Tudo que você precisa saber sobre portabilidade

O que você vai encontrar aqui:

A portabilidade é a transferência de carteira de imóveis ou de contratos de uma imobiliária tradicional para o QuintoAndar. Com ela, o atendimento e gestão do contrato se concentram exclusivamente com a gente, e proprietários e inquilinos passam a ter acesso a benefícios como:

  • Acompanhamento e solicitações pelo aplicativo e site;

  • A Proteção QuintoAndar, que garante o pagamento do aluguel mesmo que o inquilino atrase, e a Cobertura Contra Danos que garante a devolução do imóvel ao proprietário nas mesmas condições anunciadas. Veja mais detalhes sobre a Proteção QuintoAndar neste artigo:

  • Acesso a prestadores de serviços.

O que muda no contrato de Portabilidade?

De forma prática, a única diferença é que a imobiliária anterior não fará mais a administração. A taxa de administração e cláusulas previamente assinadas continuam válidas e sem alteração. Confira mais informações nos artigos:

É possível escolher ficar com a imobiliária parceira em casos de Portabilidade?

Isso não é possível porque a imobiliária, em situações como essa, faz a renúncia da parte dela na administração, transferindo toda a gestão do contrato aqui pra gente. Além disso, também é importante você saber que nós não aceitamos solicitações de portabilidade por parte de clientes, sejam eles proprietários ou inquilinos.

Sou proprietário. Posso vender meu imóvel pelo QuintoAndar?

Sim, você pode, desde que comunique o inquilino assim que a decisão for tomada para que ele exerça seu direito de preferência, de acordo com a Lei do Inquilinato. Caso ele não se interesse ou não responda, a venda poderá ser feita para terceiros normalmente. Confira mais informações sobre venda durante a locação:

Não quero renovar meu contrato. Posso buscar outro direto com o QuintoAndar?

Sim, isso é possível tanto para o proprietário quanto para o inquilino. Para o proprietário, oferecemos a oportunidade de publicar o anúncio gratuitamente, inclusive solicitar serviços de fotografia profissional para realçá-lo. Todas as propostas poderão ser gerenciadas facilmente pelo aplicativo e site.

O inquilino tem acesso a uma busca com filtros variados enquanto procura pelo seu novo lar. Além disso, poderá agendar visitas de forma simples e rápida também pelo aplicativo ou site. E tudo isso sem a necessidade de um fiador, apenas passando por nossa análise de crédito e, se necessário, efetuando o pagamento de uma garantia.

O novo contrato será enviado por e-mail para que seja assinado digitalmente. Depois disso, proprietário e inquilino poderão negociar a entrega das chaves pelo chat. Caso precisem de ajuda, basta que entrem em contato e nós providenciaremos um transporte.

Como inquilino e proprietário podem conversar?

Existe um chat no aplicativo que funciona exatamente para isso, ou seja, em que proprietário e inquilino conseguem conversar e discutir eventuais necessidades que envolvem o imóvel como a entrega das chaves, questões sobre contas de consumo, condomínio, reparos e melhorias, negociações de reembolso e o que mais for preciso.

Como acessar:

  • Se você é inquilino, o chat compartilhado fica dentro de “Meu Aluguel”, na sessão "Contrato e boletos". Ao clicar em "Ver aluguel", você facilmente encontra a opção "Convide o proprietário para uma conversa".

  • Já no caso do proprietário, ele está na "Área do proprietário", em "Meus imóveis". Basta localizar o imóvel e clicar em "Ver aluguel", depois a opção "Convide o inquilino para uma conversa" estará ali.

Como faço para atualizar informações pessoais após a Portabilidade?

Para isso, converse com a gente direto pelo chat de atendimento na área "Ajuda e atendimento" do aplicativo QuintoAndar.

O conteúdo te ajudou?

Ainda precisa de ajuda?

Nossa equipe está pronta para te ajudar

Entrar em contato