Experiências
Região concentra espaços para atividades tecnológicas, sociais, sustentáveis e culturais, valorizando seus bairros
Todos os lugares dessa seleção para você conhecer melhor por aqui
O Quarto Distrito está em plena transformação, seguindo o processo de revitalização comum a muitas cidades do mundo. É ali, na área formada pelos bairros Floresta, São Geraldo, Navegantes, Farrapos e Humaitá, que estão concentradas várias atividades sociais, sustentáveis, criativas e tecnológicas de Porto Alegre.
Motivados pela isenção do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), os empreendedores passaram a se interessar em montar suas sedes em um desses bairros, gerando oportunidades para novos negócios, serviços e empregos. E os próprios moradores do Quarto Distrito, em parceria com empreendedores e artistas, criaram iniciativas sociais e sustentáveis que também estão ajudando a transformar a região em um Distrito Criativo, novo apelido dado à área.
O Instituto Caldeira escolheu o Quarto Distrito para montar seu campus com a presença da Fundação Dom Cabral, escola de negócios. Está sediada no lugar a Fundação Tênis, que trabalha com capacitação de jovens em vulnerabilidade social; e o GetEdu, parceiro do Google for Education. A faculdade Imed também está montando um polo no Campus Caldeira.
O Zispoa (Zona de Inovação Sustentável de Porto Alegre) é um projeto bem ambicioso idealizado por cidadãos e alguns moradores do Quarto Distrito. Todos querem que a cidade se torne o lugar mais inovador e sustentável da América Latina até 2030. Mais de 50 startups estão envolvidas na iniciativa, o que tem atraído investimentos. Como exemplo de ações, podemos falar sobre hortas e centros de compostagens no bairro Floresta – que conta com participação da empresa Re-Ciclo e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana – e também da primeira estação de recarga para carros elétricos, com luz solar no Brasil, instalada no Shopping Total.
Também no Quarto Distrito se encontra o Galpão Makers, pavilhão com máquinas para trabalhar madeira e metal. Projeto de vários empreendedores locais, o coletivo oferece oficinas e workshops.
O Complexo Arquitetônico Vila Flores – que ocupa três edificações em torno de um pátio, o antigo conjunto residencial construído entre 1925 e 1928 – é um importante polo de revitalização no bairro Floresta graças à constante agenda cultural, criativa e comunitária. Entre as atividades, estão as feiras gastronômicas e de artesanato, shows, apresentações artísticas e carnavalescas, e festas temáticas. Além disso, abriga em seus espaços, como residentes, pequenas empresas e empreendedores ligados à indústria criativa.
O estúdio Audio Porto, também localizado no Quarto Distrito, oferece equipamentos tecnológicos e profissionais bem qualificados que estão tornando o espaço referência na produção de áudio. Para completar, o Distrito Criativo é uma das localidades mais vibrantes da cidade, com vida noturna agitada e boa gastronomia, o que só ajuda a valorizar ainda mais a região.
Créditos de imagem - Destaque: Letícia Remião | Feed: Instagram_Institudo Caldeiras, Letícia Remião, Gabriel Barros & Site_Bolsa de Arte