O Brasil tem 12 capitais litorâneas e Recife é uma delas. E quando se pensa em cidades à beira mar, o lazer geralmente é associado às praias. Mas quem mora na Capital Pernambucana sabe que a cidade tem muito mais do que areia e água salgada para oferecer a quem deseja estar ao ar livre – especialmente para quem ama fazer exercício físico. Neste artigo trazemos uma lista dos principais parques em Recife, com opções para todos os gostos.
Leia também: O que fazer em Recife: uma cidade cheia de belezas naturais e cultura efervescente
Navegue pelo conteúdo:
- Parque Dona Lindu
- Parque Urbano da Macaxeira
- Jardim Botânico do Recife
- Parque da Jaqueira
- Parque Santana Ariano Suassuna
- Parque Santos Dumont
- Parque das Esculturas Francisco Brennand
Parque Dona Lindu
Localizado em Boa Viagem, um dos melhores bairros de Recife, o Parque Dona Lindu – homenagem a Eurídice Ferreira de Melo, mãe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva – ocupa uma área à beira-mar de 27.166,68 m² e conta com um projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer, construído em um local que antes pertencia à Aeronáutica.
O espaço, que fica entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha, é equipado com quadra poliesportiva, pista de corrida e caminhada, parques infantis, pista de skate e área de ginástica e descanso. E além de todo o espaço de lazer ao ar livre, o Parque Dona Lindu conta com o Teatro Luiz Mendonça e a Galeria Janete Costa.
Outra atração é o ParCão Dona Lindu, uma área de 845 m² repleto de equipamentos e espaços para cachorros brincarem livremente.
Endereço: Av. Boa Viagem, s/n – Boa Viagem
Telefone: (81) 3355-9844 – Centro de Atendimento ao Turista (CAT)
Funcionamento: Sempre aberto
Entrada: Gratuita
Parque Urbano da Macaxeira
Com 10 hectares (100 mil m²) e inaugurado em 2014, é o maior parque urbano da cidade e está repleto de opções para quem ama a vida ao ar livre, em especial para quem gosta de atividades físicas.
O parque conta com quadras poliesportivas, pista de skate e bicicross, campo de futebol, pista de cooper de 1,5 Km, ciclovia de 1,5 Km e equipamentos de ginástica.
Além disso, o Parque Urbano da Macaxeira tem parques infantis, anfiteatro, banheiros públicos e praça de alimentação.
Endereço: Av. Norte Miguel Arraes de Alencar, s/n – Macaxeira
Funcionamento: 5h as 22h
Entrada: Gratuita
Jardim Botânico do Recife
A 40 minutos de carro do Centro da cidade, o Jardim Botânico de Recife é um espaço público municipal vinculado à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. A Área de Proteção Ambiental (APA) é o único refúgio de Mata Atlântica em Recife.
Criado em 1960, o Jardim Botânico do Recife foi aberto à visitação apenas a partir de 1989. O espaço é composto de sete jardins temáticos:
- Cactos;
- Bromélia;
- Orquídeas;
- Palmeiras;
- Plantas Medicinais;
- Sensorial;
- Plantas Tropicais.
O parque oferece, para grupos de 10 a 30 pessoas, a opção de visitas com acompanhamento de monitor, que devem ser agendadas pelo email jardimbotanico@recife.pe.gov.br.
Endereço: Rodovia BR 232, s/n – Curado (Lado oposto ao Comando Militar do Nordeste)
Telefone: (81) 3355-0321 / 3355-0003
Funcionamento: Terça a domingo, das 9h às 15h
Entrada: Gratuita
Parque da Jaqueira
Inaugurado em 10 de abril de 1985 e com mais de 70 mil m², o Parque da Jaqueira é um dos maiores espaços de área verde e um dos principais parques de Recife.
Foi por muito tempo – até a inauguração, em 2014, do Parque Urbano da Macaxeira – o maior parque da cidade. E segue com sua popularidade intacta junto à população da cidade, como um dos melhores espaços de lazer ao ar livre.
O parque possui possui um espaço que remete ao que foi a região no Século XVIII, inclusive com uma capela de 1766, originalmente chamada de Nossa Senhora da Conceição de Ponte d’Uchôa, mas que, com o tempo, se tornou Nossa Senhora da Conceição da Jaqueira, por conta das árvores frutíferas dos arredores. Tombada e restaurada em 1970, a capela é cercada por um belíssimo jardim do paisagista Roberto Burle Marx.
Para os adeptos das atividades físicas, o parque conta com 900 metros de pista de cooper e mais 820 metros de ciclovia, pistas de skate e bicicross, ringue de patinação e equipamentos de ginástica e de musculação. Além disso, há quatro parques infantis para crianças de diversas faixas etárias.
Endereço: R. do Futuro, s/n – Parnamirim
Funcionamento: Diariamente, das 4h às 22h
Entrada: Gratuita
Parque Santana Ariano Suassuna
Localizado no bairro do Santana, na Zona Norte da cidade, o parque tem inúmeras áreas destinadas à prática de exercícios físicos, como uma pista de cooper com 650m, ciclovia com 600m e 1.000m, campo de futebol, quadras poliesportivas e pistas de skate e bicicross.
Com cerca de 63 mil m², o Parque Santana Ariano Suassuna também está equipado com parques infantis, banheiros públicos, espaço de convivência e quiosques. A área é patrulhada pela Guarda Municipal de Recife.
Endereço: Rua Jorge Gomes de Sá, Santana
Funcionamento: Diariamente, das 5h às 23h
Entrada: Gratuita
Parque Santos Dumont
Mais do que um parque urbano, o Parque Santos Dumont é um grande complexo esportivo, com instalações como um parque aquático equipado com piscina olímpica (50m) e outra semi-olímpica (25m), além de uma das melhores pistas de atletismo do Nordeste.
O parque ainda tem campos de futebol, quadra esportiva, quadra de tênis, pista de cooper, parque infantil e áreas de lazer e descanso.
Endereço: Rua Almirante Nelsom Fernandes, S/N, Boa Viagem
Telefone: (81) 3184-2684
Funcionamento: Segunda a sexta, das 6h às 21h. Sábado e domingo, das 6h às 19h
Entrada: Gratuita
Parque das Esculturas Francisco Brennand
De nossa lista, o Parque das Esculturas Francisco Brennand é o que tem as características mais distintas, por se tratar mais de uma atração cultural. Mas como o local tem nome de “parque” e é uma das principais atrações de Recife, não poderia deixar de aparecer neste artigo.
Inaugurado em 29 de dezembro de 2000, o parque reúne 90 obras do artista plástico Francisco Brennand, sendo a mais emblemática de todas a Torre de Cristal, com seus 32 metros de altura, feita sob inspiração de uma flor descoberta pelo paisagista Roberto Burle Marx, já citado neste artigo.
Para chegar ao Parque das Esculturas, é preciso fazer uma travessia de barco pelo Rio Capibaribe, com partida e retorno pelo Marco Zero, no Bairro do Recife, Centro Histórico da Cidade, também conhecido como Recife Antigo.
Endereço: Arrecifes do Porto, S/N, Bairro do Recife (Próximo ao Marco Zero)
Funcionamento: Diariamente, das 7h às 17h
Entrada: Gratuita (Mas é preciso pagar a travessia de barco, que custa R$ 10. O valor cobre a ida e a volta).
Leia Também: Conheça as melhores praias de Recife para morar