Um dos diferenciais de se morar na capital paranaense é poder desfrutar de muita qualidade de vida, com uma infraestrutura ampla e proximidade com a natureza.
Com sua arquitetura única, parques exuberantes e uma cena cultural vibrante, Curitiba é um verdadeiro paraíso para os amantes de atividades ao ar livre, turismo histórico e experiências enriquecedoras.
São diversos parques, praças, bares, cinemas, shows, peças de teatro, museus e muitas outras opções para não deixar ninguém cair na rotina.
E o melhor: não faltam pontos turísticos gratuitos ou com preços acessíveis. Ou seja, a cidade tem diversão para todos os bolsos.
Quer saber o que fazer em Curitiba? Então vem com a gente por aqui!
Navegue pelo conteúdo
- O que fazer em Curitiba: áreas verdes
- Parque Barigui
- Jardim Botânico
- Parque Tanguá
- Parque São Lourenço
- Infraestrutura
- Outras áreas verdes em Curitiba
- O que fazer em Curitiba: cultura e entretenimento
- Museu Oscar Niemeyer
- Largo da Ordem
- Praças do Centro
- Estádios de Futebol em Curitiba
- Outros equipamentos culturais e de entretenimento em Curitiba
- O que fazer em Curitiba: gastronomia e vida noturna
- Mercado Municipal de Curitiba
- Santa Felicidade
- Outras opções de gastronomia em Curitiba
- O que fazer em Curitiba: shoppings
- Shopping Pátio Batel
- More perto do Pátio Batel
- Jockey Plaza Shopping
- Outros shoppings em Curitiba
- Se mude para Curitiba e aproveite a diversidade da cidade
Leia também: Feiras em Curitiba: onde e quando encontrar os principais pontos de comércio de rua
O que fazer em Curitiba: áreas verdes
Morar em Curitiba é sinônimo de aproveitar bem o convívio com a natureza sem abrir mão de uma infraestrutura completa por perto.
Afinal de contas, a cidade proporciona mais de 60 m² de área verde por habitante, uma média que está bem acima dos 12m² recomendados pela Organização Mundial da Saúde.
Com tantas áreas verdes convidativas – cerca de 1.140 Unidades de Conservação, algumas acabam se destacando entre as queridinhas dos moradores e turistas, como:
- Parque Barigui;
- Jardim Botânico Municipal;
- Parque Tanguá;
- Parque São Lourenço.
Parque Barigui
O Parque Barigui é um dos maiores e mais frequentados da região. Ao mesmo tempo que oferece estrutura de qualidade, o local conta com uma beleza natural indiscutível.
Os 1,4 milhões de m² de área abrigam uma flora e fauna riquíssima. Nesse sentido, durante as visitas ao parque, você será surpreendido por diferentes espécies de plantas e animais.
Se você busca por conforto e opções em ambientes naturais, esse é o lugar ideal!
Além de teatros, museus, bosques e lagos, você também encontrará por lá diversas pistas para skate, patins, bicicletas e caminhadas, academias, banheiros, estacionamentos e parquinhos infantis inclusivos.
Veja no mapa a localização do Parque Barigui:
Jardim Botânico
Com certeza você já se deparou com fotos do Jardim Botânico Municipal de Curitiba nas suas redes sociais. Isso não é à toa, já que atualmente o local é um dos principais cartões-postais da capital.
A área verde é um verdadeiro paraíso! Com uma extensa variedade de plantas e belos jardins, este deve ser um destino obrigatório para os amantes da natureza. Além da beleza exuberante, o parque oferece uma estrutura completa.
É tanta coisa para conhecer e lugares para tirar foto que o passeio pode durar o dia inteiro. Então, vá preparado para caminhar.
Veja no mapa a localização do Jardim Botânico Municipal:
Parque Tanguá
O parque é conhecido principalmente pela vista que oferece para o pôr do sol no fim do dia, considerado um dos mais bonitos da capital paranaense. O espetaculo acontece a 65 metros de altura, no alto de uma grande pedreira.
Para quem gosta de atividades físicas ou só quer passar um tempo contemplando a natureza, a exuberante vegetação e fauna encontradas no local são acompanhadas de uma estrutura completa.
Além disso, o lugar oferece um espaço com churrasqueiras para quem quer fazer confraternizações à beira da brasa com a família e os amigos.
Veja no mapa a localização do Parque Tanguá:
Parque São Lourenço
Nova York ou Curitiba? Na Região Norte da Capital Paranaense, os mais de 200 m² do Parque São Lourenço podem até confundir os visitantes.
O clima e cenário do lugar tem lá suas semelhanças com a paisagem nova-iorquina, como o lago central e as alamedas em circuito para caminhadas, por exemplo.
O parque fica localizado na Rua Mateus Leme, no bairro São Lourenço, uma das mais tradicionais da região, e foi criado em 1972 a partir da recuperação do rompimento de uma represa.
O local chegou a dar lugar a uma antiga fábrica de adubos antes de ser o Parque São Lourenço, isso explica a grande torre de tijolos que tem por lá.
Confira a localização do parque no mapa:
Infraestrutura
Além de diversas obras de arte, incluindo as peças do antigo maquinário, o parque abriga o Memorial Paranista, conhecido como o maior jardim de esculturas do Brasil, e uma capela em memória às vítimas do Covid-19.
E não para por aí! A infraestrutura conta com o essencial para um passeio confortável, com opções para todos os gostos:
- Ciclovia;
- Cancha de vôlei;
- Pistas de rolimã e caminhada;
- Liceu das Artes;
- Teatro Cleon Jacques;
- Auditório;
- Loja Curitiba Sua Linda;
- Posto da Guarda Municipal;
Por fim, o parque tem conexões por ciclovia com outras áreas verdes de Curitiba, como:
- Parque Barreirinha;
- Parque das Pedreiras;
- Bosque do Papa;
- Passeio Público e Parque Tingui.
Outras áreas verdes em Curitiba
A capital também é dona de outras áreas verdes encantadoras e perfeitas para quem está em busca de contato com a natureza. Se você ainda está se perguntando o que fazer em Curitiba, aproveite para explorar esses espaços:
- Bosque Reinhard Maack;
- Parque das Pedreiras;
- Parque Bacacheri;
- Parque Barreirinha;
- Parque das Nascentes do Belém;
- Parque do Centenário da Imigração Japonesa / Memorial do Rio Iguaçu;
- Parque dos Tropeiros / Universidade Livre do Professor;
- Parque Gomm / Memorial Inglês;
- Parque Italiano;
- Parques Lineares Cajuru, Mairi, Mané Garrincha e Yberê;
- Parque Olímpico do Cajuru;
- Bosque Alemão / Memorial Alemão.
Gosta de explorar áreas verdes para fugir da correria do dia a dia? Veja abaixo ofertas de imóveis para alugar em Curitiba ou clique aqui para conferir todas as opções.
O que fazer em Curitiba: cultura e entretenimento
São muitos os caminhos que levam aos diversos pontos de cultura e entretenimento de Curitiba. Contudo, o coração cultural da cidade está entre os pontos Cívico e Histórico da região do Centro.
Ali perto do bairro São Francisco, o difícil é não encontrar o que fazer em meio a antigas edificações centenárias e tantos estabelecimentos comerciais.
Ao redor, você vai se deparar com bares, restaurantes, lojas, shoppings, museus e universidades que fazem tradicionalmente parte do cotidiano dos moradores da capital. Inclusive, a badalada Rua XV de Novembro, onde acontece a famosa Feira do Largo da Ordem aos domingos, das 9h às 14h. De antemão: são muitas opções para todos os gostos e idades. Veja por onde começar esse mergulho cultural:
Museu Oscar Niemeyer
O Museu Oscar Niemeyer, apelidado de Museu do Olho devido ao formato do edifício, é um ícone da arquitetura em Curitiba.
Além da fachada que impressiona qualquer um, o museu abriga uma extensa coleção de arte contemporânea, com obras de renomados artistas nacionais e internacionais. Além disso, a estrutura conta também com cafeteria, loja, biblioteca e auditório.
Veja no mapa a localização do Museu Oscar Niemeyer:
Largo da Ordem
Berço da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas, o espaço é cercado por uma belíssima arquitetura considerada patrimônio histórico da cidade.
No período colonial, o Largo da Ordem foi um dos principais centros comerciais da região, e, por isso, atualmente abraça diversos equipamentos culturais de Curitiba, como:
- Museu Paranaense;
- Igreja do Rosário;
- Casa Romário Martins;
- Igreja Presbiteriana;
- Ruínas de São Francisco;
- Sociedade Garibaldi;
- Memorial da Cidade de Curitiba;
- Museu da Fotografia;
- Museu de Arte Sacra;
- Relógio das Flores;
- Fonte da Memória (Cavalo Babão).
Veja abaixo como chegar no Largo da Ordem:
Praças do Centro
Ainda pelo centro, você encontra outras praças cercadas de histórias, e que, eventualmente, também recebem dezenas de barracas com diversos artigos de decoração, pinturas, bolsas, bijuterias, livros, souvenirs, roupas, etc.
É o caso da Praça Osório e da Praça Santos Andrade, por exemplo.
Estádios de Futebol em Curitiba
Faça chuva ou faça sol, o futebol é uma atração famosa entre os curitibanos e visitantes da capital paranaense.
Essa paixão, que eventualmente move torcedores e fanáticos pelo esporte, costuma ter encontro marcado em pelo menos três espaços em Curitiba:
- Estádio Major Antônio Couto Pereira: ou apenas Couto Pereira, é a casa do Coritiba Foot Ball Club e fica localizado no bairro Alto da Glória;
- Estádio Durival de Britto e Silva: também conhecido como Vila Capanema, é casa do Paraná Clube e está localizado no bairro Jardim Botânico;
- Estádio Joaquim Américo: conhecido também como Arena da Baixada, é a casa do Clube Atlético Paranaense e fica no bairro da Água Verde.
Agora, além de palco para os jogos de futebol, tanto o Couto Pereira quanto a Arena da Baixada (ou Liga Arena) costumam receber shows de artistas nacionais e internacionais, eventos e outras competições.
Inclusive, em ambos é possível fazer um tour guiado de cerca de 1h para conhecer as instalações internas dos estádios, como galerias de troféus, camarotes, vestiários, etc. Todos têm acessos facilitados por carro ou transporte público.
Que tal morar na cidade e aproveitar todas essas opções? Veja abaixo ofertas de imóveis para alugar na região ou clique aqui para conferir todas as opções de casas e apartamentos.
Outros equipamentos culturais e de entretenimento em Curitiba
Além dos famosos pontos turísticos, a capital também é conhecida por oferecer uma cena cultural diversa. Se você ainda está se perguntando o que fazer em Curitiba, não deixe de explorar os outros entretenimento espalhados pela cidade:
- Espaço Caixa Cultural;
- Passeio Público;
- Memorial de Curitiba;
- Museu Paranaense;
- Museu do Holocausto;
- Museu da Imagem e do Som;
- Museu do Expedicionário;
- Ópera de Arame;
- Paço da Liberdade;
Leia também: Museus em Curitiba: Conheça as principais opções culturais da capital paranaense
O que fazer em Curitiba: gastronomia e vida noturna
Mercado Municipal, feiras gastronômicas, cervejas artesanais, vinhos de Santa Felicidade, erva mate, pinhão, carnes e muitas opções vegetarianas.
Os hábitos gastronômicos de quem mora em Curitiba têm suas características, sem dúvidas, mas não há como negar que os serviços estão para todos os paladares e públicos.
Nesse sentido, se você não sabe o que fazer em Curitiba para conhecer parte da gastronomia local, vale a pena conferir essas opções.
Mercado Municipal de Curitiba
Antes de mais nada: se você vai à capital paranaense, o Mercado Municipal de Curitiba deve ser parada obrigatória!
Esse é um dos lugares mais tradicionais para fazer compras ou tomar um café na cidade. Lá você descobre uma variedade de hortigranjeiros, delicatessen e até mesmo restaurantes com a gastronomia típica da região.
Além da imersão cultural, no mercado você encontra diversos produtos para incrementar as receitas em casa, como, por exemplo: vinhos, queijos, temperos e especiarias, pescados, carnes variadas, embutidos e muito mais.
Santa Felicidade
Agora, se você quer aproveitar o dia para dar uma volta com a família ou curtir a boemia entre amigos, talvez goste da ideia de ir ao bairro tradicionalmente italiano Santa Felicidade.
O bairro fica a cerca de 20 minutos de distância do centro da cidade de carro, mas a experiência faz cada segundo compensar. Além disso, o acesso é facilitado pelo terminal de ônibus que fica próximo ao local.
Lá você encontrará diversos pontos turísticos, como o Bosque São Cristóvão e Memorial da Imigração Italiana, por exemplo, e inúmeras opções de serviços gastronômicos para se deliciar.
Pela noite a agitação continua! Confira algumas opções para se divertir na vida noturna:
- Bar Dom Rodrigo;
- Casa dos Arcos;
- Cascatinha;
- Chalet Suisse;
- Dom Antônio;
- Famiglia Fadanelli;
- Família Madalosso;
- PaniCiello;
- Peixe Frito;
- Petiscaria do Victor;
- Puinas Bar;
- Villa Rialto.
Outras opções de gastronomia em Curitiba
Você definitivamente vai notar uma variedade de estabelecimentos, com estilos, sabores e ritmos diferentes. Por isso, não vai faltar o que fazer em Curitiba.
Juntamente com as sugestões anteriores que não podem faltar no seu cronograma, é possível destacar também as regiões de alguns bairros, como Batel, Água Verde, São Francisco e Centro, por exemplo.
Esses locais oferecem ambientes diversos, como restaurantes, bares e baladas, desde os mais alternativos aos mais sofisticados:
- +55 Bar;
- Bar do Alemão;
- Bar O Torto;
- Blood Rock;
- Bossa Bar;
- Boteco de Sampa;
- Club Vibe;
- Danghai Bar
- Domo Café – Bistrô Vegetariano;
- Dom Veggie;
- Full Jazz Bar;
- Hard Rock Café;
- Inky Social Club;;
- Jacobina Bar.
O que fazer em Curitiba: shoppings
Bateu aquela vontade de ir às compras, assistir a um filme recém lançado ou comer alguma coisa?
Então saiba que existem muitas opções de shoppings em Curitiba e centros comerciais que oferecem diversos serviços, além de praças de alimentação, salas de cinema e lojas em várias partes da cidade.
Conheça algumas opções:
Shopping Pátio Batel
Aprecia sofisticação e requinte? Então não deixe de ir ao Pátio Batel! Nesse shopping com ambiente climatizado e aromatizado, você encontra diversas marcas de luxo.
De quebra, você ainda aprecia o visual panorâmico da cidade pelas Varandas do Bosque, com mais de 2.000 m² de área ao ar livre para lazer, enquanto desfruta da alta gastronomia, com restaurantes e serviços que proporcionam uma experiência incrível.
Acesse o mapa abaixo para verificar a localização do shopping:
More perto do Pátio Batel
Quer morar perto de um dos principais shoppings em Curitiba? Então veja abaixo ou clique aqui e navegue pelo mapa para ver as melhores opções de imóveis para alugar na região.
Jockey Plaza Shopping
Se o seu foco são as compras, o Jockey Plaza, conhecido por ser o maior shopping de Curitiba, é uma ótima opção para você!
Atualmente, o local conta com cerca de 400 lojas de marcas nacionais e internacionais e oferece uma experiência única para quem busca diversidade de produtos. Além disso, o prédio oferece uma praça de alimentação com opções gastronômicas para todos os gostos.
Por fim, você também vai se surpreender com as salas de cinema do shopping. Ao todo, são cinco salas tradicionais do tipo Multiplex Stadium, além de outras duas salas VIPs e uma sala Macro XE – a maior sala de cinema de Curitiba.
Confira a localização do shopping:
Outros shoppings em Curitiba
- Shopping Curitiba;
- Shopping Jardim das Américas;
- Shopping Mueller;
- Palladium Shopping Center;
- Shopping Estação;
- ParkShopping Barigui.
Se mude para Curitiba e aproveite a diversidade da cidade
Agora que você já conhece todas as opções do que fazer em Curitiba, está na hora de explorar essa cidade encantadora de perto!
Se você está em busca do seu novo lar na capital paranaense, o QuintoAndar está aqui para ajudar! Com uma ampla seleção de imóveis disponíveis, você pode encontrar a casa ou apartamento dos seus sonhos na região e viver momentos inesquecíveis.
Quer explorar outras cidades e bairros do Brasil? Continue navegando no MeuLugar e acesse uma infinidade de dicas sobre destinos que você não pode deixar de conhecer.