O Feng Shui é uma filosofia milenar chinesa que estuda os efeitos das energias dos ambientes sobre as pessoas. E quando esse conceito é aplicado na decoração, o objetivo é moldar a energia que se move pela nossa casa. Essa energia, chamada de “chi”, é influenciada pelos móveis e objetos que você pra deixar o lugar onde você mora com a sua cara.
De acordo com os chineses, algumas peças podem impedir que o “chi” circule livremente pela sua casa. Enquanto outras vão favorecer a movimentação das boas energias. E além de harmonizar os ambientes, acredita-se que o Feng Shui atraia abundância, prosperidade, saúde e sucesso.
Conheça em detalhes o que é a técnica e como aplica-lá em cada ambiente do seu lar!
+ Leia também:
– Todas as dicas do MeuLugar sobre decoração
Navegue pelo conteúdo:
- O que é Feng Shui?
- Os cinco elementos no Feng Shui
- Como escolher cores e materiais no Feng Shui
- Como aplicar o Feng Shui em cada ambiente da casa
- Feng Shui em salas
- Feng Shui em quartos
- Feng Shui em escritórios
- Feng Shui em banheiros
- Como aplicar o Feng Shui em diferentes tipos de casas e apartamentos
- O que considerar no Feng Shui além da decoração
- Feng Shui e sua influência no bem-estar das pessoas
- Utilize o Feng Shui no seu lar dos sonhos
O que é Feng Shui?
A palavra “Feng” significa vento e “Shui” significa água, que são elementos que se movem e fluem, representando a vida e a energia.
Segundo a filosofia do Feng Shui, cada elemento do ambiente pode influenciar a energia presente no espaço e, consequentemente, nas pessoas que o habitam. A energia que é conhecida como “chi” é considerada fundamental para o bem-estar e a saúde física e emocional das pessoas.
O Feng Shui busca equilibrar as energias presentes no ambiente através da disposição de móveis, objetos decorativos, cores e iluminação de forma estratégica, para que a energia flua livremente e de maneira harmoniosa. A disposição dos objetos e móveis deve levar em consideração a orientação da casa, a posição dos elementos naturais como o sol, o vento e a água, e a disposição dos cômodos.
Por exemplo, o Feng Shui considera que a posição da cama no quarto pode influenciar a qualidade do sono e a disposição das pessoas no dia seguinte. Assim, uma cama posicionada de forma a permitir a entrada de luz natural e a evitar a passagem de correntes de ar é mais favorável à harmonia do ambiente.
Outro exemplo é a escolha das cores para cada cômodo, que devem levar em conta o tipo de energia que se deseja promover no espaço. Cores mais quentes e vibrantes, como o vermelho, são associadas à paixão e ao entusiasmo, enquanto tons mais suaves e claros, como o azul e o verde, são considerados mais relaxantes e tranquilos.
Os cinco elementos no Feng Shui
Aplicar o Feng Shui na sua decoração significa incluir cinco elementos da natureza: madeira, fogo, terra, água e metal.
De acordo com os chineses, cada elemento se associa a áreas específicas do corpo humano. Por isso, a técnica milenar busca alinhá-los pra encontrar o equilíbrio interior. E isso será refletido pelos ambientes da sua casa. Saiba mais sobre os elementos:
Madeira: no simbolismo, significa início, crescimento e vida. Na decoração, o elemento aparece mais no uso das plantas. A forma é cilíndrica e a cor predominante é o verde.
Fogo: está relacionado à maturidade. Velas e luminárias são seus maiores representantes. Forma é triangular e a cor predominante é o vermelho.
Terra: representa gravidade e base pro crescimento dos alimentos. Na decoração é representada pelos objetos de cerâmica. A forma é quadrada e as cores predominantes são o amarelo e o marrom.
Água: está ligada à comunicação e ao sucesso, além de significar recolhimento e introspecção. Pode ser representada na decoração com espelhos e vidros. As forma são sinuosas e as cores predominantes são o preto e azul-escuro.
Metal: simboliza prosperidade e lembra meditação. Na decoração, se expressa em objetos feitos de metal e pedras, como granito e cristais. As formas mais usadas são a esférica e a oval. E as cores predominantes são o branco e tons pastéis.
Como escolher cores e materiais no Feng Shui
Aqui estão algumas dicas para escolher os melhores materiais e cores de acordo com as teorias do Feng Shui:
Cores: As cores têm um papel importante no Feng Shui, pois cada uma delas representa uma energia diferente. Algumas cores são mais indicadas para determinados ambientes, por exemplo:
- Cores suaves e pastéis são indicadas para o quarto, pois promovem a tranquilidade e o relaxamento;
- Cores vivas e vibrantes são indicadas para a sala de estar, pois estimulam a sociabilidade e a comunicação;
- Cores terrosas são indicadas para o escritório, pois promovem a estabilidade e a concentração.
Materiais: Os materiais também são importantes na escolha dos elementos decorativos, móveis e revestimentos. Alguns materiais são mais indicados para determinados ambientes, por exemplo:
- Madeira é indicada para a sala de estar e o quarto, pois traz uma energia acolhedora e quente;
- Metal é indicado para o escritório, pois traz uma energia de clareza e precisão;
- Pedra é indicada para o banheiro, pois traz uma energia de purificação e limpeza.
Simbolismos: Além das cores e materiais, os simbolismos também são importantes no Feng Shui. Algumas dicas incluem:
- Escolher objetos que remetam à natureza, como plantas e flores, para promover a energia da vitalidade e do crescimento;
- Evitar objetos que tenham uma energia pesada, como aqueles relacionados a morte ou violência;
- Utilizar espelhos de forma estratégica para ampliar a energia positiva e evitar a reflexão de energias negativas.
Como aplicar o Feng Shui em cada ambiente da casa
Fique atento à posição dos móveis. Os princípios da técnica levam em conta a presença de campos magnéticos e energéticos pra criar ambientes mais acolhedores e com boas vibrações.
De acordo com a consultora Greice Munhoz, uma dica é focar na harmonia entre os opostos. Claro com escuro, duro com macio, alto com baixo, couro animal com material sintético, entre outras combinações.
Feng Shui em salas
A sala é um espaço que reúne toda a família e no qual os amigos e convidados são recebidos. É um ambiente pra relaxar e conversar ao mesmo tempo. No Feng Shui, a sala de estar deve ter seu centro liberado, pois, é uma área que irradia paz e força. Veja algumas dicas:
- Se quiser colocar algo no meio, a sugestão é uma luminária de teto e objetos de forma arredondada, como um tapete ou mesa de centro.
- Móveis como sofás e poltronas devem estar alinhados a uma parede. Isso transmite segurança, proteção e estabilidade.
- Evite o excesso de mobília e priorize a circulação, pra manter o ambiente leve.
- Na iluminação, o segredo é encontrar um equilíbrio entre a luz e a penumbra, com luzes mais diretas pra leitura e outras mais suaves para o ambiente.
- Pra compor o espaço, o Feng Shui recomenda cores naturais em tons terrosos e tons de branco para trazer paz e tranquilidade.
- Se você gosta de cores mais vivas, pode usá-las à vontade, já que elas passam sensação de alegria.
- Uma boa dica é usar espelhos. Além da ideia de amplitude, eles atraem abundância.
- É importante também deixar os sapatos do lado de fora antes de entrar, pra não levar as energias da rua pra dentro da casa.
Feng Shui em quartos
Por ser o lugar onde você dorme, o quarto deve ser aconchegante e transmitir acolhimento e segurança. No Feng Shui, a posição da cama influencia diretamente no sono. Por isso, a recomendação é que a cabeceira esteja alinhada à parede e longe de janelas ou portas. Veja outras dicas:
- Deixe cômodas e armários fechados, pra manter a organização e a sensação de descanso.
- Evite guardar objetos embaixo da cama e tenha travesseiros e almofadas em pares para gerar equilíbrio e harmonia.
- Na decoração, abuse das flores e coloque os objetos em pares. Se você dorme acompanhado, o Feng Shui prega que essa técnica traz harmonia à relação do casal.
- Nos móveis e objetos, use tons suaves de marrom, branco, cinza, azul e areia. Tons escuros ou sombrios devem ser evitados.
- Se você gosta de assistir TV no quarto, atenção: o Feng Shui prega que campos magnéticos afetam o sono. Portanto, o ideal é que aparelhos como TVs, laptops e celulares fiquem do lado de fora.
Feng Shui em escritórios
Se a sua mesa do escritório ou home office está lotada de livros e objetos, fique alerta. De acordo com a técnica milenar, a desorganização pode afetar a sua criatividade e produtividade. Com um espaço limpo e arejado, as ideias fluem melhor. Portanto, siga essas dicas:
- Deixe sobre a mesa só o que for necessário.
- Pra dar um toque familiar ao ambiente, você pode colocar fotos e outras boas lembranças por perto, mas deve tomar cuidado pra não se distrair com as imagens.
- Uma dica é deixar à vista algum objeto algo divertido que mexa com a criatividade.
- Se tiver livros em excesso, doe o que não lê e organize o restante por temas para facilitar a busca.
- E, como a praticidade também ajuda na organização, gavetas e portas devem ser fáceis de abrir.
Feng Shui em banheiros
Os banheiros também podem ser harmonizados e carregar boas energias. Comece mantendo os tampos dos vasos sanitários abaixados e as portas fechadas. Pequenos mimos e objetos delicados ajudam a compor uma decoração aconchegante. Veja outras dicas:
- Invista em aromas, como vasos de flores, velas perfumadas ou um recipiente de vidro com sabonetes artesanais. Tudo pra deixar aquele cheiro agradável no ambiente, que traz de imediato uma sensação de bem-estar.
- Cuidado com azulejos e pisos quebrados e vazamentos. Além de comprometerem a decoração, eles “sugam” as boas energias do ambiente.
- Torneira pingando, canos vazando, umidade e descarga sempre escorrendo são sinais de que a água está escoando. E para o Feng Shui, isso é como se a prosperidade estivesse indo embora. Afinal, água é sinônimo de prosperidade e abundância.
Como aplicar o Feng Shui em diferentes tipos de casas e apartamentos
O Feng Shui pode ser aplicado em diferentes tipos de casas e apartamentos, independentemente do tamanho ou estilo. Aqui estão alguns exemplos práticos de como aplicar o Feng Shui em diferentes tipos de residências:
Casa térrea: Em uma casa térrea, o Feng Shui pode ser aplicado desde a entrada. Uma dica é colocar uma planta na entrada da casa, pois ela representa a energia da vitalidade e do crescimento. Além disso, é importante ter uma boa iluminação, com luz natural e luzes artificiais estrategicamente posicionadas para evitar sombras escuras e trazer mais claridade para os ambientes.
Apartamento pequeno: Em um apartamento pequeno, o Feng Shui pode ser aplicado com a escolha dos móveis e da decoração. É importante manter o ambiente organizado e livre de objetos desnecessários, para evitar a sensação de aperto. Também é indicado utilizar espelhos para ampliar a sensação de espaço e trazer mais luz para o ambiente.
Casa duplex: Em uma casa duplex, o Feng Shui pode ser aplicado em cada um dos andares de forma separada. É importante evitar a sensação de desconexão entre os ambientes, mantendo uma harmonia entre os objetos decorativos e a escolha das cores e materiais. Além disso, é indicado posicionar os móveis de forma estratégica para permitir a circulação da energia pelos ambientes.
Apartamento com varanda: Em um apartamento com varanda, o Feng Shui pode ser aplicado tanto dentro quanto fora do ambiente. É importante aproveitar a luz natural e a vista para a natureza, para trazer uma energia positiva para o ambiente. Além disso, é indicado utilizar plantas na varanda, para trazer a energia da natureza para dentro do ambiente.
Casa de campo: Em uma casa de campo, o Feng Shui pode ser aplicado em cada um dos ambientes de forma a valorizar a conexão com a natureza. É importante utilizar materiais naturais, como madeira e pedra, e escolher cores que remetam ao verde da natureza. Também é indicado utilizar objetos decorativos que remetam à natureza, como vasos de plantas e quadros com paisagens.
Independentemente do tipo de residência, é importante aplicar as teorias do Feng Shui de forma equilibrada e harmoniosa, para criar um ambiente que promova o bem-estar e a felicidade das pessoas que habitam o espaço.
O que considerar no Feng Shui além da decoração
Além das sugestões que você já viu para decorar cada ambiente, a técnica milenar chinesa tem uma vasta lista de dicas para harmonizar e renovar a energia da sua casa como um todo. Confira mais algumas:
- Abra espaço pra que coisas novas surjam. Antes de começar a harmonizar os ambientes da sua casa, deixe tudo organizado e se desfaça de objetos velhos, quebrados e não usados. Assim, você abre caminho para que a energia positiva circule.
- Faça uma boa faxina, pois a manutenção da casa é primordial para renovar as energias e afastar vibrações ruins. Depois da limpeza você pode passar um pano úmido banhado em óleo essencial de eucalipto ou um desinfetante de sua preferência.
- Cores escuras em excesso ou branco total devem ser evitados. Toda a paleta pode ser utilizada, desde que com moderação para alcançar o equilíbrio. Cores mais vibrantes como amarelo, vermelho e turquesa atraem e aceleram a energia. Cores claras e tons terrosos ou pastel suavizam as vibrações. Para estimular a criatividade, invista em azul ou laranja.
- Abuse de plantas e flores. Elas carregam boas energias e, quando colocadas perto da entrada, atraem proteção. Girassóis são usados na decoração para atrair riqueza. Objetos místicos como o sino dos ventos, fontes de água e mandalas servem como amuleto para chamar vibrações positivas.
Feng Shui e sua influência no bem-estar das pessoas
Quando aplicado de forma correta, o Feng Shui pode ajudar a promover a harmonia, o equilíbrio e a tranquilidade na casa. Isso ocorre porque, segundo a filosofia, a energia equilibrada promove a saúde física e mental, além de contribuir para a prosperidade e a felicidade.
A aplicação do Feng Shui pode trazer diversos benefícios para as pessoas que habitam a casa. Entre eles, destacam-se:
- Redução do estresse: Um ambiente equilibrado energeticamente pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo a sensação de tranquilidade e paz.
- Melhora na qualidade do sono: A disposição dos móveis e a escolha das cores e materiais no quarto podem afetar diretamente a qualidade do sono. Quando aplicado corretamente, o Feng Shui pode ajudar a promover um sono mais tranquilo e restaurador.
- Maior criatividade e produtividade: A aplicação do Feng Shui em um escritório ou espaço de trabalho pode ajudar a aumentar a criatividade e a produtividade, tornando o ambiente mais inspirador e propício ao desenvolvimento de ideias.
- Melhora nos relacionamentos: O Feng Shui pode ajudar a melhorar os relacionamentos interpessoais, promovendo a comunicação e a harmonia entre as pessoas que habitam a casa.
Utilize o Feng Shui no seu lar dos sonhos
Esperamos que as nossas dicas para utilizar a técnica do Feng Shui tenham ajudado a descobrir como trazer boas energias para a casa através da decoração. E, se você está pensando em se mudar para encontrar e decorar um cantinho ideal, o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um novo lar para chamar de seu.
Aproveite os mais de 70 filtros do nosso aplicativo e busque pela casa que tenha todos os espaços que você precisa!