Morar em Florianópolis

Santa Catarina

Para alugar

Alugue rápido, sem fiador ou depósito caução.

Imóveis para alugar

Como é a cidade de Florianópolis

Florianópolis é uma cidade bem conhecida por ser um destino turístico, principalmente durante os meses de verão. Não à toa, é chamada de Ilha da Magia pelos manezinhos da ilha – gíria popular para se referir aos florianopolitanos de nascença ou descendentes dos colonizadores portugueses açorianos.
No entanto, a capital de Santa Catarina apresenta muitos outros benefícios além de suas belas praias, como o fato de ser a capital brasileira com maior índice de qualidade de vida. Além disso, lá é possível encontrar diferentes opções de trabalho, especialmente nos setores do comércio, tecnologia e – é claro – turismo.
Floripa, como é chamada atualmente pelos moradores, foi fundada em 1673, mas já era bastante frequentada por navegadores de outros continentes antes disso. Inclusive, seu nome já foi Ilha de Santa Catarina, justamente por ser dividida entre continente e ilha, com cerca de 54 km de comprimento, abrangendo a maior parte da cidade. Desde 1991, a ligação entre as duas partes de Florianópolis pode ser feita pela Ponte Pedro Ivo Campos, que possui mais de 1 km de extensão.
Se você está considerando mudar para a capital catarinense, um dos primeiros pontos a se considerar é se você vai buscar imóveis na zona comercial continental, chamada apenas de continente, ou na ilha em si. E, para isso, é preciso considerar alguns dos fatores a seguir.
Em termos de localização, é na Ilha da Magia que você vai encontrar as famosas praias de Floripa, como a Praia dos Ingleses, Jurerê, Campeche e Joaquina. Porém, é fundamental ter em mente que, por causa disso, a região fica cheia de turistas na temporada de verão, podendo comprometer não só a mobilidade urbana, como também a inflação nos preços nos supermercados.
Já no continente, os valores dos imóveis acabam sendo mais acessíveis, com uma maior variedade de empreendimentos comerciais e empresas de tecnologia – que fazem com que Florianópolis seja considerada o Vale do Silício brasileiro. 
Além disso, vale destacar, o trânsito fica bastante carregado na Ponte que conecta as duas partes da cidade, mesmo antes da chegada dos turistas. Sendo assim, é importante avaliar se você vai morar no continente ou na ilha pensando no trajeto de ida e volta para estudar ou trabalhar, para evitar congestionamentos.
O ritmo de toda a cidade tende a ser mais diurno, em comparação a outras capitais, onde os moradores aproveitam a facilidade de incluir esportes na rotina, como surf, kitesurf e mergulho, pela ampla variedade de locais disponíveis. Inclusive, tanto no continente quanto na ilha, a Avenida Beira-Mar costuma ser muito frequentada por adeptos de caminhadas e corridas. Apesar disso, Floripa concentra festivais durante o verão e tem uma vida noturna bastante agitada com suas casas noturnas e festas de música eletrônica.
Mas, se você prefere ter o mar mais perto do seu quintal, a ilha é o lugar para você. Isso porque, apesar do continente também oferecer praias maravilhosas, elas não são indicadas para banho. Além disso, na ilha também tem a Lagoa da Conceição, de água salgada, popularmente frequentada para a prática de esportes aquáticos – e para apreciar um belo pôr do sol no fim de tarde.
E aí, já conseguiu decidir se prefere morar no continente ou na ilha de Florianópolis?

Alugar ou comprar um imóvel?

Está na dúvida entre alugar ou comprar um imóvel? Calcule seu investimento para garantir o melhor negócio para você.


Guia MeuLugar

Esse é o guia para ter todas as informações que precisa antes de decidir comprar ou alugar o seu novo lar em Florianópolis.