
Auditório Araújo Vianna
Parque Farroupilha, 685 - Farroupilha
Disco voador musical pousado em plena Redenção, o espaço tem shows de MPB, rock, concertos e ópera
A vida cultural e social de Porto Alegre passa pelo Auditório Araújo Vianna. Originalmente inaugurado em 1927 no Centro Histórico, no local onde hoje se encontra a Assembleia Legislativa do Estado, no entorno da Praça Marechal Deodoro, a concha acústica em estilo neoclássico a céu aberto recebia o público em seus bancos para assistir a concertos e apresentações musicais.
Com a necessidade de construir uma nova sede para a casa dos deputados estaduais, o anfiteatro que homenageia o compositor gaúcho José de Araújo Vianna mudou-se para o Parque Farroupilha.
Inaugurado em março de 1964, o moderno projeto dos arquitetos Moacyr Moojen Marques e Carlos Maximiliano Fayet tinha quatro vezes mais capacidade de público do que o prédio original, tendo sido tombado em 1997 como Patrimônio Histórico e Cultural do Município.
Em seu novo endereço no coração da Redenção – como também é chamado o Parque Farroupilha –, o Auditório Araújo Vianna inicialmente seguiu com sua programação de concertos e óperas, passando na década de 1970 a abrigar apresentações de música popular, rock e shows coletivos.

Durante décadas, a cobertura do auditório foi item de discussões inflamadas na comunidade cultural porto-alegrense. Finalmente, uma lona cobrindo o teto do Auditório Araújo Vianna – e que contribui para o aspecto de “disco voador” da construção – foi inaugurada em outubro de 1996 com um antológico show de João Gilberto.
Atualmente, o espaço é um moderno equipamento cultural que acomoda 3.146 pessoas sentadas e oferece serviço de bar. Seu palco com 23 metros de largura recebe intensa programação artística com os principais nomes da música brasileira e internacional.
Créditos de imagem: Divulgação_Araújo Viana