Atelier de Massas
Rua Riachuelo, 1.482 - Centro Histórico
Restaurante une gastronomia criativa, centenas de vinhos, clima boêmio e muita arte
Idealizado pelo pintor Gelson Radaelli (1960-1920), o Atelier de Massas chama atenção pela personalidade do ambiente e de seus pratos. As paredes dos dois andares da casa são repletas de obras assinadas por seu fundador e outros artistas, conferindo o ar de espaço criativo que dá nome ao restaurante. Aliás, é bem provável que você encontre lá artistas que vão jantar após um espetáculo no Theatro São Pedro ou uma exposição no Centro Histórico, pois o Atelier, inaugurado em 1992, é ponto de encontro da cena cultural da cidade.
A sensação de água na boca começa logo ao entrar no restaurante. À esquerda, um bufê exibe antepastos para os clientes se servirem de iguarias enquanto aguardam os pratos. Ainda no térreo, é possível ter ideia das centenas de rótulos da adega do Atelier, que tornam o restaurante um dos lugares preferidos dos apaixonados por vinho em Porto Alegre.
O menu é organizado por tipos de massa – espaguete, talharim, fettuccine, entre outros. O rigati à Conde von Keller leva anchovas, alcaparras e azeitonas pretas. O talharim navigatore mescla lulas e camarões, enquanto o fettucine à forestier combina cubos de filé-mignon com molhos bechamel e inglês – para citar apenas três exemplos da criatividade e diversidade do cardápio.
Entre as carnes, destaque para o filé à paillard – filé-mignon acompanhado de espaguete ao molho branco. E, se você tiver dúvidas em relação a tantos pratos e vinhos, não hesite em conversar com os garçons da casa, reconhecidos pelo trato afetuoso e conhecedores de cada detalhe do cardápio.
Créditos de imagem: Instagram_Atelier de Massas