Se você está construindo ou reformando o lar, a seguinte dúvida deve ter passado pela sua cabeça: qual o melhor piso para cozinha? Pois saiba que a escolha vai muito além da estética e decoração.
É necessário considerar uma série de fatores para escolher o novo revestimento para um dos cômodos mais frequentados da casa. Graças às várias opções disponíveis no mercado, fica difícil selecionar só uma.
Então, confira 5 dicas e respostas para as dúvidas mais frequentes que vão te ajudar na hora de selecionar o melhor piso para a sua cozinha e informações sobre os revestimentos mais indicados.
Você também pode se interessar: dicas de decoração para a sua cozinha!
Navegue pelo conteúdo:
- 1. Evite acabamento polido
- 2. Prefira pisos de alta durabilidade e fácil higienização
- 3. Qual o melhor PEI de piso para cozinha?
- 4. Qual a cor ideal para piso de cozinha?
- 5. Não se esqueça da decoração
- Qual o melhor piso para cozinha pequena?
- Qual o melhor piso para cozinha grande?
- Quais os pisos mais indicados para cozinha?
- Granito e mármore
- Porcelanato
- Epóxi
- Ladrilho hidráulico
- Vinílico
- Pastilhas
- Cerâmica
- Depois de definir o melhor piso para a sua cozinha, é hora de decorá-la!
1. Evite acabamento polido
Os pisos de acabamento polido trazem elegância e beleza ao ambiente. Porém, não são a melhor opção para um lugar onde é recorrente o uso de óleo, água e alimentos gordurosos. Esse tipo deve ser evitado especialmente em casas com crianças ou idosos, porque pode ficar escorregadio.
É necessário ter muito cuidado em relação ao acabamento do piso que irá revestir toda a sua cozinha. No momento do preparo da batata frita, por exemplo, o óleo pode saltar da panela e cair no chão, contribuindo para acidentes domésticos.
O ideal é evitar o piso de acabamento polido, mesmo que ele seja uma superfície de alta resistência, baixa absorção de sujeira e fácil de limpar.
Mesmo assim, se a sua escolha for o polido, temos uma ótima dica para você: coloque tapetes antiderrapantes em lugares com mais chances de acontecerem escorregões, como em áreas próximas à pia.
2. Prefira pisos de alta durabilidade e fácil higienização
O ideal é que o piso seja fácil de limpar. Na cozinha, água, condimentos, molhos e alimentos gordurosos podem cair no chão. Além disso, a durabilidade e resistência também devem ser altas.
Essa regra vale tanto para quem busca saber qual o melhor piso para cozinha de apartamento quanto para quem mora em uma casa.
3. Qual o melhor PEI de piso para cozinha?
Prefere conhecimentos mais técnicos antes de fazer sua escolha? Não seja por isso, temos um conceito chave para apresentar: a escala PEI para pisos de cerâmica. Ela vai de 0 a 5, e tem o objetivo de classificar a resistência à abrasão.
PEI – 1, por exemplo, serve muito bem para ambientes pouco frequentados e que não necessitam de limpezas frequentes. Já o PEI – 5 tem alta resistência à abrasão, perfeito para ambientes industriais, comerciais e espaços públicos.
O piso ideal para cozinhas está no meio do caminho, o PEI – 3, de média/alta resistência. Além da cozinha, os pisos do grupo 3 vão muito bem em quintais, corredores e sacadas.
4. Qual a cor ideal para piso de cozinha?
A cor ideal depende do que você busca para a sua cozinha. Pisos escuros oferecem sensação de modernismo e elegância, bem como podem passar a impressão de sobriedade ao ambiente.
Por outro lado, os revestimentos claros e brancos trazem um ar de organização e limpeza, mas sujam com mais frequência, o que pode torná-los menos práticos.
Há quem goste do tom acinzentado ou imitando cimento queimado, algo que combina com decorações em estilo industrial e dão um toque moderno ao ambiente.
Trazendo um outro ponto de vista, se o seu objetivo é ampliar um ambiente pequeno, escolha um piso claro, pois cores como o branco e creme trazem amplitude, deixam a cozinha maior.
Enquanto isso, pisos que levam estampas coloridas conseguem trazer vida ao cômodo. Porém, fique atento à combinação: o excesso de estampas e padrões proporciona um efeito negativo na decoração da cozinha.
5. Não se esqueça da decoração
Para que haja harmonia no cômodo, a tonalidade, o material e as estampas do piso devem interagir com a decoração escolhida para o cômodo no geral. Então pense bem antes de adquirir o pavimento para a sua cozinha.
Agora, mais algumas dicas! Essas, de acordo com o tamanho do ambiente.
Qual o melhor piso para cozinha pequena?
Como dito anteriormente, pisos neutros e claros ajudam a ampliar a cozinha. Eles podem ser ladrilhos hidráulicos, porcelanatos ou até mesmo pisos cerâmicos.
Qual o melhor piso para cozinha grande?
Uma cozinha mais espaçosa necessita de pisos sem grandes quantidades de rejunte e que não tenham muitos recortes. A ideia é passar a impressão de piso único, e os porcelanatos grandes são os mais recomendados para essa situação.
Quais os pisos mais indicados para cozinha?
Granito e mármore
O mármore e o granito são pedras naturais e de fácil higienização. O mármore é mais poroso e menos resistente do que o granito, apesar de ser mais elegante. Por sua vez, o granito tem mais resistência e também menos chances de infiltração. Além disso, costuma ser mais barato do que o mármore.
Por se tratarem de produtos naturais polidos, essas pedras mancham com o passar do tempo, principalmente as de coloração neutra ou clara. Portanto, o ideal é que você opte por tonalidades escuras, como o Preto São Gabriel ou o Verde Ubatuba.
Porcelanato
Qual o melhor piso de porcelanato para cozinha? Recomenda-se a utilização do porcelanato com pouco brilho, pois a cozinha costuma ser uma área de tráfego intenso, algo que promove a sujeira e aparição de riscos e rachaduras no piso.
Os grandes atrativos do porcelanato são a alta durabilidade do piso e baixa absorção, ajudando na hora da limpeza. Além da variedade de cores e estampas, existem opções perfeitas para harmonizar com a decoração da sua cozinha.
Os grandes formatos de porcelanatos estão em alta, algumas peças medem 3 metros de comprimento!
Epóxi
Sabia que o epóxi é ideal para cozinhas pequenas? Também chamado de porcelanato líquido, pode ser facilmente identificado por conta do seu brilho característico e pela facilidade de limpar.
Essa técnica consiste em revestir pedras, porcelanatos e pisos cerâmicos com resina epóxi, que oferece alta impermeabilização, acabamento perfeito, durabilidade e facilidade na hora da manutenção e higienização – além de proporcionar um ambiente super moderno.
Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico é produzido manualmente, peça por peça. Seu auge aconteceu no século XIX, mas voltou com tudo nos últimos anos. Instalar esse tipo de revestimento é garantia de resistência, durabilidade e de um ambiente alegre, vivo e com um ar vintage e retrô.
Eles podem ser colocados com a técnica de patchwork, ou seja, misturando cores e desenhos diferentes, uma espécie de trabalho com retalhos.
A manutenção é simples: basta limpar a superfície com água e sabão. Além disso, é preciso passar cera líquida a cada 15 dias. Com esses pequenos cuidados, os seus ladrilhos hidráulicos vão durar por anos.
Vinílico
O vinílico é perfeito para quem busca pisos que imitam madeira. Ele se destaca por sua estética e aplicação, que é feita por meio de um adesivo colado no chão.
Em contrapartida, a resistência deixa a desejar, ainda mais em um ambiente como a cozinha, onde é recorrente o uso de água, molhos, condimentos e alimentos ricos em gordura.
Pastilhas
O piso feito com pastilhas é sinônimo de resistência e durabilidade, mas exigem cuidado e atenção para que uma peça ou outra não se descole ao longo do tempo. Elas podem ser fabricadas com vidro, cerâmica e porcelana, três materiais que vão bem no revestimento de cozinha.
Existem diferentes tipos e cores de pastilha, basta escolher e aplicar de acordo com a sua imaginação. Misturar colorações pode trazer vida a um dos cômodos mais visitados da casa. A limpeza se resume a água, sabão e detergente neutro.
Cerâmica
O piso feito de cerâmica é um dos mais conhecidos e usados nos lares no Brasil. Ela é produzida a partir da argila e outros minerais. E também é lembrada por sua baixa durabilidade, mesmo que ela seja de grupo 3 na escala PEI, de média/alta resistência à abrasão.
O preço barato leva diversas pessoas a comprarem pisos de cerâmica, já que o custo é bem inferior se comparado ao porcelanato. Outro atrativo tem a ver com a estética, pois existem diversos formatos, texturas, cores, estampas e desenhos disponíveis para escolher.
Depois de definir o melhor piso para a sua cozinha, é hora de decorá-la!
Se você já definiu qual o melhor piso para a cozinha levando em conta suas preferências e estilo de vida, é hora de buscar a cozinha perfeita. Com o QuintoAndar, você encontra a casa dos seus sonhos e com os ambientes do jeito que sempre quis!
Com mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis, você consegue ver imagens reais dos imóveis do espaço, tiradas por fotógrafos profissionais, e ainda fazer um tour virtual. Tudo isso para agilizar e facilitar a sua escolha de apartamento!