Al Nur
Avenida Protásio Alves, 616 - Santa Cecília
Pedacinho do Líbano em Porto Alegre, a casa oferece pratos tradicionais e combinados a preços acessíveis, com versões vegana e vegetariana
O Al Nur é referência da culinária libanesa desde que a casa com tijolos à vista abriu suas portas de madeira pela primeira vez em 1989, na esquina da Avenida Protásio Alves com a Rua Dona Leonor. “Antes da reforma, era uma casa muito simples e sem estrutura”, lembra o proprietário Cid Said.
Hoje, o Al Nur se tornou um dos mais tradicionais restaurantes árabes da capital gaúcha. “É um pedacinho do Líbano aqui em Porto Alegre”, define Said, que relembra com carinho sua relação com a gastronomia libanesa e a ancestralidade familiar. “Meus pais são nascidos no Líbano, eu sou a primeira geração aqui no Brasil. Como hummus e babaganush em casa desde sempre! Nos domingos, era aquele exagero de comida árabe que não cabia na mesa. Árabes comem com a boca e com os olhos, por isso a mesa farta.”
O cardápio do Al Nur inclui todos aqueles pratos e doces maravilhosos, com destaque especial para o kibe cru, o chancliche – finalizado na frente do cliente – e a arrebatadora conserva de berinjela. “Adoro kibe cru por ter uma história de milênios e ser delicioso”, conta Said, acrescentando uma recomendação, como bom empreendedor que é: “Mas nada se compara à rodada completa, pois aí deixa de ser uma refeição e se transforma numa experiência, numa viagem gastronômica”.
Além de duas modalidades de rodada completa – uma sem carne –, o restaurante oferece no almoço cinco opções de combinados, incluindo um vegetariano e outro vegano, com cinco pratos cada, a um preço muito acessível. Outro ponto forte da casa é a carta de cervejas, com farta opção de rótulos artesanais.
Desde 2014, o Al Nur também conta com uma operação na Zona Sul, na Rua Chavantes, 635, no bairro Vila Assunção.
Créditos de imagem: Gabriel Barros