As melhores livrarias

A cidade que sedia um dos maiores eventos literários da América Latina tem ótimas opções para quem ama ler


Locais para você conhecer

Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui

Ver no mapa
Local

Bamboletras

Avenida Venâncio Aires, 113 - Cidade Baixa
Porto Alegre

Local

PocketStore Livraria

Rua Félix da Cunha, 1.167 - Moinhos de Vento
Porto Alegre

Local

Livraria Taverna

Rua dos Andradas, 736, na Casa de Cultura Mario Quintana - Centro Histórico
Porto Alegre

Local

Livraria Paralelo 30

R. Vieira de Castro, 48 - Farroupilha
Porto Alegre

POA tem uma livraria para cada 14 mil habitantes, mas o número ainda está abaixo do recomendado pela Unesco

Publicado em 08 de maio de 2023
Aparece em
Experiências
Cultura
Compras
Família
Crianças
Casal
Amigos
Aproveite e compartilhe com quem você gosta

A antiga ligação de Porto Alegre com os livros e a literatura consolidou-se a partir do final do século 19 graças a iniciativas como a criação da Livraria do Globo em 1883 – que viria a se tornar na primeira metade do século 20 uma das principais editoras de revistas e livros do Brasil. Desde 1955, a Praça da Alfândega e seus arredores abrigam a partir de meados de outubro a Feira do Livro de Porto Alegre, uma das mais antigas do país e um dos maiores eventos literários a céu aberto da América Latina.

Essa cultura livreira, no entanto, vem sofrendo nos últimos anos sérios golpes por conta da crise que afeta o mercado do livro no Brasil, agravada a partir de 2020 com a pandemia, que tem causado o fechamento de muitos negócios do setor – tanto pequenas livrarias de bairro quanto grandes redes de lojas nacionais e estrangeiras.

Quantas livrarias existem em POA?

Em 2021, um levantamento feito pela empresa Space Hunters mapeou os empreendimentos na capital gaúcha que se autodenominavam livrarias, apontando que então 104 estabelecimentos seguiam abertos. Com cerca de 1,5 milhão de habitantes, esse número corresponde a uma livraria para cada grupo de 14 mil habitantes.

De acordo com Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o adequado é que haja uma livraria para cada 10 mil habitantes – no Brasil, havia uma a cada 96 mil em 2021. Segundo ainda o estudo feito em Porto Alegre, a maior concentração desse tipo de negócio na época estava no Centro Histórico, na Cidade Baixa e no Bom Fim.

O cheirinho especial de livro novo

Remando contra a maré, as livrarias de rua seguem resistindo às instabilidades econômicas do setor e ao sumiço da clientela presencial causada pela facilidade das compras online. Mais que tudo, esses locais são símbolos da paixão pelos livros e pontos de encontro de devotos da leitura, invariavelmente mantidos por pessoas que realmente amam ler e sabem desfrutar o prazer de garimpar estantes manuseando os volumes e sentindo aquele cheirinho especial de livro novo.

Créditos de imagem - Destaque: Letícia Remião | Feed: Instagram_Taverna