Que tal ficar por dentro de alguns parques no ABC com áreas repletas de infraestrutura para explorar ao ar livre e aproveitar o contato com a natureza em momentos de lazer e tranquilidade no ABC Paulista?
A seguir, você confere as 12 dicas que listamos de alguns parques cativos de moradores e visitantes da região, ideais para curtir os dias em família, praticar atividades físicas de rotina e passear com os pets. Veja só!
Navegue pelo conteúdo:
- Parques no ABC
- Santo André
- 1. Parque Celso Daniel
- 2. Parque Central
- São Bernardo do Campo
- 3. Parque Raphael Lazzuri
- 4. Parque Natural Municipal (PNM) Estoril Virgílio Simionato
- São Caetano do Sul
- 5. Parque Chico Mendes
- 6. Bosque do Povo
- Mauá
- 7. Parque Guapituba
- 8. Parque da Gruta
- Diadema
- 9. Parque do Paço
- 10. Parque Fernando Vítor Alves de Araújo (Ecológico)
- Ribeirão Pires
- 11. Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes
- 12. Parque Municipal Luiz Carlos Grecco
- Encontre um lar perto das áreas verdes dos parques no ABC
Parques no ABC
Conheça algumas das melhores opções de parques no ABC e em outras cidades adjascentes.
Santo André
No Grande ABC, Santo André é um dos municípios com inúmeras áreas verdes com remanescentes da Mata Atlântica em alguns parques.
Influenciada pelas bacias hidrográficas do Tamanduateí, ribeirão Oratório e dos Meninos, a cidade preserva esses espaços, oferecendo diversas opções de lazer com infraestrutura para atividades ao ar livre, relaxamento, exercícios físicos e contato com a natureza local.
1. Parque Celso Daniel
O Parque Celso Daniel, inaugurado em 1974 em Santo André, é uma ampla área verde de 64 mil m² com infraestrutura completa, incluindo sanitários, vestiários e lanchonete.
Ele oferece diversas opções de lazer, como pista de caminhada, área de alongamento, playground, quadra poliesportiva e um lago com patos, tartarugas e peixes, além de receber eventos culturais da Secretaria de Cultura.
Com área exclusiva para pets, com brinquedos de agilidade para cães, o parque abriga uma figueira centenária, considerada patrimônio cultural de Santo André.
O Parque Celso Daniel funciona todos os dias das 6h às 22h, com entrada gratuita, na Av. Dom Pedro II, 940, Bairro Jardim.
2. Parque Central
O Parque Central, inaugurado em 1992, é o maior e mais completo parque urbano de Santo André, abrangendo 40 mil m² com 10.500 árvores e 8 mil m² de herbáceas.
Nele, você encontra infraestrutura completa para esportes, com pista de caminhada, ciclovia, campo de futebol, quadras poliesportivas e equipamentos de ginástica.
Além disso, oferece espaços como praça de convivência, palco para shows, lanchonetes, vestiários, sanitários e acessibilidade para pessoas com necessidades especiais.
Se você mora na cidade, ainda pode participar de aulas gratuitas de Tai Chi Chuan aos sábados pela manhã.
Localizado na Vila Assunção, na Rua Gamboa com a Rua José Bonifácio, o Parque Central funciona todos os dias das 6h às 20h, com entrada gratuita.
São Bernardo do Campo
São Bernardo do Campo, na Região do Grande ABC, destaca-se por possuir a maior área verde, inserida em uma região privilegiada pela vegetação remanescente da Mata Atlântica.
Reconhecida como uma das 10 cidades mais inteligentes da Capital Paulista, a cidade integra a Área de Proteção e Recuperação Ambiental do Reservatório Billings, essencial para o abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.
Com aproximadamente 40 praças-parque e cerca de 11.000 hectares no Parque Estadual da Serra do Mar, São Bernardo preserva a maior área contínua de Mata Atlântica no Brasil.
3. Parque Raphael Lazzuri
O Parque Raphael Lazzuri, também conhecido como Parque Municipal Cidade de São Bernardo, ocupa 25.000 m² no bairro Anchieta, em São Bernardo do Campo.
Destinado a todas as idades, oferece atividades esportivas, áreas de contemplação da natureza, pistas para cooper, parques infantis e autoriza a entrada de pets com guias e focinheiras, se necessário.
Sua infraestrutura inclui teatro de arena, lanchonete, sanitários, fraldário e sinalização acessível.
Preservando fragmentos da Mata Atlântica, o parque proíbe a entrada de bicicletas, bolas, skates e patins, funcionando diariamente das 6h às 22h, sem estacionamento próprio, sugerindo o uso do ginásio poliesportivo da cidade.
4. Parque Natural Municipal (PNM) Estoril Virgílio Simionato
O Parque Natural Municipal Estoril Virgílio Simionato, em São Bernardo do Campo, é a primeira Unidade de Conservação da cidade, criada em 2013, com mais de 300.000 m² no bairro Riacho Grande, próximo à Represa Billings.
Além de trilhas e lazer familiar, o parque visa a preservação da Mata Atlântica, fauna e da Represa Billings, destacando-se pelo Zoológico e Centro de Recepção e Recuperação de Animais da Fauna Nativa.
O lugar oferece atividades como pedalinhos, pedalão, stand-up, caiaque, quiosques e zoológico gratuito, com transações exclusivamente em dinheiro.
Aberto de quarta a domingo, das 9h às 17h, com entrada a R$ 5 por pessoa, os moradores locais têm gratuidade com documentos.
São Caetano do Sul
Os parques em São Caetano do Sul, no ABC Paulista, representam qualidade de vida, refletindo a busca por bem-estar e contato com a natureza em um município com alto índice de desenvolvimento humano no país.
5. Parque Chico Mendes
O Parque Chico Mendes, em São Caetano do Sul, é tido como um dos melhores parques na região, com 140 mil m2, sete quadras poliesportivas e uma infraestrutura que atende a diversos públicos.
Você encontra playground, quiosques, áreas para pets, além de uma ampla variedade de áreas de lazer para praticar atividades com skate e bicicleta perto da natureza.
O local também possui trilhas demarcadas pela Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Ruas, proporcionando oportunidades para corridas em contato com a Mata Atlântica.
Abrigando espécies como palmeiras, pau-brasil, jacarandá, peroba, e diversas aves locais, o parque funciona diariamente das 5h às 21h, reservando as segundas-feiras exclusivamente para caminhada e corrida.
6. Bosque do Povo
O Bosque do Povo, localizado no bairro São José, é um espaço de lazer de 27 mil m² que reúne moradores para eventos, food park e shows de música ao vivo.
Embora não seja permitido o uso de bicicletas, patins, skates e a presença de animais, o bosque oferece quadras poliesportivas, pista de cooper de 650 metros, canchas de bocha cobertas, playgrounds, barras de alongamento, mesas de jogos, coreto, teatro de arena, poço artesiano, bicas públicas, lago com ponte e chafariz, e banheiros.
O bosque está próximo de restaurantes, como o tradicional Bar do Peixe, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h (segundas-feiras apenas para caminhada e corrida), e aos sábados e domingos, das 7h às 20h.
Mauá
Os parques em Mauá oferecem um refúgio para os amantes dos esportes e para aqueles que buscam momentos de tranquilidade em meio à agitação urbana, apesar da característica urbanizada e industrializada da cidade.
7. Parque Guapituba
O Parque Ecológico Guapituba Alfredo Klinkert Júnior ocupa uma área de 536.760 m² com uma ampla infraestrutura para lazer, no bairro Jardim Guapituba.
São jardins temáticos, lagoas, áreas para exercícios, trilhas e rotas de caminhada, playground, teatros, áreas de recreação, Museu Casa Central e Centro Ecológico de Preservação.
Fundado em 1996 na antiga fazenda de Alfredo Klinkert, o parque passou por revitalização em 2003 com apoio da Petrobrás, ampliando áreas de lazer e reforçando a segurança.
Com localização estratégica ao lado da Estação Guapituba da CPTM (linha 10 – Turquesa), o parque funciona diariamente das 7h às 17h, com entrada gratuita.
8. Parque da Gruta
O Parque Municipal Gruta de Santa Luzia, localizado no bairro Jardim Itapeva, em Mauá, é um importante espaço de preservação ambiental que oferece áreas para lazer e prática esportiva.
Com grande parte de sua área composta por mata nativa e reflorestamento de eucaliptos, o parque abriga uma diversidade de fauna, incluindo pequenos mamíferos, répteis e aves.
Além de ser atravessado por várias nascentes do Rio Tamanduateí, o parque atrai visitantes para atividades físicas, como trilhas, área de exercícios e quadra poliesportiva, assim como para momentos de lazer em família, especialmente nos fins de semana.
Área de uma antiga pedreira, o parque remonta a uma gruta onde os trabalhadores rezavam para Santa Luzia, protetora dos olhos, sendo transformada em parque, em 1974, onde funciona diariamente, das 7h às 17h, com entrada gratuita.
Diadema
Diadema é um dos municípios mais populosos de São Paulo, a cerca de 20 km da capital, e possui aproximadamente 1,5 milhão de m² de áreas verdes, uma média de 10 m² por habitante, a maior parte delas inseridas na Área de Proteção e Recuperação aos Mananciais (APRM).
9. Parque do Paço
O Parque do Paço em Diadema, situado próximo ao trevo da cidade, é considerado o cartão de visita da cidade, ocupando uma área de 33,5 mil m².
Inaugurado em 1996, junto ao Paço Municipal, oferece atrativos como lago, áreas verdes, pista de caminhada, quadras esportivas, quiosques com churrasqueiras e playgrounds.
Funcionando diariamente das 6h às 21h, o parque promove atividades inclusivas, como aulas de capoeira, zumba e Tai Chi Chuan, contando também com uma academia inclusiva na parte superior, com equipamentos adaptados e informações em Braille.
10. Parque Fernando Vítor Alves de Araújo (Ecológico)
O Parque Fernando Vítor Alves de Araújo (Ecológico), em Diadema, é conhecido por atrair adeptos de corrida e caminhada devido à sua pista plana, com uma área total muito agradável de 15 mil m².
Localizado no bairro do Eldorado e próximo à Represa Billings, o parque contribui para a preservação de nascentes, flora e fauna locais, oferecendo pista de corrida e campo de futebol, frequentado por moradores e alunos de escolinhas de futebol.
Com duas pequenas lagoas, teatro de arena e playground, o parque oferece atividades gratuitas de lazer, esporte, cultura e educação ambiental, funcionando diariamente das 5h30 às 22h.
Ribeirão Pires
A cidade de Ribeirão Pires, localizada a 40 minutos de carro ou a cerca de 1 hora pela Linha 10 – Turquesa da CPTM, oferece um refúgio tranquilo próximo à natureza, integrado à agitação de São Paulo.
11. Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes
Às margens da Represa Billings, o Parque Oriental Municipal Milton Marinho de Moraes oferece um refúgio de 60 mil m² em Ribeirão Pires, inaugurado em 2020.
Com vastas áreas verdes, trilhas sinuosas e uma atmosfera serena, o parque convida a momentos de relaxamento, caminhadas e contemplação da paisagem.
Sua infraestrutura inclui pavilhão de exposições, jardim oriental, playground, casa do origami, monumento Sadako Sasaki, ateliê de artes, píer, restaurante, sanitários e centro de informações turísticas.
Ideal para aproveitar o lazer na região, no bairro Estância Noblesse, o parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.
12. Parque Municipal Luiz Carlos Grecco
Inaugurado em 1987 como Parque Pérola da Serra, o Parque Municipal Luiz Carlos Grecco em Ribeirão Pires foi renovado em 2021, recebendo o nome em homenagem ao ex-prefeito Luiz Carlos Grecco.
De terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita, a área arborizada de 36 mil m² oferece um parquinho infantil, trilhas circulares para caminhadas, uma gruta com imagem da Nossa Senhora Aparecida e obras de arte contemporânea, incluindo o “Tucano” e peças de inox como “Sagitário”, “Touro” e “Torre de Metal”.
Encontre um lar perto das áreas verdes dos parques no ABC
Agora que você já está por dentro de pelo menos 12 opções de parques que oferecem lazer, cultura, contato com a natureza e mais, deu vontade de morar na Região do ABC?
Então, que tal procurar um imóvel para alugar pelo QuintoAndar perto das suas atrações preferidas e ficar a poucos quilômetros da metrópole paulistana?
Temos várias ofertas de imóveis para alugar em Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá e Ribeirão Pires. E você pode aproveitar para usar os mais de 70 filtros diferentes de pesquisa para refinar a sua busca e encontrar um lar que tenha a sua cara!