Nas terras de montanhas e horizontes largos, as diferentes paisagens naturais por trás das trilhas em BH são como um tesouro precioso a ser descoberto em plena Capital Mineira. Tem trilha que é só contemplação, que vale para um passeio mais rápido, enquanto outras atravessam matas feito um abraço da natureza, por vezes revelando cidades vizinhas em um quase piscar de olhos.
Quer conhecer um pouco mais sobre as trilhas em BH? Listamos a seguir pelo menos cinco opções, com níveis de dificuldade dos mais fáceis aos desafiadores, para explorar o tanto que tem de bom em Minas Gerais, para além do famoso pão de queijo!
Navegue pelo conteúdo:
- Trilhas em BH: níveis de dificuldade
- Trilhas em BH: Fácil
- 1. Mirante da Mata – Parque das Mangabeiras
- 2. Parque Municipal Jacques Cousteau
- Trilhas em BH: Moderado
- 3. Lagoa da Pampulha
- 4. Mirante – Parque da Serra do Curral
- Trilhas em BH: Difícil
- 5. Travessia BH x Nova Lima
- Encontre um lar para morar com qualidade perto das trilhas em BH
Trilhas em BH: níveis de dificuldade
Em Belo Horizonte, as trilhas são um verdadeiro encanto, e para todos os gostos, tem de tudo um tanto: mirantes para se maravilhar, mata adentro para caminhar, paisagens de tirar o fôlego, cascatas, lagos e mais.
São trilhas para todos os gostos e níveis de habilidade em BH, com opções leves e moderadas, que vão desde os parques das Mangabeiras, Jacques Cousteau e Lagoa da Pampulha, aos desafios mais intensos, como o Parque da Serra do Curral e a Travessia de BH a Nova Lima.
Independentemente do nível, fato é que todas as trilhas em BH proporcionam uma experiência única, combinando atividade física com a beleza natural da cidade e seus arredores.
Trilhas em BH: Fácil
As trilhas nos parques das Mangabeiras e Jacques Cousteau, em BH, oferecem experiências acessíveis e tranquilas, combinando a natureza dos parques mineiros que enriquecem o dia a dia de moradores e visitantes de todas as idades.
1. Mirante da Mata – Parque das Mangabeiras
A trilha do Mirante da Mata, situada no Parque Municipal das Mangabeiras em Belo Horizonte, é uma experiência essencial para os amantes de trilhas na capital mineira.
Com uma extensão aproximada de 2,5 km, essa trilha serpenteia por entre a mata do parque com trechos de calçamento, proporcionando uma imersão completa na natureza local.
Os moradores e visitantes podem desfrutar de uma caminhada tranquila, repleta de cenários naturais, levando aproximadamente 1 hora para ser percorrida, em um ritmo de caminhada ou bike.
Ao atingir o mirante, os trilheiros são recompensados com uma vista deslumbrante da cidade, tornando essa trilha uma escolha ideal para quem deseja conhecer BH vista de cima, em uma conexão mais próxima da natureza.
- Localização: Av. José do Patrocínio Pontes, 580 – Mangabeiras
- Extensão: 2,5 km aproximadamente
- Estimativa de tempo: cerca de 1 hora
Mais informações sobre o Parque Municipal das Mangabeiras
Telefone: (31) 3277-8277
Horário: Terça a domingo, das 8h às 17h (com entrada permitida até 16h30)
Entrada: Gratuita
Estacionamento: Sistema rotativo digital da BHTrans. Baixe o aplicativo “Rotativo Digital BH” (disponível para Android e iOS).
2. Parque Municipal Jacques Cousteau
A trilha do Parque Municipal Jacques Cousteau, a 8 km do Centro de BH, é considerada fácil e curta, ideal para caminhadas e corridas de menor duração, como uma escapada do agito da cidade.
Com uma extensão de cerca de 2 km, a trilha proporciona uma jornada em meio a áreas arborizadas e ao redor de um lago tranquilo, com uma duração de aproximadamente 40 minutos.
Próximo ao bairro Buritis, na regional Oeste, o parque se destaca pela beleza natural e infraestrutura em uma área de aproximadamente 335 mil m², com opções de brinquedos, academia a céu aberto, áreas de convivência, nascentes e espaços para contemplação.
- Localização: Rua Augusto José dos Santos, 366 – Betânia
- Extensão: 2,4 km
- Estimativa de tempo: 40 minutos aproximadamente
Mais informações sobre o Parque Municipal Jacques Cousteau
Telefone: (31) 3277-5972
Horário: Segunda a domingo, das 7h às 18h
Entrada: Gratuita
Trilhas em BH: Moderado
Que tal explorar uma trilha que faz parte de um roteiro tradicionalmente mineiro, demandando um pouco mais de fôlego para desvendar as facetas da cidade, passeando por cartões postais e se conectando com a natureza urbana?
3. Lagoa da Pampulha
A trilha em volta da Lagoa da Pampulha, com quase 19 km de extensão, oferece uma experiência única de contemplação da natureza, destacando a arquitetura moderna de BH.
Embora plana e repleta de calçamento, é sua extensão que torna a caminhada moderada a difícil, mas recompensada com vistas deslumbrantes e a chance de explorar pontos turísticos como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha.
A estimativa de duração da trilha é de aproximadamente 2 horas, ideal para apreciar as diferentes paisagens e monumentos históricos ao redor da lagoa, além de fazer avistamentos de aves e outros animais que vivem na natureza em meio a cidade.
- Localização: Av. Otacílio Negrão de Lima, 6061 (Portaria I ou Marco Zero) e 7111 (Portaria II ou Toca da Raposa) – Pampulha
- Extensão: cerca de 19 km
- Estimativa de tempo: aproximadamente 2 horas
Mais informações sobre o Parque Ecológico da Pampulha
Telefones: (31) 3277-7439 / (31) 3277-7917
Horário: Diariamente, das 8h às 17h (entrada permitida até às 16h)
Entrada: Gratuita
4. Mirante – Parque da Serra do Curral
Na região Centro-Sul de BH, a Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, é um símbolo da cidade, cujo parque revela um verdadeiro cardápio de trilhas e mirantes.
Com 4 km de extensão, o caminho de terra que leva ao ponto mais tradicional do parque apresenta diversos trechos íngremes, compensando a todos que se aventuram com uma vista privilegiada da Região Metropolitana da Capital Mineira por meio de seus mirantes.
Agora, não se engane com a curta extensão da caminhada, porque essa é uma trilha que exige bastante atenção devido a presença de pedras e áreas escorregadias, que tornam a caminhada de aproximadamente 1 hora e meia uma experiência desafiadora.
- Localização: Praça Estado de Israel – Av. José do Patrocínio Pontes, 1951 – Mangabeiras
- Extensão: 4 km
- Estimativa de tempo: cerca de 1 hora e meia
Mais informações sobre o Parque da Serra do Curral
Telefones: (31) 3277-8120
Horário: De terça a domingo, das 8h às 16h (entrada permitida até às 15h)
Entrada: Gratuita
Trilhas em BH: Difícil
Algumas das trilhas mais desafiadoras de BH levam a destinos vizinhos, cidades que fazem limite com a capital e que se revelam entre paisagens exuberantes, com cachoeiras e uma natureza selvagem quase intocada.
Demandando não apenas um preparo físico mais exigente, essas trilhas necessitam dos tradicionais cuidados com roupas leves e compridas, alimentos, calçados confortáveis e acessórios indispensáveis, como garrafinhas de água, filtro solar e repelente, por exemplo.
5. Travessia BH x Nova Lima
A tradicional travessia de BH a Nova Lima, que percorre a Serra do Curral, conta com 17 km de extensão e é uma das mais emblemáticas na região metropolitana.
A trilha tem subidas desafiadoras pela crista até o Pico Belo Horizonte, seguidas por descidas pelo relevo minerado e erodido, vales e nascentes, oferecendo uma vista espetacular que abrange toda a capital e outros pontos distantes, em mais de 1.300 m de elevação.
Em meio a uma vegetação diversificada em trechos de Cerrado e Mata Atlântica, algumas partes da trilha contam com asfalto, como no início e fim, fazendo da travessia em si cerca de 10 km de extensão.
Embora seja desafiadora, com valas e terrenos irregulares, a travessia é uma excelente oportunidade para treinamento de condicionamento físico, oferecendo ainda uma opção de trecho estendida que passa por uma área chamada Mata da Baleia, ampliando o trajeto em 3,5 km.
Vale saber que, como parte da região foi minerada, é recomendado muito cuidado com a água disponível em determinados trechos da travessia, sendo o uso das pastilhas purificadoras uma opção para quem estiver com a garrafa vazia e muita sede.
Outra dica importante para realizar essa travessia é verificar a condição de chuva, já que há um risco de raios no trecho próximo ao Pico Belo Horizonte e de enchentes no Córrego Jambreiro.
- Localização: Acesso à trilha pela praça do Hospital da Baleia – Saudade
- Extensão: cerca de 17 km
- Estimativa de tempo: aproximadamente 6 horas
Encontre um lar para morar com qualidade perto das trilhas em BH
Você sabia que Belo Horizonte é uma cidade repleta de passeios em meio à natureza? Pois bem, agora que você conhece algumas das trilhas mais tradicionais de BH, que tal escolher um imóvel para morar mais perto do seu percurso preferido?
No QuintoAndar você encontra muitas opções de casas e apartamentos para alugar ou comprar nos melhores bairros de Belo Horizonte. E pode fazer isso de forma rápida e fácil ao usar os mais de 70 filtros de nossa plataforma, que facilitam a sua busca pelo lar ideal na cidade!
Clique aqui para navegar em nosso mapa e buscar imóveis para alugar em Belo Horizonte ou veja abaixo outras opções à venda na cidade.