Rua Riachuelo, 230 - Centro Histórico
Com clima descontraído, o bar é frequentado por pessoas em busca de bom papo, samba e bebida gelada
A Praça Júlio Mesquita, mais conhecida como Praça do Aeromóvel, é vizinha de um dos clássicos botecos da cidade. Num cruzamento de geografia, espaço e arquitetura, ele lembra um ponto boêmio como a Lapa no Rio de Janeiro. Próximo de um dos pontos turísticos de Porto Alegre, a Usina do Gasômetro, o Boteco do Paulista possui a tradicional atmosfera descontraída e típica de bar popular, frequentado por pessoas de todas as idades em busca de bom papo, música boa, bebidas geladas e petiscos.
Durante a semana, o local é majoritariamente frequentado por sua vizinhança, que aproveita a tranquilidade para consumir um xis – experimente o Paulista, com filé, cebola, pimentão, maionese, alface, tomate, ovo e queijo, que também tem opção vegana – ou a comida caseira servida no almoço. Aos domingos, o bar lota de gente sedenta por samba e cerveja, que é vendida dentro de baldes de limpeza, bem naquele clima de fundo de quintal.
Mas, mesmo com toda a descontração, a casa é totalmente conectada à cena artística – já foi sede de saraus e performances teatrais promovidas pelo Grupo Pretagô. Nas paredes, desenhos que homenageiam diversos blocos e grupos relacionados ao samba e ao Carnaval da cidade.
O menu oferece rótulos tradicionais de cerveja e também opções artesanais, além de caipirinhas. Na hora da fome, experimente a polenta frita ou o picadinho paulista, com filé, azeitonas, pepino, ovo de codorna, queijo, pão e farofinha – um clássico que nunca sai de moda.
Créditos de imagem: Facebook_Boteco do Paulista