O Pacaembu é um bairro nobre que fica entre as zonas Oeste e Central de São Paulo, vizinho de Higienópolis, Perdizes e Santa Cecília. Considerado um dos bairros mais valorizados da capital paulista, seus moradores são de classe média alta. Tem história, tradição, belas casas e boa infraestrutura para quem pretende alugar ou comprar um imóvel no Pacaembu.
O local onde hoje está o bairro do Pacaembu começou a fazer parte da história de São Paulo ainda no séc. XVI, quando a sesmaria do Pacaembu foi doada aos padres jesuítas para que catequizassem os índios da região (tinha índios por lá, por isso o nome em tupi do bairro, que significa “atoleiro” ou “terras alagadas”). Aos poucos a paisagem foi se modificando, com fazendas de chá e, posteriormente, com a urbanização do local.
Um dos seus principais marcos, o Cemitério do Araçá, foi criado em 1887 e até hoje é um importante cemitério da cidade e abriga os mausoléus da elite paulistana. Em 1912, a empresa inglesa City comprou grande parte do terreno para implementar seu plano de urbanização, que já havia dado certo no Jardim América. Nos anos de 1920, eles começaram o projeto de bairro-jardim, com a canalização de um rio onde criaram a Av. Pacaembu e com aterramento de grandes áreas alagadiças.
Uma das principais atrações do bairro, o Estádio do Pacaembu foi inaugurado em 1940 e se tornou um patrimônio da cidade por sua arquitetura. Ele já serviu de palco para jogos inesquecíveis de futebol e alguns shows musicais. O estádio possui espaços de lazer importantes: piscina, quadra de tênis e academia abertos à população e, o mais conhecido, Museu do Futebol. São 15 salas que retratam personagens e momentos históricos do futebol brasileiro e mundial. O Pacaembu também conta com outros centros culturais, como a Casa Modernista da rua Itápolis, a Casa de Cultura e a Casa Sérgio Buarque de Holanda. Por lá tem ainda o Nacional Club, com salas para eventos e festas.
A sua via principal é a Avenida Pacaembu, que corta o bairro fazendo a ligação da Barra Funda ao Estádio do Pacaembu. E é por lá que passam as linhas de ônibus que servem o bairro, levando principalmente ao Terminal Pinheiros e às estações de metrô Santana e Ana Rosa (linha Azul) e Barra Funda (linha vermelha/trem/rodoviária). Além disso, o bairro conta com uma estação de metrô na sua parte alta, a Clínicas, da linha Verde.
O bairro que nasceu com vocação residencial, foi aos poucos se tornando mais comercial com várias lojas e clínicas médicas. Atualmente, o Pacaembu tem agências de todos os principais bancos, mercados como Pão de Açúcar e o Carrefour Express, e lojas de redes como Petz, Kikos Fitness Store, Droga Raia, Portobello, Romanzza e Castor. Além das clínicas médicas particulares, como a Clínica Sepan, a Art Medicina Reprodutiva, Clínica Dr. Denise Steiner, Instituto Hemomed, entre outros.
A gastronomia também tem espaço no Pacaembu. O bairro abriga os restaurantes Baião Cozinha Nordestina, Abruzzi, Casa das Massas Restaurante e Rotisserie, Bullguer, Honkê, e Espaço Tambiú. Já bem na parte alta do bairro, fica a tradicional lanchonete Burdog, bem perto do Araçá.
Em relação às escolas, o Pacaembu tem uma boa oferta, como a CEI Pinocchio VI, o Girassol Centro Educacional Infantil, a Escola Carlitos e as escolas bilíngues Maple Bear e a Red House International School. Além de estar vizinho à faculdade FAAP.
O Pacaembu é um dos bairros mais valorizados da cidade. Quem pretende alugar ou comprar imóveis no Pacaembu, conta com um bairro nobre planejado, bem arborizado, com amplo suporte no transporte, comércio, restaurantes e boa rede de escolas, além de centros culturais.