
Afro-Sul Odomodê
Av. Ipiranga, 3.850 - Jardim Botânico
Espaço de cultura e identidade afro resiste há mais de quatro décadas na cidade
Um local que preserva valores, fomenta reflexão sobre a história e a memória afro-gaúcha, promove artistas e produz arte há quase cinco décadas por meio de atividades educacionais e culturais. O Afro-Sul Odomodê é um espaço de cultura, identidade e resistência afro em Porto Alegre.
Criado em 1974 por um grupo de jovens negros integrantes de uma banda – Odomodê significa “jovem” em Iorubá –, inicialmente surgiu somente com instrumentistas para, em seguida, incluir o corpo de bailarinos. Com o passar dos anos, o coletivo passou a desenvolver atividades em outras linguagens, como moda e gastronomia, retratando e difundindo a cultura afro-gaúcha.
A ideia por trás do projeto é unir as influências de todos os povos que formam a identidade cultural do Sul do Brasil, criando uma mistura única de ritmos, cores e sabores. Com intensa programação, o centro cultural promove ações sociais e educativas, como campanhas de conscientização sobre a importância da preservação da cultura afro-brasileira e o combate ao racismo, além de shows, exposições e oficinas, como cursos de dança, música, cultura africana, maracatu, percussão, percussão para mulheres e percussão tradicional da Costa do Marfim.
Os Domingos Culturais contam com a presença de bandas locais com foco em ritmos negros de todo o Brasil, e grande parte das atividades tem entrada franca. Um lugar perfeito para ouvir ritmos como ijexá, jongo, maracatu e samba.
Créditos de imagem: Instagram_Afro-Sul Odomodê