Como é morar em Curitiba
Conheça melhor a cidade, através das experiências, das tendências e quem mora na cidade
Conhecida por ser a melhor capital para se viver no Brasil, de acordo com o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), Curitiba é referência em mobilidade urbana, sustentabilidade, saúde, educação e segurança. Fundada em 1693, seu nome, de origem Tupi, significa "terra do pinhão", por conta da grande quantidade de araucárias da região que produz essa semente que também serve como alimento.
A cidade conta com uma economia bastante diversificada, sendo sede de diversas empresas nacionais e internacionais – uma ótima oportunidade para quem busca uma nova oportunidade de trabalho. A cidade reúne, ainda, faculdades e universidades, contando com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a mais antiga do país.
Com temperaturas mais frias do que o restante do país, a capital do Paraná fica ao lado da Serra do Mar, a apenas 1 hora e meia (de carro) do litoral do estado.
A população de Curitiba é composta predominantemente por imigrantes e descendentes de italianos, alemães, ucranianos, russos e poloneses, carregando forte influência dessas nacionalidades em sua cultura e gastronomia.
Famosa mundialmente por seu inovador sistema de transporte público análogo ao metrô, o BRT, também chamados de Ligeirinhos e Ligeirões, a cidade ainda conta com linhas de ônibus que complementam o atendimento aos 75 bairros que a compõem – facilitando bastante a vida dos moradores de qualquer localidade.
E diferentemente de outras cidades e capitais do Brasil, Curitiba não é dividida por zonas ou regiões, como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. Aqui,a divisão é feita apenas por bairros.
Então, para te ajudar a entender qual deles possui mais características que combinam com o que você procura para morar, fizemos uma lista com alguns dos principais bairros da capital paranaense:
- Cabral: Conhecido por ser um bairro grande, com diversas opções de gastronomia e prédios de alto padrão, o bairro é um pouco mais afastado do centro da cidade, no entanto, assim como nas demais regiões, o sistema de transporte público cobre as necessidades dos moradores de forma eficiente e prática.
- Batel: Considerado o bairro mais nobre de Curitiba, o Batel atualmente está se transformando, sendo perfeito para quem gosta de praticidade por ser bem próximo ao centro da cidade, além de ser onde se concentra a cena gastronômica da capital. Lá você encontra desde restaurantes, bares, baladas, shoppings com lojas de luxo – como o Shopping Pátio Batel –, até prédios com infraestrutura mais moderna e acessível para morar.
- Bigorrilho: Também na lista dos bairros mais nobres da cidade, Bigorrilho, conhecido por Champagnat pelos curitibanos, é próximo da região central de Curitiba e predominantemente residencial – contando, inclusive, com grandes empreendimentos residenciais de luxo. Lá é possível aproveitar um lazer ao ar livre nos diversos parques e praças do bairro, como o Parque Barigui, o maior de Curitiba.
- Água Verde: Totalmente residencial, o tradicional bairro Água Verde é para quem busca mais tranquilidade em Curitiba. Localizado próximo ao Batel e também do Centro, é possível contar com toda infraestrutura para os moradores – desde comércio, serviços e mobilidade.
- Santa Felicidade: Outro bairro que faz parte dos mais antigos e tradicionais da cidade, Santa Felicidade é ideal para quem está em busca de morar mais afastado do centro de Curitiba e aproveitar a comodidade dos inúmeros condomínios de casas que foram construídos por lá.
- Boa Vista: nomeado graças à sua localização, uma das mais altas da cidade, o bairro fica a cerca de 5 km do Centro de Curitiba. Com ótima infraestrutura para os moradores e diversos bares tradicionais, a área é predominantemente residencial, com mais casas e sobrados do que prédios e condomínios – ideal para quem busca tranquilidade. E, para quem está pensando em comprar um imóvel em Curitiba, o bairro é um dos que possuem o valor do metro quadrado mais baixo.
- Boqueirão: um dos bairros mais extensos e populosos da capital do Paraná, o Boqueirão conta com condomínios e conjuntos habitacionais, além de indústrias metalúrgicas. Aqui é possível encontrar tanto espaços para atividades ao ar livre, como a Praça Menonitas, o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Náutico, quanto opções de bares que variam tanto na culinária quanto na música. É no Boqueirão, inclusive, que fica o zoológico da cidade. A região é também conhecida por causa da rua Bley Zorning, que conta com lojas especializadas em tecidos. Vale destacar que uma das principais vias da cidade, a Avenida Marechal Floriano Peixoto, passa por lá.
- Cajuru: Próximo do Jardim Botânico, do Centro Politécnico da UFPR e da PUCPR, a região começou a crescer depois da fundação do Colégio Nossa Senhora de Lourdes, em 1941. O Cajuru é ideal para os amantes da natureza e para quem gosta de atividades ao ar livre, pois é lá que se concentra uma grande quantidade de parques, como o Parque Linear do Cajuru e Parque dos Peladeiros. A área é composta, principalmente, por mais casas do que prédios.
- Cidade Industrial de Curitiba: É um dos bairros mais afastados do centro, criado para abrigar e incentivar o surgimento da indústria local nos anos 70. Por isso, serve de moradia ideal para quem tem como foco trabalhar nas empresas próximas, apesar de ser bem atendida pelas linhas de ônibus e vias principais da cidade. Por ser uma região basicamente industrial, há pouca variedade de lazer por ali, mas é possível encontrar escolas públicas e particulares.
- Portão: Um dos maiores e mais populosos bairros de Curitiba, Portão é bastante procurado para morar por conta da mobilidade privilegiada. É mais residencial, mas conta com um comércio local variado e vasto, shoppings e supermercados, além de abrigar a primeira escola municipal de Curitiba, a Escola Municipal João XXIII. O bairro é conhecido pela Paróquia Senhor Bom Jesus, também chamada de Igreja do Portão.
- Pinheirinho: Mais para o Sul da cidade, temos Pinheirinho, área conhecida por ser o principal centro de comércio popular – principalmente na Avenida Winston Churchill, com lojas de todos os gêneros e preços mais acessíveis. A região possui áreas tanto comerciais quanto residenciais, mas os espaços para lazer são reduzidos.
- Bairro Novo: Inaugurado em 1991, o bairro foi criado com o objetivo de abrigar famílias cadastradas pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab). Por conta disso, o bairro oferece escolas, creches, unidades de saúde, sacolões e restaurantes populares. Agora que deu para ter um panorama geral de como funcionam os principais bairros de Curitiba, é só encontrar aquele que oferece o que você precisa e está procurando e preparar a mudança!
Conheça os principais bairros
O QuintoAndar tem o que você precisa
Para se mudar sem burocracia só tem um jeito, ser com o QuintoAndar.
Para quem quer alugar
Alugue os melhores imóveis de forma rápida, sem fiador e sem burocracia
Para quem quer anunciar
Não deixe seu imóvel parado. Feche negócio sem burocracias.
Indique imóveis e ganhe dinheiro
Você ganha R$100 por imóvel publicado e pode ganhar 10% do valor do aluguel caso o imóvel seja alugado
Encontre o seu lar ideal
Apartamentos em Curitiba
Casas em Curitiba
Casas em condomínio em Curitiba
Studios e kitnets em Curitiba