Feira Ecológica do Bom Fim
Avenida José Bonifácio, s/nº. - Bom Fim
Nela, além de achar ampla oferta de orgânicos, você ainda pode encontrar os amigos, porque é parte dos programas de sábado na cidade
Nas manhãs de sábado, a Avenida José Bonifácio, junto à Redenção, é ocupada pela Feira de Agricultores Ecologistas (FAE), criada em 1989, e pela Feira Ecológica do Bom Fim, inaugurada em 1991. Na prática, reunindo as dezenas de bancas de produtos orgânicos, elas formam a maior feira ecológica a céu aberto da América Latina.
Durante a pandemia, para garantir o distanciamento, a feira – antes restrita a uma calçada – passou a ocupar também duas pistas da avenida. A ampliação se mantém até hoje, tornando o percurso ainda mais agradável e integrado à Redenção. A visita à feira e ao parque é um dos passeios mais especiais do fim de semana em Porto Alegre.
Seu tamanho impressionante resulta em ampla oferta não só de legumes, frutas e verduras, mas também de massas, sucos, grãos, chás, cafés, temperos, caldo de cana e produtos veganos em geral, além de flores, cestas e bolsas com a marca da FAE. Quem dedica mais atenção às bancas sempre encontra produtos que nunca viu antes. É comum escutar frequentadores em busca de alimentos raros, que os feirantes providenciam para seus clientes na semana seguinte.
A localização central e a profusão de produtores favorecem um dos principais componentes de qualquer feira: os encontros não só com os feirantes, mas também com amigos, familiares e outros frequentadores, para os quais a Feira Orgânica da Redenção, como também é conhecida, é um programa sagrado das manhãs de sábado. Vá com tempo para bater um papo com quem você encontrar na feira e, claro, para percorrer as bancas com calma e encher sua bolsa de orgânicos – a feira não oferece sacolas plásticas.
Créditos de imagem: Gabriel Barros