amazônico da Navegação;
  • Manjar das Garças, um dos mais conceituados restaurantes da capital;
  • Viveiro das Aningas, onde o visitante tem contato direto com uma impressionante quantidade de pássaros;
  • Farol de Belém, com 47 metros de altura, a monumental torre-mirante do Mangal das Garças oferece dois níveis de observação; 
  • Borboletário (Reserva José Márcio Ayres), numa área de 1.400 m², é o primeiro do gênero da região Norte;
  • Criatório e Viveiro de Plantas;
  • Armazém do Tempo, onde desde 2021 abriga o café Martens Café.
Imagem que ilustra matéria sobre o que fazer em Belém do Pará mostra o Mangal das Garças
O parque é uma ótima atração para visitar com as crianças

Confira a localização desse refúgio em contato com a natureza:

Endereço: R. Carneiro da Rocha, s/n – Cidade Velha

Entrada: Gratuita. Atrações pagas e ingressos a partir de R$ 5,00.

Telefone: (91) 3242-5052

Horários: Terça à domingo, das 8h às 18h

Passe no Complexo Ver-o-Peso

Imagem que ilustra matéria sobre mercado ver-o-peso mostra parte do porto do mercado ver-o-peso com barcos estacionados.
Esse é um dos mercados públicos mais antigos e tradicionais do Brasil

Essa é, sem dúvidas, uma parada obrigatória em Belém do Pará! O Complexo Ver-o-Peso abriga pontos culturais de destaque da cidade, como os famosos Mercado Ver-o-Peso e a Feira do Açaí.

Outras construções também fazem parte do Complexo. São elas:

  • Mercado de Carne;
  • Mercado de Peixe;
  • Solar da Beira;
  • Praça do Relógio;
  • Praça Dom Pedro II;
  • Doca de Embarcações;
  • Ladeira do Castelo.

Além de oferecerem muitas opções frescas para compra e consumo, ambos os locais são símbolos importantes da capital. Confira!

Mercado Ver-o-Peso

Imagem que ilustra matéria sobre mercado ver-o-peso mostra a vista da baía do Guajará com barcos no seu entorno.
Esse é um dos mercados públicos mais antigos e tradicionais do Brasil

O mercado a céu aberto é um atrativo à parte. Se você gosta de visitar feiras livres, com certeza deve considerar ir ao Mercado na hora de decidir o que fazer em Belém do Pará.

Essa é uma zona portuária que abastece a cidade com alimentos, vestuários e outros itens vindos de ilhas vizinhas e municípios do interior.

E mais: além de ser um dos maiores mercados a céu aberto da América Latina, também foi eleito uma das sete maravilhas brasileiras.

Seja para fazer compras ou passear pelo porto, essa é uma excelente opção de lazer na região. Afinal de contas, o mercado fica no Boulevard Castilhos França, bem às margens do rio Guamá, na baía Guajará.

Veja abaixo como chegar no Mercado Ver-o-Peso

Endereço: Boulevard Castilhos França s/n – Campina

Horários: Segunda a sábado, das 5h às 18h30

Feira do Açaí

Imagem que ilustra matéria sobre o mercado ver-o-peso mostra a feira do açaí com açaí em cestas
No Pará, o açaí é consumido como um prato salgado

Diretamente do Complexo Ver-o-Peso, a Feira do Açaí acontece todos os dias a partir de 1h da manhã. É para lá que vão as toneladas de fruta in natura colhidas pela região.

Além de ser possível provar o típico açaí do Pará, essa também é uma ótima oportunidade para quem quer provar o peixe frito com açaí, um prato clássico da capital.

Não é atoa que o açaí seja o símbolo da cultura paraense. Afinal de contas, o Pará continua sendo o maior produtor de açaí do mundo. Justamente por isso, uma visita à feira é uma experiência única para entender a cultura da cidade.

Confira a localização da Feira abaixo:

Endereço: Tv. Marquês de Pombal, 44 – Campina

O que fazer em Belém do Pará: Ilhas

Imagem da Ilha do Combu, em Belém do Pará, para ilustrar matéria sobre lazer na região norte do país
Essa é uma excelente opção de lazer para o final de semana

Além dos pontos turísticos mais conhecidos de Belém do Pará, existem tranquilas opções de lazer nas 18 ilhas que cercam a capital.  

Ao atravessar o Rio Guamá, a Ilha do Combu já fica visível em cerca de 20 minutos.

Quem topa ir mais longe também deve levar em consideração visitar a Ilha do Mosqueiro, um dos destinos favoritos os moradores de Belém do Pará.

As ilhas podem ser acessadas pela travessia do rio Guamá com facilidade e guardam lindas paisagens para apreciar e fotografar. Programar a visita pode ser uma ótima ideia de passeio em finais de semana ou feriado.

Ilha do Combu

Imagem que ilustra matéria sobre as praias de Belém do Pará mostra a Ilha do Combu
Visitantes encontram bares e restaurantes à beira do rio

Programa típico e praticamente obrigatório de quem visita ou mora em Belém, a visita à Ilha do Combu inclui degustação de chocolate e passeio por plantações de cacau.

Além da praia, os restaurantes são algumas das principais atrações. Se você valoriza atrativos com gastronomia típica da região na hora de escolher o que fazer em Belém do Pará, vá até a Ilha do Combu!

Abaixo você acessa a localização da Ilha do Combu:

Ilha do Mosqueiro

Imagem que ilustra matéria sobre as praias de Belém do Pará mostra a Saída da Ilha do Mosqueiro.
Esse é um dos redutos favoritos dos moradores para se refrescar do calor

Com mais de 17km de extensão e mais de 20 praias e igarapés de água doce formados à beira do rio Pará, um aluente do rio Amazonas, a Ilha do Mosqueiro oferece estrutura de comércio na maioria das praias.

A Ilha fica a 70 km de distância do centro de Belém, mas é possível encurtar o caminho fazendo parte do percurso pelo rio Guamá.

Conheça algumas praias:

Veja onde fica a Ilha do Mosqueiro:

Saiba tudo sobre suas cidades favoritas

Agora que você já sabe as melhores opções de lazer da capital paraense e sabe exatamente o que fazer em Belém do Pará, que tal continuar lendo sobre suas cidades favoritas?

Aqui no MeuLugar você encontra vários artigos sobre as principais cidades do Brasil com dicas de passeios na cidade, principais roteiros gastronômicos e refúgios em lindas paisagens naturais. Aproveite os conteúdos para programar o seu próximo programa cultural!

Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar
Todo mundo encontra seu lar no QuintoAndar Conheça aqui
© 2024 por QuintoAndar. Todos os direitos reservados. O conteúdo desse site poderá ser compartilhado desde que seja mencionado que é de autoria de QuintoAndar.
O QuintoAndar disponibiliza a caixa de comentários abaixo para os leitores trocarem informações, mas não se responsabiliza pelo conteúdo publicado por eles. Comentários inapropriados serão removidos.