Bar Chopp Tuim
Rua General Câmara, 333 - Centro Histórico
Reduto da antiga boemia porto-alegrense, o premiado espaço também conquistou os mais jovens
Quando se fala em boteco tradicional, o premiadíssimo Tuim talvez seja o primeiro que vem à cabeça dos porto-alegrenses. Recebeu pela quinta vez o título de "melhor buteco" do Rio Grande do Sul. Sua trajetória do bar é tão antiga que nem os donos lembram mais quando começou. Apesar dos 82 anos oficiais, ele pode ter sido inaugurado antes de 1941. Durante todo esse tempo, algumas coisas nunca mudaram. É o caso do bolinho de bacalhau e da porção de almôndega frita, clássicos da casa. Como acompanhamento, o chope Brahma também é servido há décadas.
De origem portuguesa, o Tuim traz essa influência para os pratos. Muitas receitas estão no cardápio desde sempre para manter o padrão dos produtos, avisam. Se deixam de encontrar algum ingrediente com qualidade, eles tiram de circulação. Então tenha a certeza de que, independentemente do que pedir, não irá se decepcionar. Quem não conhece a culinária lusitana, pode escolher o bacalhau atolado. Ele vem defumado e é servido com legumes, creme de aipim, farofa com bacon e páprica picante. Divino.
Velho conhecido do “pessoal das antigas”, o bar ganhou a preferência dos jovens, que chegam ao local em busca do boteco tradicional. O lugar é pequeno, no interior cabem 15 pessoas, mas, nos dias de tempo bom, ele acomoda mais gente nas mesas da rua. Logo, se não quiser perder a viagem, chegue cedo.
Crédito de imagem: Divulgação_Bar Chopp Tuim