Bar do Beto Cidade Baixa
Rua Prof. Sarmento leite, 811 - Cidade Baixa
Um dos bares mais tradicionais de Porto Alegre existe desde 1955 e serve refeições e petiscos
Pergunte sobre boteco para o maior boêmio que você conhece em Porto Alegre e ele dirá, entre as experiências que já teve, Bar do Beto. A casa, fundada em 1955 no bairro Bom Fim, ganhou uma filial na Cidade Baixa nos anos 1990 e está sob a administração da mesma família há mais de 30 anos, caprichando na receptividade e na boa cozinha.
Talvez um dos pratos mais famosos do local seja o filé à parmegiana, mas nada é mais botequeiro do que uma grande porção de filé a xadrez – como a gauchada chama o filé (ou o frango) picadinho, acompanhado de outros elementos para petiscar.
Sucesso de público e crítica são os xadrezes de carne de gado, em especial o à moda da casa, grelhado e acompanhado de azeitonas, pepino em conserva, ovo de codorna e batata frita no ponto. Irresistível também é o filé xadrez com palmito, grelhado na manteiga, com rodelas de palmito e acompanhado de um cacetinho (o nosso pão francês) quentinho fatiado. E, conhecendo bem o gosto dos botequeiros, o bar criou o rodízio de petiscos do Beto, com iguarias como sanduíche aberto, frango a passarinho e pastel.
Aberta até tarde, a outra unidade, na Rua Venâncio Aires, 876, no Bom Fim, é destino certo de quem curte um show no Auditório Araújo Vianna e para por ali para tomar uma cerveja (ou vinho, ou caipirinha) e petiscar enquanto comenta os detalhes da noite.
Créditos de imagem: Divulgação_Bar do Beto