Happy hour com o pôr do sol do Guaíba

Um dos cartões-postais de Porto Alegre, o entardecer sobre as águas do lago é espetáculo que merece um brinde


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Cais Embarcadero

Avenida Mauá, 1.176 - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

360 POA Gastrobar

Avenida Presidente João Goulart, 551 - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

O Butiá

Rodovia Frei Pacífico - Itapuã, Viamão
Porto Alegre

Local

Lola Bar

Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico
Porto Alegre

Tomar um drinque enquanto curte o sol caindo sobre o Guaíba é uma tremenda experiência

Última atualização em 29 de abril de 2023
Aparece em
Experiências
Para comer
Para beber
Natureza
Vista Livre
Equilíbrio
Crianças
Casal
Amigos
Família
Pet friendly
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

Quem é do Sul certamente já ouviu – ou até disse – esta afirmação categórica: “Porto Alegre tem o pôr do sol mais bonito do mundo”. Exageros bairristas à parte, é indiscutivelmente lindo o poente da cidade – e fica ainda mais maravilhoso quando podemos ver esse espetáculo sobre as águas do Guaíba.

Por isso, indicamos alguns lugares onde você pode fazer um ótimo happy hour e assistir ao lindo pôr do sol de Porto Alegre com vista para o lago – ao contrário do que muita gente pensa, o Guaíba não é um rio.

A topografia da região, com morros, praias e uma vegetação considerável – dados de 2013 e 2014 apontam a cidade como sendo a capital com maior proporção de Mata Atlântica no Brasil –, é propícia para contemplar o pôr do sol no espelho d’água que banha Porto Alegre. As águas dos Rios Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí desembocam no Delta do Jacuí, formando o Guaíba, que é pontilhado por diversas ilhas, complementando assim a paisagem ribeirinha.

Por causa da famigerada enchente de 1941, quando as águas do Guaíba avançaram pela cidade adentro, ocasionando transtornos e prejuízos enormes, foi construído um sistema de contenção na região do Cais do Porto, que incluiu um extenso muro erguido na Avenida Mauá, no Centro Histórico.

Durante décadas, essa parede tem separado a cidade de seu lago – ou rio, tanto faz. No entanto, nos últimos anos, a despeito das discussões técnicas sobre a necessidade ou não de manter o Muro da Mauá, uma série de iniciativas tem buscado reinserir o Guaíba na paisagem cotidiana da comunidade.

Créditos de imagens - Destaque: Instagram_Cais Embarcadero | Feed: Gabriel Barros e Instagram_Cais Embarcadero | Galeria: Gabriel Barros e Instagram_Cais Embarcadero