Confeitaria Barcelona
Rua Henrique Dias, 94 - Bom Fim
O míni mil-folhas e o glaceado de doce de leite e ovos moles são destaques da famosa casa
“Mesclar as deliciosas culinárias espanhola e uruguaia com o nosso toque brasileiro: é isso que esperamos agradar, é isso que nos motiva a criar”, conta o chef Luis Ayette, que, ao lado da irmã, Maria José, é a terceira geração à frente da Confeitaria Barcelona, um clássico da cidade.
A Barcelona existe desde outubro de 1979, fundada pelo espanhol Luis Ayette, que se mudou de Barcelona para o Uruguai nos anos 1950, chegando a Porto Alegre em 1977. Em 1981, Luis e a esposa Sonia inauguraram a loja na Rua Henrique Dias, no coração do Bom Fim. À época, o bairro não concentrava muitos empreendimentos de gastronomia.
Rapidamente a confeitaria se tornou um sucesso, em especial por conta de sua inconfundível massa folhada. O menu foi se adaptando ao longo dos anos, mas ainda mantém a forte influência das culinárias espanhola e uruguaia, com toques brasileiros. Entre as receitas tradicionais, está o jesuíta, clássico absoluto da Barcelona: um pequeno mil-folhas recheado com presunto e queijo e com o toque especial de glacê assado. Entre as doçuras, vale conhecer a torta chajá, receita dos hermanos uruguaios, feita com doce de leite, chantilly, merengue e pêssego em calda. Também faz sucesso o míni mil-folhas uruguaio, com massa folhada recheada com doce de leite, decorado com chocolate branco e envolto por coco ralado; e os glaceados de doce de leite e ovos moles.
A loja na Henrique Dias conta com balcão e mesas no salão principal, e o Espaço Güell, ambiente separado que recebe eventos fechados. A casa oferece chá em bule para compartilhar, sendo ponto de encontro de grupos de senhorinhas no fim da tarde, mas também convida a um happy hour com espumante no deck externo, onde, além de se deliciar com os quitutes da cozinha, é possível curtir o movimento do bairro enquanto a noite não chega.
Créditos de imagem: Instagram_Barcelona