Ateliês de portas abertas

Espaços em que o público é bem-vindo para fazer aulas e também para ver o processo criativo dos artistas


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Lorenzo Muratório

Rua Padre Chagas, 415, sala 201 - Moinhos de Vento
Porto Alegre

Local

Casa 739

Rua São Carlos, 739 - Floresta
Porto Alegre

Local

Alma Objetos Cerâmicos

Rua Dona Eugênia, 811 - Santa Cecília
Porto Alegre

Sugerimos entrar em contato com os ateliês tanto para ver a programação de cursos como para agendar visitação

Última atualização em 05 de junho de 2023
Aparece em
Experiências
Cultura
Decoração
Compras
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

O ateliê é o espaço muitas vezes sagrado para o artista ou artesão, sendo um local de grande intimidade, onde a criatividade flui e a concentração torna-se essencial, porque é onde se trabalha, experimenta e cria. Porém, há diversos artistas e artesãos que gostam e estimulam que clientes e amigos frequentem seus ateliês.

Uma tarde no espaço de criação é um momento de troca e conversa que pode render, inclusive, novo objeto, produzido sob influência de quem está fazendo a visitação. E isso é tri legal, porque, além das peças à venda, você pode fazer encomendas para que seja desenvolvido algo mais específico para você, se for o caso

Alguns desses espaços na cidade têm salas coletivas em que clientes, artesãos e artistas iniciantes podem fazer aulas livres para experimentar e criar em conjunto, aprendendo técnicas e colocando a mão na massa – e, nesse caso, cada ateliê cobra um valor.

Seja para visitar, seja para aprender a técnica, conhecer ateliês abertos ao público também é uma forma de apoiar artistas e artesãos locais, porque eles trabalham com peças únicas e/ou em baixa escala, o que faz com que não seja possível ter seus produtos em grandes lojas de varejo. E, para quem compra ou faz um objeto em uma aula, o charme de frequentar esses espaços é justamente esse: ter algo exclusivíssimo.

Porto Alegre tem alguns espaços em você pode curtir tanto a experiência de ver uma peça sendo produzida como aulas para colocar a mão na massa e criar você mesma seu objeto.

Na Casa 739, você pode fazer um curso de cutelaria ou, se já é adepto do "faça você mesmo" em qualquer área, alugar o espaço, que é muito equipado, para criar seu projeto.

A artista Marina Carvalho, da Alma Objetos Cerâmicos, oferece cursos de cerâmica em seu ateliê. Mas você também pode trocar uma ideia com Marina e conhecer como faz seu trabalho com o mínimo de desperdício, uma de suas marcas registradas.

O ateliê de Lorenzo Muratorio é mais uma opção para quem quer acompanhar as criações que estão sendo produzidas pelo artista.

Créditos de imagem: Instagram_Alma Objetos Cerâmicos