Mandarinier Gastronomia
Rua Alberto Torres, 224 - Cidade Baixa
Bom, bonito e barato, o bistrô tem menu com receitas surpreendentes que fazem a alegria de quem busca experiências gastronômicas inovadoras
Discrição e charme, além de uma gastronomia primorosa, são as marcas do Mandarinier, bistrô localizado em um antigo casarão de dois pisos na Cidade Baixa.
Comandado pelo casal Leonardo Magni e Liliana Andriola – ele cuida dos pratos salgados, ela dos doces –, o lugar investe nos cardápios sazonais, valorizando sempre os produtos orgânicos e os pequenos produtores, garimpados pela dupla de chefs em feiras. Muitos dos produtos utilizados, inclusive, são feitos nas dependências do restaurante de forma artesanal.
O menu muda todo dia, com almoço de quarta a sexta-feira – couvert, entrada, principal e sobremesa. E as receitas sempre têm toques que fazem com que elas fujam do lugar-comum para encantar o paladar.
Para dar ideia (e fazer você morrer de vontade!), podem sair da cozinha da casa saborosas entradas, entre elas, o curry de moranga com camarão, abobrinha e farelo de amendoim ou o steak tartare, crocante de gergelim, gel de gema e picles de funcho.
De primeiro prato, também podem servir o arroz cremoso de rúcula, camarão marinado, com tomate cereja desidratado e coalhada. Ou ainda o entrecôte grelhado com demi-glace, gratin de aipim e brócolis romesco (aquele que tem aparência de uma suculenta e é uma delícia).
Como segundo prato, outras opções vão aguçar seu paladar: frango compactado com demi de butiá, purê de batata, cenourinha assada e farofa de alecrim ou arroz cremoso de moranga com carne de panela, picles e dente-de-leão. Como dá para notar, Leonardo adora trazer um sabor diferente para suas receitas e é aí que está a graça do bistrô para quem ama gastronomia.
Liliana não fica atrás e também capricha nas sobremesas. Uma das maravilhas é a torta de chocolate branco com parmesão e sorvete de amora. Outra é a inesperada (e muito gostosa) compota de cenoura com iogurte cremoso, raspas de laranja e farelo de cacau.
Funcionando desde 2013, o Mandarinier é um espaço acolhedor e intimista, convidativo ao encontro. O belo piso de parquê e as ilustrações surrealistas nas paredes do artista gráfico Renan Santos compõem o cenário hospitaleiro da casa, que tem clima de Buenos Aires. Não bastasse ser bom e bonito, o bistrô também é barato.
No sábado, o almoço ganha cardápio especial, com três snacks, prato principal e sobremesa. Mas é melhor fazer sua reserva antes de sair de casa.
Crédito de imagens: divulgação