Ateliê Vincent
Avenida Copacabana, 800 - Vila Assunção
O espaço produz pães, pizzas e doces usando massas artesanais com farinha orgânica e fermentação natural
Antes de abrir o Ateliê Vincent em Porto Alegre, o mineiro Matheus Vimieiro estudou gastronomia em Santa Catarina. Foi ali que conheceu sua ex-esposa e, com ela, veio para capital gaúcha com desejo de ter um negócio focado na alta gastronomia. Mas, com a chegada do primeiro filho, queria ter mais tempo e decidiu criar uma padaria em casa que produzisse pães com grãos orgânicos e fermentação natural, que aprendeu durante uma temporada na França como estagiário.
Hoje, o Ateliê Vincent possui uma cozinha envidraçada no andar superior do seu espaço, na Vila Assunção. E é ali que ele produz pães, croissants e pizzas com fermentação natural que se tornaram grande atrativo dos porto-alegrenses, em especial os da sua vizinhança.
Matheus, que também mora no mesmo bairro onde está seu negócio, conta que os produtos que mais fazem sucesso são os croissants, que seguem à risca a receita francesa – muito folhados e bem amanteigados –, o pão ciabatta e as pizzas, preparadas à tradição napolitana, aquela em que a massa é feita apenas com água, sal, farinha de trigo e fermentação longa – a dele, leva 42 horas.
Entre os sabores da redonda, vale provar a de linguiça artesanal, com páprica defumada picante, erva-doce e muçarela fresca. Para quem não come carne, a pedida é a pizza estilo árabe, com coalhada seca, hortelã e zatar, que parece uma grande esfiha. Só precisa ficar de olho, porque, por usar apenas ingredientes sazonais, os sabores mudam toda quinta-feira.
Já os croissants têm desde os tradicionais salgados e sem recheios até os mais elaborados, como o de limão-siciliano e culis (tipo de molho) de frutas vermelhas, e o de mousse de chocolate com morango.
A casa é simples, mas acolhedora, com deque coberto, onde se pode experimentar essas e muitas outras delícias produzidas no espaço.
Créditos de imagem: Instagram_Atelier Vincent