Cinemateca Paulo Amorim
Rua dos Andradas, 728 - Centro Histórico
As três salas de cinema, dentro da Casa de Cultura Mario Quintana, oferecem filmes artísticos com ingressos a preços acessíveis
Localizada na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico da capital gaúcha, a Cinemateca Paulo Amorim é um dos endereços mais tradicionais entre os cinéfilos da cidade.
Foi inaugurada oficialmente em 6 de agosto de 1986. Mas, desde o final de 1984, a antiga Sala de Cinema Mario Quintana já exibia filmes no prédio do antigo Hotel Majestic, que em 1990 seria transformado, enfim, em um centro cultural em homenagem ao célebre poeta.
Espaço mais antigo do circuito de cinemas culturais de Porto Alegre, a Cinemateca Paulo Amorim é formada por três salas cujos nomes celebram figuras de destaque da cultura cinematográfica gaúcha: Paulo Amorim (120 lugares), Eduardo Hirtz (70 lugares) e Norberto Lubisco (50 lugares).
A programação exibe lançamentos de filmes brasileiros e estrangeiros de viés mais autoral e alternativo, em geral destacados em prestigiados festivais internacionais. – além de receber mostras, ciclos e outras atividades cinematográficas.
“Temos um público fiel, que prefere os filmes de maior valor artístico e busca alternativas ao circuito comercial. Dentro do possível, a programação reflete a diversidade do universo cinematográfico – seja nas histórias, nos estilos, seja nos países de origem”, explica a jornalista e coordenadora de programação Mônica Kanitz.
As três salas da Cinemateca Paulo Amorim funcionam de terça a domingo, com ingressos a preços acessíveis e descontos para diversas faixas de público.
Crédito de imagens: Gabriel Barros