
Fermentador
Rua João Alfredo, 551 - Cidade Baixa
O bar da cervejaria Zapata tem sete torneiras da bebida produzida em Viamão, além de um cardápio vegano e vegetariano
Não é à toa que a Zapata tem esse nome: batizada em homenagem ao líder revolucionário mexicano Emiliano Zapata (1879 – 1919), a cervejaria estampa nos seus rótulos nomes e imagens que fazem referência à contestação política e à contracultura, e difunde conceitos como sustentabilidade, reflexão sobre o consumo e responsabilidade socioambiental. Fundada em janeiro de 2015 em uma área rural de Viamão, cidade da região metropolitana de Porto Alegre, a Zapata tem sua origem no movimento cervejeiro caseiro e no ativismo dos diretórios acadêmicos da UFRGS.
Presente nos cardápios de muitos bares e restaurantes da capital gaúcha, a cervejaria abriu a própria operação na cidade em 2021. Localizado na boêmia Cidade Baixa, o Fermentador é um bar pequeno e aconchegante com sete cervejas autorais, além de marcas convidadas e uma porção de bons drinques, vinhos naturais e de baixa intervenção, cafés e opções sem álcool, como as kombuchas.
Você pode escolher entre três opções de ambientes: um jardim de inverno com capacidade para 20 pessoas, o balcão que recebe até seis pessoas e a área externa na rua para mais 25 clientes, sentados em banquinhos. No cardápio vegano e vegetariano, destacam-se as pizzas e os hambúrgueres – sem carne, obviamente –, além de acepipes como a coxinha de coração de bananeira e o espetinho de cogumelos.
Vale a pena ficar ligado nas redes sociais da cervejaria para saber quando tem Porteira Aberta – evento realizado no Sítio del Bosque, espaço de quatro hectares em meio à Mata Atlântica em Viamão, na região que é polo de produção orgânica no Estado, onde as cervejas da Zapata são produzidas, respeitando-se um design de permacultura e princípios agroecológicos.
Créditos de imagem: Instagram_Fermentador